Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Boas!

Esta noite aqui a temperatura rondou os 2ºC:cold: e com precipitação... Durante uma aberta os carros ainda chegaram a congelar, derretendo depois com a chuva.
Agora estou com 4.8ºC

Hoje de manha para surpresa minha vejo algumas serras em volta com alguma neve. Serras em que nao é muito habitual nevar, ja que não tem muita altitude.

Claro, peguei no carro e fui ver um bocadinho mais de perto.... :lol:

Ai estão as fotos.... tiradas por volta das 13h

IMG_0163.JPG

IMG_0162.JPG

IMG_0164.JPG

Exactamente, rozzo. ;)
Penso que é aqui que está a confusão entre neve e esse sleet/graupel.
Os flocos de neve têm dimensões maiores e nota-se uma certa diferença, embora essa diferença por vezes não seja muito perceptível. ;)

Já agora, sabes qual era a temperatura no local ?

Não sei Daniel.. Mas arriscaria uns 7 antes do aguaceiro, e uns 4/5 no final.. Mas tou a mandar para o ar, pela sensação apenas....

Pois eu penso que ali caiu uma mistura de chuva/água-neve/graupel..
Apesar de não ter a certeza da definição de graupel.. Mas como algumas partículas caíam bem sólidas mas sem ser granizo, bastante diferente.. Poderia ser o tal graupel. Quanto à neve, também havia mas derretida, bastante derretida claro.. Isso notava-se melhor olhando para o vidro do carro e ver o padrão..
;)

Os nossos aventureiros estão em Oleveira de Azeméis com 6,6ºC e céu muito nublado!!

---------------

Eu aqui em Gaia, céu nublado
Temp: 10,5ºC
Hum: 88%(ta a descer):p

Maxima ate ao momento 12,1ºC

--------------

Godzila.. Não se escreve giada.. mas sim geada ;)

Boa Tarde:)

Por aqui desde a 10 da manhã que não chove:sad:, o céu encontra-se nublado com abertas e estão 10.5ºC:cold:

Bem! Que fim de semana mais excitante!

Por aqui por Paços de Ferreira nevou sem acumular pela madrugada do Sábado para domingo, as 9:00 e ao 12:00 nos sítios mais altos como sanfins. Eu estive no monte em Penamaior e vi nevar durante 10min. mas logo a seguir virou chuva e parou.

Será que isso é um prenuncio do Inverno que iremos ter? Sempre com nortadas e neve? É melhor eu comprar um ar condicionado pois a minha casa é muiiiiiito fria, acho que aqui dentro deve estar uns 5ºC!!! :eek:

Ta a chover, a temperatura já desce.. 9,1ºC e 79% de humidade

-------------

Os nossos aventureiros dizeram que viram grandes acumulaçoes nas encostas de montemuro quando passaram em Arouca... Tá a chover a 11Km a norte da Agueda com 6,5ºC

Boa tarde,

Informo que entre as 11 e as 11.30 da manhã caiu água neve por estes lados.

Boa tarde, eu confirmo exactamente o mesmo por volta dessa hora. Agora chove com 4,8ºC.

Eu tive na Serra do Montejunto pelas 11:10 e ainda vi a cair água neve mas so durante 5 minutos, parou totalmente. Ainda vi vestigios de neve como podem ver nas fotos embora tudo parecia ja tar a derreter. A serra deve ter pena de não ser mais alta :)

http://www.flickr.com/photos/luismad/sets/72157606353043399/

Desculpem tar a por no flickr, mas agora vou almoçar :), de qualquer forma depois apago estas fotos daqui uma semana talvez.

Bom registo:thumbsup:, afinal o Montejunto sempre teve direito a ver a neve:)

Esta manha foi uma manha de aguaceiros moderados, esteve cerca de 1h sempre a chover sem parar sempre em regime moderado.
Desde a 13:30 até perto das 14:15 esteve sempre a chover moderado.
Neste momento o sol espreita, e sigo com 9.9ºC.

Aqui agora não chove mas desde aquele aguaceiro do fim da manha em que a temperatura desceu até aos 5,7ºC que não tive ainda mais de 7ºC :cold: para de dia e nesta zona está muito bom!

Agora 7,4ºC, 75%HR, 1013hpa e vento fraco a moderado

Máximo Hoje: 12.3 ºC (11:27)
Mínimo Hoje: 4.9 ºC (06:20)

Agora estão 9,0ºC :sad: e tenho acumulados 3,8mm de precipitação.

De notar as rajadas que anunciam a aproximação das celulas. Rajada Máxima de 62,7 km/h e windchill minimo de -0,1ºC :cold:

Hoje é o dia em que a atmosfera está mais fria, portanto alguma surpresa pode acontecer nas próximas horas.

Por aqui tudo muito murcho, tá nublado e estou com 7.6ºC.

Penso que a chuva está a chegar ao fim :D o vento está calmo e a pressão já vai nos 1013.8hpa.

Boa tarde, eu confirmo exactamente o mesmo por volta dessa hora. Agora chove com 4,8ºC.

Fantástico PDias

Já agora acrescentaria que me encontrava a uma altitude de não mais de 220m na altura

Tive à pouco conechimento que em Sobral de Monte Agraço por volta das 5 da manhã aconteceu com maior intensidade