Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas,

Por cá nada de especial :angry:

Temperatura nos 9,2ºC

Alguma chuva, fraca! 2,0mm
Algum vento, fraco! 12,6km/h E

Vamos ver se durante a noite/madrugada/manhã este cenário se altera. Por vezes o vento parece querer aumentar, mas não tem passado dos 12, 13, 14 km/h

Re: à procura da neve......Onde está ?????

Vem isto a propósito das previsões que ao longo de dias se desenharam para este dia (para os subsequentes veremos), para as grandes expectativas de queda de neve em tudo o que era sítio....e para as vagas de euforia e desânimo que os modelos sucessivamente iam apresentando....valha-nos a frieza de análise dos Institutos de Meteorologia de Portugal e Espanha e mais alguns vizinhos...

Olá,

Não confundas o entusiasmo na interpretação dos modelos (wishcasting) com o que dizem os modelos. A situação estava longe de ser muito favorável, no Inverno passado houve situações bem melhores e não caiu nada.

Na minha opinião hoje sucedeu-se o contrário, estiveste à beira de ter uma tremenda sorte que não era de todo prevista. Mas acabaste por ter azar.

Melhores dias virão. Já tentei fotografar muitas coisas que saem furado. E já que falaste da caça a tornados por exemplo, não penses que é uma coisa fácil. Nós vemos as fotografias e os videos fantásticos, mas aquilo que nós não nos apercebemos é que quem os apanha muitas vezes passa meses ou anos atrás deles sem sucesso até um dia o conseguir. Se tudo isto fosse uma coisa fácil e rigorosa, se bastasse olhar para as previsões, a meteorologia deixaria de ser tão fascinante.

Para a próxima terás mais sorte. E quanto a Portugal, temos pouco mas quando acontece é uma alegria imensa, quase infantil. Nalguns países ao fim de uma semana só rezam é para que acabe rapidamente, pois estas coisas também tem o lado mau.

E parabens pelo teu esforço mesmo que infrutífero :thumbsup:

Bom, por hoje despeço-me com ceu encoberto, chuva fraca e vento com rajadas fortes e com a miserável temperatura de 13,5ºC:angry:

Esqueçam... ainda n e desta que me despeço. tou a ver o radar e ela ta a chegar...
Ainda vou ficar mais um bocadinho...:D

Epá, já repararam nas páginas que se escreveram neste tópico só hoje? Acho que se bateu o record aqui do meteopt. Saí de casa para a faculdade às 13:10 e ia na página 13, agora já tem 37 :shocking:

Estive a ler/ver tudo, durante quae 1h e... estou ruido de inveja dos nossos amigos transmontanos! Dá vontade de ir viver para lá:p

Deve ter sido um dia em grande por aí...

Por Odivelas algum vento, estava à espera de muito mais dado o local ventoso onde moro, e a chuva também ainda não foi muito significativa...

Vamos ver o que as próximas horas nos trazem!:):)

Sobre os raios

Para quem perguntou pelos raios por causa do site do costume não estar a dar , para além do IM e do INM, também ando à procura, só consegui encontrar isto, mas não é grande coisa:

http://www.euclid.org/realtime.html

Há vários outros sites mas também estão sem dados:
http://www.strikestareu.com/

Ninguém conhece mais nada ?

boas

pois é mesmo esta a única pagina a funcionar tirando as dos im e inm

eu conheço mas lá está, não funciona

existe alguma informação sobre o motivo da quebra de todos os sistemas de detecção de raios pelo que agora deu para ver eles acedem todos aos mesmos sensores mas cada um com um software diferente.

mas não deixa de ser estranho

abraços

Bom amigos! Vou deitar! Amanhã é dia de Pica o boi e o IC19 não dá trégua!

Despeço-me com chuva fraca ou chuvisco...

Temp: 13.4ºC
Pressão: 1007 hpa
Humidade: 45%

Já não vai nevar mais! :(:(:( Pelo menos já nevou mais que no Inverno passado! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Boa Noite!

Boa noite pessoal

Por cá pouco choveu durante o dia. As temperaturas variaram entre os 8º e os 9º. Parabéns aos trasmontanos!!! Talvez tenha caido um floquito ou outro aqui para S. Mamede (1025m)...mas ainda não soube de nada.

Para que não se esqueçam, montanhas ibéricas em directo:

http://montanhasemdirecto.blogspot.com/2006/12/sistema-ibrico.html

Um abraço a todos, muita neve...e bom começo de inverno.

Bem, o vento já faz barulho aqui, já abana as persianas.

Já repararam no NW da Peninsula ?

1-15.jpg

O GFS anda a acertar mais ou menos bem. Mas só no run impediatamente anterior, neste caso das 18z.
Não tá fácil nem pra modelo, até este já faz quase nowcasting :)

2-16.jpg