Aurélio acho que ter trovoadas e nada mais que isso parece que não é nada de mais!Não leve a mal mas mas acho as suas intervenções sempre muito péssimistas ! Ou não chove nada de jeito , ou vem e depois esfuma-se tudo....Eu até acho que percebe muito de meteorologia mas tem sempre um toque de péssimismo em quase todas a previsões em que acabamos por ficar um pouco tristes com as previsões meteorológicas!
Não são pessimistas, são realistas, isso sim, o que são coisas verdadeiramente distintas, se calhar podia-me juntar-me ao clubes dos meteoloucos, e achar que sempre que vem chuva convectiva pode vir aí tornados, supercélulas e mega trovoadas potentes, mas o tempo, a experiência e a minha visão mais realista e sem euforias, nem condiz com a minha personalidade ser eufórico, leva-me a ser mais prudente naquilo que vejo nos modelos, e além disso e os colegas algarvios subscrevem na integra certamente, a maior parte das vezes quando os modelos modelam uma semana com muita chuva por exemplo uns 100 mm, já sabemos á partida que vai levar com um corte de 50%.
Por exemplo em Março deve ter chovido uns 130 a 140 mm em Faro, mas de forma foi essa precipitação, foi basicamente devido um periodo diário de 1 ou 2 horas de chuva por dia multiplicado por uns 20 e tal dias em que deve ter chovido.
Em relação ás trovoadas para aí uns 5% das vezes que deram trovoada é que ela ocorreu, lembro de cabeça de umas 2 vezes.
Agora no que toca á precipitação espero á medida que a depressão a avança para sul e á medida que aqui o Algarve fique mais perto do núcleo da depressão e no flanco sudeste da dita cuja, que a instabilidade aumente bastante o que deve acontecer na tarde de amanhã, onde espero o surgimento de células mais potentes na parte da tarde crescendo a maior parte delas na Serra Algarvia e tendo o expoente máximo no interior alentejano onde espero uma maior dinâmica atmosférica muito devido á radiação solar e diminuindo na parte da noite ....
Editado por um moderador: