Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2012

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
O Freemeteo dá para 4feira no Porto chuva e possibilidade de forte tempestade com trovoada???
Qual a fiabilidade disto?

Tanto o GFS como ECMWF dão uma rega razoável ( tendo em conta a época do ano ) em especial para as regiões do Norte na quarta-feira, embora na terça-feira já haja precipitação prevista..

ECM 00Z:

europemsl72.gif



GFS 00Z

cqjbY.png


Aliás, segundo o IM, para amanhã segunda-feira já deverá chover no Minho e Douro Litoral a partir da tarde, com o vento a aumentar de intensidade também.

Previsão para 2ª feira, 13 de agosto de 2012

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente
muito nublado no litoral Norte e Centro até ao final da manhã.
A partir da tarde, aumento de nebulosidade no litoral a norte
do Cabo Mondego e com ocorrência de períodos de chuva no Minho
e Douro Litoral.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste,
tornando-se moderado a forte (25 a 40 km/h) de sudoeste nas
terras altas das regiões Norte e Centro a partir do final da tarde.

Neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste.
Pequena descida da temperatura mínima na região Sul.

GRANDE LISBOA:
Céu pouco nublado ou limpo.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando de noroeste.
Pequena subida da temperatura máxima.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado.
Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva a partir da tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h).
Neblina ou nevoeiro matinal.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 18ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 21ºC

METEOROLOGISTA: Bruno Café.

Actualizado a 12 de agosto de 2012 às 6:2 UTC


http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/


:rain:
 
Boas noites :).

Parece que até à próxima 4ª feira a instabilidade vai aumentar progressivamente, culminando com precipitação que aparentemente, e segundo os modelos, será bem distribuída pelo continente (obviamente mais a norte que a sul) entre 3ª e 4ª feira. O vento também será algo considerável, do quadrante S/SW. Será um período a fazer lembrar um dia de Outono, certamente :).

Mas da mesma forma que a precipitação fará a sua aparição rapidamente, o mesmo parece suceder com o regresso do calor e das temperaturas altas. Os principais modelos, e especialmente o ensemble do ECMWF, colocam a iso 20 e 25 a 850 hPa já a partir de Sábado no continente, até pelo menos 3ª feira. Mesmo que exista alguma nortada no litoral oeste, não deverá ser desagradável nem forte. De qualquer das formas, já a partir de 5ª feira, a subida das temperaturas parece ser significativa e brusca.

Será que o padrão se vai manter? Segundo o ensemble do ECMWF, parece que o AA tenderá a deslocar-se de novo mais para oeste a partir de 4ª feira da outra semana mas ainda falta muito tempo... Demais para se avançar com qualquer previsão...
 
Vamos ver... Realmente é activa para a época do ano a frente, em pleno Agosto!
A frente mais "invernal" que me lembro em Agosto foi há uns anos que estava nesta altura de férias na Manta Rota, e a chuva chegou a ser moderada por lá, local onde já cair "morrinha" de uma frente em pleno Verão parece quase impossível.

Mas mantenho sempre algumas reticências, porque (apenas empiricamente) tenho uma ligeira ideia que existe uma tendência para um viés por excesso na precipitação modelada em frentes em pleno Verão, mesmo pelos principais modelos.

De qualquer forma, a Norte parece bastante garantido, os acumulados dos meteogramas são "demasiado generosos" para não vir a chover razoavelmente.

Atenção que exceptuo a o efeito da orografia (p.ex no Minho) que esse é quase sempre por defeito.
 
Vou estar no Minho estes dias.Vamos lá ver a chuva.É possível ter-se mais de 20 mm:cool:
Depois disso calor novamente e pouco vento no Litoral Oeste.Tem sido um excelente Agosto no Litoral Centro(onde estive até agora),principalmente pela pouca nortada.

Calor de dia 16 de Agosto até dia 20/21 de Agosto,parece assegurado.

Depois disso,continuação do calor ou anticiclone a deslocar-se para Oeste,diminuição das temperaturas e nortada no Litoral Oeste?
 
A chuva prevista poderá ser por vezes forte na Quarta-feira em especial no Minho e Douro Litoral :rain:

IM:

Previsão para 4ª feira, 15 de agosto de 2012

Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de
nebulosidade a partir do final da manhã.
Períodos de chuva, nas regiões Norte e Centro, que poderá ser
por vezes forte até ao início da manhã no Minho e Douro Litoral,
passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco
frequentes.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sudoeste,
soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral até ao início
da manhã, rodando gradualmente para noroeste.
Nas terras altas do Norte e Centro, o vento soprará forte
(35 a 50 km/h) com rajadas da ordem dos 70 km/h até ao início da
manhã, rodando para oeste moderado (20 a 30 km/h).
Pequena subida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul.
Pequena descida da temperatura máxima.

Actualizado a 13 de agosto de 2012 às 10:38 UTC


http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

Já amanhã poderá ocorrer precipitação moderada ,em especial no Minho e Douro Litoral.
 
Esta semana teremos a presença de um cavado anormalmente intenso no Atlantico central, que vai interagir com plumas de ar Tropical Maritimo vindas de sul.

A presença de ar frio em altura, e de forçamento dinamico associado ao jet e ás suas ondulações, dará origem a instabilidade, por vezes forte, sob forma de varios nucleos de ciclogenese, com linhas de instabilidade/frontogenese associadas.

Esta situação poderá dar origem a precipitação intensa, assim como trovoada e periodos de vento forte no arquipélago dos Açores.

Para os ultimos dias da semana, alguns modelos insistem que a perturbação tropical 93L possa ser capturada por este cavado.

Não se espera que a 93L se desenvolva muito significativamente, atingindo no maximo a categoria de TS, e tão pouco é certo que sobreviva intacta a todo o caminho até aos Açores, no entanto, é de acompanhar esta tendencia...por exemplo, o GFS12z de hoje coloca a 93L a passar no Grupo central, em transição extratropical, mas ainda com alguma intensidade.

A partir do dia 17/18 o tempo ficará mais estavel pelo Arquipélago, pelo menos por alguns dias.
 
boas, parece que a partir do próximo fim de semana vamos ter uma vaga de calor à antiga com iso 20 a chegar ao nível dos Países Baixos.

Em Portugal Continental vamos ter iso 24 mesmo no litoral.
 
boas, parece que a partir do próximo fim de semana vamos ter uma vaga de calor à antiga com iso 20 a chegar ao nível dos Países Baixos.

Em Portugal Continental vamos ter iso 24 mesmo no litoral.

Ainda na 6ªfeira passada tivemos 26ºc reais os 850hPa medidos na sondagem de Lisboa às 12z. Sendo muito importante, por vezes não chega para teres muito calor nalgumas zonas, como sucedeu nesse dia em que apesar de haver um fluxo de sul aos 850hPa muito quente, na superfície devido a vários factores como depressões térmicas a sul do Algarve, tínhamos até alguma nortada fraca no litoral enquanto Elvas foi aos 44ºc. Calor a sério para penetrar no litoral ocidental, é quase sempre preciso alguma componente leste.
E para o próximo fim de semana ainda está um pouco incerto nestes pormenores para cá. Espanha sim, tem levado com várias canículas seguidas e vai levar com outra.
 
Boa noite

Há um INVEST que parece que irá afectar o arquipélago dos Açores na próxima 2 feira. Existe alguma fiabilidade nestas previsões ou ainda é muito cedo para se ter quaisquer certezas?

De qualquer forma as previsões apontam para que esta semana seja algo instável no Atlântico.

Cumprimentos
 
Boa noite
Há um INVEST que parece que irá afectar o arquipélago dos Açores na próxima 2 feira. Existe alguma fiabilidade nestas previsões ou ainda é muito cedo para se ter quaisquer certezas?
De qualquer forma as previsões apontam para que esta semana seja algo instável no Atlântico.
Cumprimentos


O Invest 93L para já tem este aspecto infeliz.

lEMRn.gif


Apenas está em seguimento porque é uma baixa já formada com circulação quer na superfície quer em altura, mas para já nada mais pois as trovoadas não tem persistido


Daqui a 48 horas quando mais a oeste estiver em águas mais quentes já valerá a pena acompanhar. É extremamente raro um sistema tropical chegar aos Açores em Agosto, pelo menos como ciclone tropical, costuma mais ser em Setembro e Outubro.


Temp. da água

zx0iz.gif


Ensemble do GFS:


yqLw0.jpg
 
E para o próximo fim de semana ainda está um pouco incerto nestes pormenores para cá. Espanha sim, tem levado com várias canículas seguidas e vai levar com outra.

É completamente OFF_TOPIC, mas os srs do ar condicionado (politicos espanhóis) acabaram com a "La Siesta", porque não são eles que esperam soar a cabedal a trabalhar ao sol, com 40 ºC.
A crise serve de desculpa para conseguirem o que já rabiavam há muito tempo !!

Desculpa lá qualquer coisinha ...

para não ser completamente off_topic, depois de 3/4 dias mais frescos regressa o calor por tempo indeterminado, ao mesmo tempo que o atlântico nesta altura do ano começa a parecer ficar muito activo !
 
Em relação à precipitação esperada no continente durante o dia de hoje e madrugada de amanhã, já foi a maior parte dito aqui, que será relativamente abrangente, mas que acumulados grandes à partida só no NW do país, onde poderão mesmo ser de bastantes dezenas de milimetros.

O porquê disso é explicado por haver imensa água precipitável disponível na frente, mas isso não bastar. Para ela realmente precipitar tem de haver algum forçamento vertical que permita a ocorrência de precipitação signficativa, e na maior parte das regiões isso não vai acontecer (salvo alguma surpresa) pois não existe grande forçamente vertical sinóptico, nem quase há CAPE.
Apenas no NW da península então haverá forçamento maior devido à orografia, que ajudará a despejar grande parte desta água nessa região.

As seguintes cartas são um pouco mais "técnicas" mas demonstram isso:



- ausência de forçamento sinóptico de jeito (pouca instabilidade) que permita convecção significativa






-a quantidade de água precipitável elevada na atmosfera (massa de ar com origem tropical e muito conteúdo de vapor de água)






- os locais onde poderá haver forçamento orográfico para ela ser "despejada"






Fonte: Lightning Wizard