Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2012

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
E a origem de tanta água precipitável na atmosfera:

ONeUj.gif
 
Vince essa animação é a deslocação de massas de ar? e o litoral norte vai apanhar com massa de ar de origem tropical o que faz que seja a zona onde vai haver mais precipitação certo ou errado? :)

Sim, é vapor de água, estimada na forma de água precipitável na atmosfera, cores mais quentes representam mais conteúdo de água. É uma massa de ar húmida de origem tropical.
http://tropic.ssec.wisc.edu/real-time/mimic-tpw/natl/main.html

Mas como o rozzo disse mais acima, o vapor de água que existe na atmosfera só se transforma mesmo em chuva se houver mecanismos de forçamento. Por exemplo nas serras do Gerês deve estar a chover bem devido à orografia. Noutras zonas se não houver outro tipo de forçamentos pode nem chover mesmo que tenhas muita humidade na atmosfera.
 
Nos mesoescala das 00z, temos o seguinte cenário,
das 12z de hoje até às 15z de amanhã.


WRF (Precipitação horária)

QW3EX.gif



HIRLAM (Precipitação em 3 horas)

1TmYP.gif
 
Em relação ao Invest 93L referido ontem e que poderia mais tarde passar nos Açores, hoje está com muito melhor aspecto, mas pode ser temporário, esta parte do Atlântico este ano tem tido muito ar seco.

Aguardemos por logo à noite para ver se a convecção não volta a morrer. Se conseguir persistir assim, é bem provável que pelo menos se torne uma depressão ou tempestade tropical. Se chegar a esse ponto de ser nomeado, curiosamente, teria o nome de Gordon.

OqtYw.gif


É preciso contudo não esquecer que agora ele aproxima-se de água mais quente, e numa fase posterior quando subir de latitude e virar para nordeste também se afastará da mesma.
 
Boa tarde

Seguindo então o seu comportamento possivelmente será de esperar alguma instabilidade pelos Açores lá para 2 feira.

Curiosamente o GFS e o CFS DAILY a longo prazo insistem igualmente há já semanas, na presença de várias perturbações tropicais , pelo oceano às portas dos Açores, isto pelo menos até Setembro. De qualquer forma resta ir acompanhando passo a passo estas mesmas previsões para este mês de Agosto, até porque tudo pode se alterar até lá.
Grato,
Cumps!
 
Actualização das 12z de dois mesoescala,
Entre as 18z de hoje e as 15z de amanhã



WRF (Precipitação horária)

GE6rX.gif




ALADIN (Precipitação em 3 horas)

jRh6L.gif
 
desculpem o offtopic mas alguém me sabe dizer como consulto os novos meteogramas?? Não consigo meter latitudes! Já chove à algum tempo aqui pela Moita mas sempre de forma fraca!
 
desculpem o offtopic mas alguém me sabe dizer como consulto os novos meteogramas?? Não consigo meter latitudes! Já chove à algum tempo aqui pela Moita mas sempre de forma fraca!

Tens duas opções, ou os meteogramas pelo site principal, escolhendo a localidade, ou tens os meteogramas pelo fórum em que é só arrastares o ponteiro vermelho até onde queiras.
 
O GFS 6 Z aponta para daqui a 120 horas a possibilidade de uma depressão intensa passar nos Açores ( afectando em especial os grupos Central e Oriental) trazendo ventos fortes e chuvas muito intensas ( estas últimas em especial ao grupo oriental, S Miguel e Sta Maria) ainda falta bastante tempo, mas convém ir acompanhando a previsão de evolução do sistema.

gfspiprec120.png



gfspig500120.png
 
Snifa, estava agora analisando os mesmos gráficos e tirei as mesmas conclusões, há fortes possibilidades de nos Açores haver ventos fortes acompanhados de chuva!
 
Snifa, estava agora analisando os mesmos gráficos e tirei as mesmas conclusões, há fortes possibilidades de nos Açores haver ventos fortes acompanhados de chuva!

Não se devia usar essa expressão "fortes possibilidades" neste contexto. A depressão em questão é o que temos aqui chamado de Invest 93L, uma perturbação tropical que se poderá tornar uma depressão tropical e que neste momento está a cerca de 1700 milhas (2700km) a sudoeste dos Açores e a 5 dias de poder chegar às imediações das Ilhas.

Neste momento o NHC dá-lhe 80% de possibilidade de se tornar uma depressão tropical nas próximas 48 horas. Enquanto isso não acontecer e os modelos forem inicializados com um sistema tropical formado, a incerteza quer na intensidade quer no trajecto deste tipo de sistemas é ainda maior do que estamos habituados em outras coisas da Meteorologia. Apenas a título de exemplo, a própria intensidade de um sistema influiu muito no trajecto que toma, quanto mais fraco um sistema é, são os ventos dos níveis baixos que comandam o trajecto, quanto mais profundo, mais afectado é pelos ventos de níveis médios e altos. E a intensidade de um sistema tropical, que ora entra em água mais quente como depois regressará a outras mais frias, é por si sempre uma coisa complicadissima. E o tempo que ainda vai levar a formar-se, se é hoje, se é apenas amanhã, ou depois, ou nem se conseguir formar, tudo isso são sempre muitas incertezas que crescem exponencialmente.

Depois da depressão formada fica mais fácil saber o que se poderá ou não passar, até porque passamos a contar com previsões do NHC, que são quem mais percebe destes assuntos a nível mundial.

Um cenário mais provável para já é que mesmo que não chegue aos Açores um sistema tropical intacto (uma coisa bastante rara em Agosto, mais "usual" em Setembro e Outubro) poderá chegar algo em fase de transição ou pelo menos parte da sua energia interagir com outras perturbações de latitudes mais a norte, um cenário que o ECMWF parece preferir, o que traria pelo menos instabilidade às ilhas.

Mas refira-se que o GFS insiste mesmo num sistema tropical nos Açores ou próximo há imensos dias, e o GFS tem estado muito melhor este ano que o ECMWF a nível de ciclogenese tropical, o GFS tem estado surpreendentemente bom neste aspecto, e o ECMWF tem andado mal, em anteriores ciclones tropicais deste ano nem com eles já bem formados o ECMWF os "via", uma coisa bastante estranha, pelo menos até esta altura da temporada tropical.



O 93L pode ser seguido nestes links (modelos/imagens):

http://rammb.cira.colostate.edu/products/tc_realtime/storm.asp?storm_identifier=AL932012
http://www.ssd.noaa.gov/PS/TROP/floaters/93L/93L_floater.html
http://www.ral.ucar.edu/hurricanes/realtime/plots/northatlantic/2012/al932012/
 
Entretanto, e enquanto se conjecturam os cenários possíveis para os Açores no início da próxima semana, e após a passagem desta perturbação frontal no continente, que deixou uma boa rega generalizada, a partir de amanhã (começando já esta tarde) regressa a estabilidade, com as temperaturas a subir gradualmente, sendo de esperar alguma nebulosidade alta lá para Domingo e/ou 2ª feira.

Apesar de não ser de esperar nenhum evento de calor extremo (pelo menos no litoral oeste), a nota dominante vai ser a quase ausência de vento (até pelo menos 3ª feira da próxima semana), o que por si só já é bastante agradável. Nortada, a existir, não deverá ser forte nem desagradável. Espanha, essa sim, que se prepare para o calor que aí vem... :shocking:

A aliar a este aspecto, temos a água do mar praticamente nos 20ºC no litoral oeste, muito muito agradável :). A ausência de nortada tem destas coisas :).