Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Penso que a RAM também deverá ser afectada, mas isto está muito incerto... a run das 12 alterou isto tudo por completo :lmao:

Chuva intensa a meio da semana no litoral norte, adiando também o aumento significativo da temperatura para o final da semana.

Boas :).

Bom, neste momento total discrepância a "apenas" 168 horas entre GFS (saída das 12) e o ECMWF (também run das 12).

O ECMWF "colou-se" áquilo que o GFS até modelava há um ou 2 dias, com a subida da dorsal africana sobre o continente (AA a aproximar-se da PI no Sábado e a deslocar-se para a zona este do UK entre Domingo e 2f, arrastando uma corrente do norte de África sobre o continente, com consequente aumento significativo das temperaturas), mas o GFS abandonou por completo este cenário, aliás, modela mesmo uma depressão a oeste do continente. Que viragem de 180 graus! E ainda por cima é a run das 12...

Quem irá vencer este duelo titânico? :) Espero que seja uma vez mais o ECMWF, já apreciava umas temperaturas primaveris e o AA a visitar o continente... Era "engraçado" que o GFS só ganhasse quando se trata de tempo chuvoso... Mas vamos ver.

Estou curioso agora em consultar o ensemble do ECMWF, quando for atualizado :).

É como disse o David sf, a 200h ou mais, o que hoje é bloqueio, amanhã já não é :).

Mas uma diferença destas já a menos de 200h é estranha, julgo eu...

Sinceramente parece-me que no litoral norte até ao final do mês não haverá muito sol e calor aliás parece-me que até teremos até dia 15 bastante chuva( >100mm) que pode agravar a situação das cheias.

Sinceramente parece-me que no litoral norte até ao final do mês não haverá muito sol e calor aliás parece-me que até teremos até dia 15 bastante chuva( >100mm) que pode agravar a situação das cheias.

Com base em que fundamenta essa opinião?
Estamos a ver que os modelos gfs e ecmwf não acertam a 6 dias, como normal.
(deviamos estar a mudar o padrão, lembam-se?)...
a previsão mensal di IPMA não está de acordo com a sua opinião.
baseia-se em algum modelo, ou algo, ou trata-se somente de um palpite?

obg

De facto os modelos não acertam quando preveem mudança de padrao mas quando preveem chuva normalmente acertam. Começam por meter AA depois tiram-no e metem chuva mas pouca e depois progressivamente metem mais chuva. Foi o que aconteceu na chuvosa semana antes da páscoa. E a minha opinião e trata-se de um palpite que espero que não se confirme. Estou um bocado farto de chuva:rain:

De facto os modelos não acertam quando preveem mudança de padrao mas quando preveem chuva normalmente acertam. Começam por meter AA depois tiram-no e metem chuva mas pouca e depois progressivamente metem mais chuva. Foi o que aconteceu na chuvosa semana antes da páscoa. E a minha opinião e trata-se de um palpite que espero que não se confirme. Estou um bocado farto de chuva:rain:

estamos todos fartos... agora imagina quem é astronomo amador e precisa mesmo de céu limpo LOL

Ficou claro, é um palpite teu.
cps

Esperemos que arranque a temporada de trovoadas primaveris. Aqueles inícios de tarde com cumulonimbus em crescimento. :)

estamos todos fartos... agora imagina quem é astronomo amador e precisa mesmo de céu limpo LOL

Ficou claro, é um palpite teu.
cps

Palpite dele, não é, basta ver o GFS, onde para o Minho dá acumulados acima dos 100 mm até dia 15, e o ECM corrobora nisso.

Não vejo, assim tanta discrepância em relação ao ano passado, as temperaturas andam iguais, isto sim é temperaturas normais e não 25ºC ou 30ºC como fez em anos anteriores. Ainda, o ano passado, Maio bateu o recorde absoluto de temperatura máxima em Faro em vários graus, isso sim é anormalidade, este ano está tudo dentro da normalidade. Calor que venha só em Junho e já é bom.

Sem dar grande importância aos modelos e já que se fala em palpites, na minha opinião quando os dias soalheiros vierem, chegará o calor em força, provavelmente com temperaturas acima da média :calor:

Palpite dele, não é, basta ver o GFS, onde para o Minho dá acumulados acima dos 100 mm até dia 15, e o ECM corrobora nisso.

Não vejo, assim tanta discrepância em relação ao ano passado, as temperaturas andam iguais, isto sim é temperaturas normais e não 25ºC ou 30ºC como fez em anos anteriores. Ainda, o ano passado, Maio bateu o recorde absoluto de temperatura máxima em Faro em vários graus, isso sim é anormalidade, este ano está tudo dentro da normalidade. Calor que venha só em Junho e já é bom.

Isto não é normal Algarvio, hoje o termómetro do meu carro não passou dos 11ºC! A máxima média em Janeiro para o Porto ronda os 14ºC. As temperaturas estão MUITO abaixo da média.

Isto não é normal Algarvio, hoje o termómetro do meu carro não passou dos 11ºC! A máxima média em Janeiro para o Porto ronda os 14ºC. As temperaturas estão MUITO abaixo da média.

Boa noite Caro Colega,

Concordo!! Hoje pelos arredores de Braga e Guimarães verifiquei temperaturas bem frescas e baixas para a época do ano (pelas 13H algumas zonas mais abrigadas registavam valores entre 7.5 e 9ºC).

Quase arrisco dizer que hoje estivemos alguns graus abaixo da média.

Cmps.