Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aurélio acho que ter trovoadas e nada mais que isso parece que não é nada de mais!Não leve a mal mas mas acho as suas intervenções sempre muito péssimistas ! Ou não chove nada de jeito , ou vem e depois esfuma-se tudo....Eu até acho que percebe muito de meteorologia mas tem sempre um toque de péssimismo em quase todas a previsões em que acabamos por ficar um pouco tristes com as previsões meteorológicas!:thumbsup:

Não são pessimistas, são realistas, isso sim, o que são coisas verdadeiramente distintas, se calhar podia-me juntar-me ao clubes dos meteoloucos, e achar que sempre que vem chuva convectiva pode vir aí tornados, supercélulas e mega trovoadas potentes, mas o tempo, a experiência e a minha visão mais realista e sem euforias, nem condiz com a minha personalidade ser eufórico, leva-me a ser mais prudente naquilo que vejo nos modelos, e além disso e os colegas algarvios subscrevem na integra certamente, a maior parte das vezes quando os modelos modelam uma semana com muita chuva por exemplo uns 100 mm, já sabemos á partida que vai levar com um corte de 50%.
Por exemplo em Março deve ter chovido uns 130 a 140 mm em Faro, mas de forma foi essa precipitação, foi basicamente devido um periodo diário de 1 ou 2 horas de chuva por dia multiplicado por uns 20 e tal dias em que deve ter chovido.
Em relação ás trovoadas para aí uns 5% das vezes que deram trovoada é que ela ocorreu, lembro de cabeça de umas 2 vezes.
Agora no que toca á precipitação espero á medida que a depressão a avança para sul e á medida que aqui o Algarve fique mais perto do núcleo da depressão e no flanco sudeste da dita cuja, que a instabilidade aumente bastante o que deve acontecer na tarde de amanhã, onde espero o surgimento de células mais potentes na parte da tarde crescendo a maior parte delas na Serra Algarvia e tendo o expoente máximo no interior alentejano onde espero uma maior dinâmica atmosférica muito devido á radiação solar e diminuindo na parte da noite ....

Editado por um moderador:
Boas carissimo stormy. ha alguma probabilidade para ocorrencia de fenomenos convectivos esta madrugada
pela regiao da grande lisboa?

É só olhar para o mapa desenhado....

Aliás, é tão possível que já há trovoada agora em Lisboa.

Não são pessimistas, são realistas, isso sim, o que são coisas verdadeiramente distintas, se calhar podia-me juntar-me ao clubes dos meteoloucos, e achar que sempre que vem chuva convectiva pode vir aí tornados, supercélulas e mega trovoadas potentes, mas o tempo, a experiência e a minha visão mais realista e sem euforias, nem condiz com a minha personalidade ser eufórico, leva-me a ser mais prudente naquilo que vejo nos modelos, e além disso e os colegas algarvios subscrevem na integra certamente, a maior parte das vezes quando os modelos modelam uma semana com muita chuva por exemplo uns 100 mm, já sabemos á partida que vai levar com um corte de 50%.
Por exemplo em Março deve ter chovido uns 130 a 140 mm em Faro, mas de forma foi essa precipitação, foi basicamente devido um periodo diário de 1 ou 2 horas de chuva por dia multiplicado por uns 20 e tal dias em que deve ter chovido.
Em relação ás trovoadas para aí uns 5% das vezes que deram trovoada é que ela ocorreu, lembro de cabeça de umas 2 vezes.
Agora no que toca á precipitação espero á medida que a depressão a avança para sul e á medida que aqui o Algarve fique mais perto do núcleo da depressão e no flanco sudeste da dita cuja, que a instabilidade aumente bastante o que deve acontecer na tarde de amanhã, onde espero o surgimento de células mais potentes na parte da tarde crescendo a maior parte delas na Serra Algarvia e tendo o expoente máximo no interior alentejano onde espero uma maior dinâmica atmosférica muito devido á radiação solar e diminuindo na parte da noite ....

Também me parece plausível essa tua convicção. Enquanto não tivermos o núcleo perto de nós não se passará nada de especial, isto porque durante a sua aproximação ao continente a depressão está a "bombear" energia muito a oeste/sudoeste daqui e impelindo as células que aí se formam para leste mas bastante a sul daqui na direcção do Golfo de Cádiz. Depois há outra linha de instabilidade mais a norte/noroeste que afecta algumas regiões do Norte e Centro, uma que está no interior e outra parece que irá atingir as regiões do litoral nas próximas horas. Por aqui estamos no meio do nada mais uma vez:D Não há dúvida que temos uma posição geográfica de excelência. Já vi o mesmo suceder-se N vezes esta temporada em situações um tanto distintas.
No entanto a excepção parece ser a serra do Caldeirão onde se vão formando algumas células bem isoladas mas que deverão estar a precipitar bem.

Situação dinamica complexa...

Nas proximas 12 horas seremos afectados, primeiro por uma sequencia de linhas de instabilidade, depois pelo nucleo depressionário a oeste, e por fim pela passagem de uma frente fria.

Tudo em conjunto, actuando sobre uma atmosfera termodinamicamente instavel, deverá garatir uma situação convectiva activa, que dada a situação pré existente de saturação dos solos/inundações/cheias, poderá ter efeitos localmente mais graves.

A violeta a area que em principio será ( continuará a ser ) a mais afectada nas prox 10-12h:

yZ3OerW.jpg

Situação dinamica complexa...

Nas proximas 12 horas seremos afectados, primeiro por uma sequencia de linhas de instabilidade, depois pelo nucleo depressionário a oeste, e por fim pela passagem de uma frente fria.

Tudo em conjunto, actuando sobre uma atmosfera termodinamicamente instavel, deverá garatir uma situação convectiva activa, que dada a situação pré existente de saturação dos solos/inundações/cheias, poderá ter efeitos localmente mais graves.

A violeta a area que em principio será ( continuará a ser ) a mais afectada nas prox 10-12h:

yZ3OerW.jpg

Isso poderá chegar alguma coisa na RAM ? :w00t:

Alerta do IPMA para vaga de frio e geada entre dia 5 e 7...

Trata-se apenas de tempo frio...não tem duração nem intensidade suficientes para ser considerada uma vaga de frio...teremos uma descida acentuada da temperatura,com bastante vento de Norte :cold:

Informação especial

Comunicado válido entre 2013-04-04 12:38:00 e 2013-04-07 12:38:00

Assunto: TEMPO FRIO E GEADA

Portugal Continental, nos dias 5 a 7, irá ficar sob a influência de uma massa de ar frio. Ar Polar, transportada do norte da Europa por uma corrente forte de norte causando, descida acentuada da temperatura do ar e formação de geada. Esta descida de temperatura, que se refletirá sobretudo na temperatura mínima, será acompanhada de vento de norte moderado ou forte no litoral oeste e terras altas, o que irá provocar um aumento significativo da sensação de frio.
A ocorrência de geada, com condições de formação de geada negra, dar-se-á no dia 5 na região do Norte e estender-se-á a todo o território, com excepção das regiões do litoral a sul do cabo Carvoeiro, na noite do dia 6. Na noite do dia 7, a formação de geada dar-se-á, apenas, nas regiões mais interiores de Trás-os-Montes e Beira Interior.
A partir de domingo, dia 7, haverá uma subida gradual da temperatura, prevendo-se, novamente, ocorrência de precipitação na próxima semana, começando no final de domingo na região Norte.

Data de edição: 2013-04-04 12:38:36

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Não acredito que chegue às regiões do litoral e concretamente a boa parte do Algarve. No entanto onde ela ocorrer será muito danosa para a agricultura! Quem se safa no meio disto tudo é a EDP que tem as barragens a produzir no máximo! Chuva demais e agora geada, outras vezes seca, e ainda dizem que é fácil ser agricultor...
Esperemos para ver mas isto está tudo louco...daqui um mês se calhar já estamos a discutir temperaturas de quase 40ºc...

HTML:
http://visao.sapo.pt/investigadores-alemaes-dizem-que-este-verao-nao-vai-haver-sol-em-portugal=f721265

que barbaridade ! :lmao:

Pessoal, no tópico que o rozzo indicou, já noticiei que era uma mentira pregada pela Revista Visão, do dia das mentiras.

Em conferência de imprensa sem direito a perguntas, o S.Pedro informou que a tomada de posse da Primavera vai sofrer um novo adiamento, sobretudo a Noroeste.
Sem especificar o motivo, o S.Pedro informou apenas que este atraso se deve à falta de condições anímicas que a Primavera tem sentido para entrar em funções.
Numa informação suplementar o S.Pedro garantiu que lá para o final da outra semana , essas condições anímicas serão alteradas e aí sim, não faltará o Sol com subida acentuada dos valores da temperatura.
Até lá ,vamos tentar dar alguma equivalência primaveril a este Inverno,concluiu.

A mudança de padrão anunciada para esta semana não se deverá fazer notar tanto, principalmente no litoral Norte e Centro do país. O bloqueio que parecia que se ia formar nos Açores não ocorreu, mantendo-se a circulação atlântica por mais uma semana. A diferença para as duas anteriores é que agora já temos a dorsal bem próxima, pelo que no Sul do país não deverá chover, e mesmo a Norte as quantidades acumuladas deverão ser bem inferiores às registadas em em semanas passadas.

A verdadeira mudança de padrão, para um tempo primaveril, soalheiro e quente poderá ocorrer dentro de uma semana, segundo indica a maior parte dos modelos, se bem que o exemplo desta semana, do bloqueio que era para acontecer e não aconteceu, deve servir para ter alguma prudência.

Estou a gostar desta tendência, com o AA a estender-se em crista até à Península Ibérica...

NW8YxOJ.jpg

Mas depois no Domingo, mais uma depressão a NO...

JEnVqYO.png