Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008
Boas noites, a todos!!
Bemm.. isto mais parece uma corrida ao ouro, que febre alucinante caros amigos!
Tenho acompanhado por perto o forum, por telemóvel (deslogado, acho k esqueci a password
)..
Fico muito contente pelas muitas surpresas que ocorreram por este Portugal fora. Apesar de algo, não digo desanimado, porque não esperava neve para Castelo Branco, mas um pouco frustrado porque quando devia ter ocorrido precipitação de manhã não ocorreu e a temperatura subiu. A precipitação veio pela tarde, a temperatura desceu e desde as 16h que tem andado abaixo dos 4.5ºC, chegando a 3ºC com precipitação, mas nada de neve nem saraiva!
Ainda fui até ao castelo da cidade a 490m pelas 16h, e nem aqui! A chuva parecia algo estranha ao bater nos vidros, como que esmagada, mas visualmente não lhe chamaria sequer água-neve. Pelo jantar veio o nevoeiro.
A esta hora estão pouco mais de 3ºC e continua a chuviscar, parece-me também que também deixou de nevar noutros locais, apesar das temperaturas serem propícias.
Penso que com o cair da noite, as nuvens ficam mais baixas e o nevoeiro acaba por descongelar os flocos, daí que pareça difícil nevar em relação ao dia com 3ºC, dado que de dia, o ar encontra-se mais seco (nuvens mais altas). Posso estar errado, mas acabo por concluir também que a influência de uma montanha por perto, situando-nos numa encosta, favorece a ocorrência de neve a uma dada temperatura em relação a outros locais. Tento imaginar que funciona como que uma rampa, onde as nuvens não têm tempo/espaço suficiente para descer, e como sabemos, as precipitações mais frias ocorrem de alturas mais elevadas e não nuvens baixas (a 200m).
Para amanhã continua a esperança, apesar das precipitações serem mais escassas, mas talvez a HR% desça o suficiente para manter os flocos intactos.
Aproveitei ainda para tirar umas fotos do castelo com vista a algumas serras com neve:
- Serra de Álveolos (1084m), com a sua maior elevação no "Cabeço da Rainha"
- Serra da Gardunha (1272m)
- Serra do Açor
A serra da Estrela estava coberta por um espesso manto, não era visível!
Abraço a todos