O calor vai sendo varrido de Portugal continental, progressivamente de noroeste para sueste, amanhã já deverá ser um dia com temperaturas normais, eventualmente um pouco acima da média no Algarve, mas não tanto quanto estará hoje.
A semana que se segue será marcada por alguma instabilidade, principalmente no litoral e a norte do Tejo, se bem que não seja descartada alguma precipitação noutras regiões.
O padrão da precipitação, mais intensa no período diurno, sugere que pode haver alguma convecção envolvida, embora seja pouco provável a ocorrência de trovoada.
Depois de estes dias de instabilidade, é provável que se instale um padrão estável de calor, com intensidade e duração considerável, formando-se um storm-track Açores-Reino Unido, ficando Portugal continental e a Madeira sob influência de um fluxo quente de sudoeste em altura, sendo quee à superfície é provável que se instale uma corrente de leste ou nordeste, que faria as temperaturas no litoral atingirem valores muito elevados.
Os Açores poderiam ficar sujeitos a um longo período de instabilidade, com bastante precipitação devido à sucessão de depressões que deverão rondar o arquipélago.