Boas
Para a noite de Sabado e dia de Domingo espera-se a manutenção de condições favoráveis á ocorrência de aguaceiros e trovoadas por vezes intensos ou severos em especial no sul e sudoeste.
Analise/Discussão
Em altura uma vigorosa cut-off isola-se da circulação de oeste e coloca-se a SW de Lisboa, avançando até ao Golfo de Cadiz, com ar muito frio em altura ( T500 até -28ºC com uns 540Dam).
Á superfície uma área de ciclogénese que evolui desde Sabado, cava até um mínimo de 1000-1005hpa, com o núcleo a passar nas proximidades do litoral alentejano e algarvio.
Este núcleo deverá gradualmente ocluir e centrar-se com a cut-off em altura, com a região de fluxo troposférico/shear mais intenso a afectar partes do litoral centro/SW e Algarve, no bordo E/NE do ciclone.
Dado o ar frio e relativamente seco em altura e a presença de uma mistura de ar oceânico á sfc, instabilidade deverá surgir com até 400-800J/Kg de SBCAPE e TT índex até 55ºC, o que dada a tropopausa baixa indica uma atmosfera bastante instável, pelo que se espera convecção de génese expontanea.
Ainda assim deverá haver forçamento dinâmico em especial por convergência á sfc, entre a circulação de N/NE de forte componente ageostrofica que avança desde o vale do Tejo para sul, e a circulação de S/SE que deverá estar presente na região sul.
Á medida que a região ciclónica avança para o Golfo de Cadiz a partir da madrugada deverá haver um reforço de humidade proveniente do estreito de Gibraltar e do próprio Golfo de Cadiz, que afectará o Algarve ...neste contexto espera-se um aumento da instabilidade e da convergência
no Baixo Alentejo e Algarve, com numerosas bandas convectivas de movimento lento a surgirem.
O fluxo intenso de SE á sfc e de S em altura deverá criar valores de shear e helicidade ( 0-6km shear 10-20m/s e SRH 150-300m2/s2) suficientes para garantir alguma organização da convecção em estruturas lineares com multicelulas ou mesmo supercelulas,
havendo um risco claro de precipitação excessiva, granizo e trombas/tornados.
Por este motivo coloco um nível laranja marginal, que poderá ser um pouco arriscado dada a incerteza que ainda há quando á trajectoria exata da perturbação ciclonica.