Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014

Previsão para sábado, 13.dezembro.2014

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu muito nublado ou encoberto, com abertas a partir do meio
da tarde na região Sul.
Períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a
partir da manhã, a regime de aguaceiros que poderão ser por
vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.
Queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude, descendo
temporariamente a cota para os 800/1000 metros de altitude
na região do Gerês durante a noite e manhã.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
até ao final da manha, moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral,
com rajadas da ordem de 70 km/h, e forte (40 a 55 km/h) com
rajadas da ordem de 90 km/h nas terras altas, rodando para o
quadrante norte a partir da tarde nas regiões a norte do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela.
Subida da temperatura mínima, que será acentuada na região Sul.



ja mudou alguma coisa mesmo assim cota 800 acho exagerado!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Boas

Para a noite de Sabado e dia de Domingo espera-se a manutenção de condições favoráveis á ocorrência de aguaceiros e trovoadas por vezes intensos ou severos em especial no sul e sudoeste.

Analise/Discussão

Em altura uma vigorosa cut-off isola-se da circulação de oeste e coloca-se a SW de Lisboa, avançando até ao Golfo de Cadiz, com ar muito frio em altura ( T500 até -28ºC com uns 540Dam).

Á superfície uma área de ciclogénese que evolui desde Sabado, cava até um mínimo de 1000-1005hpa, com o núcleo a passar nas proximidades do litoral alentejano e algarvio.

Este núcleo deverá gradualmente ocluir e centrar-se com a cut-off em altura, com a região de fluxo troposférico/shear mais intenso a afectar partes do litoral centro/SW e Algarve, no bordo E/NE do ciclone.

Dado o ar frio e relativamente seco em altura e a presença de uma mistura de ar oceânico á sfc, instabilidade deverá surgir com até 400-800J/Kg de SBCAPE e TT índex até 55ºC, o que dada a tropopausa baixa indica uma atmosfera bastante instável, pelo que se espera convecção de génese expontanea.
Ainda assim deverá haver forçamento dinâmico em especial por convergência á sfc, entre a circulação de N/NE de forte componente ageostrofica que avança desde o vale do Tejo para sul, e a circulação de S/SE que deverá estar presente na região sul.

Á medida que a região ciclónica avança para o Golfo de Cadiz a partir da madrugada deverá haver um reforço de humidade proveniente do estreito de Gibraltar e do próprio Golfo de Cadiz, que afectará o Algarve ...neste contexto espera-se um aumento da instabilidade e da convergência no Baixo Alentejo e Algarve, com numerosas bandas convectivas de movimento lento a surgirem.

O fluxo intenso de SE á sfc e de S em altura deverá criar valores de shear e helicidade ( 0-6km shear 10-20m/s e SRH 150-300m2/s2) suficientes para garantir alguma organização da convecção em estruturas lineares com multicelulas ou mesmo supercelulas, havendo um risco claro de precipitação excessiva, granizo e trombas/tornados.
Por este motivo coloco um nível laranja marginal, que poderá ser um pouco arriscado dada a incerteza que ainda há quando á trajectoria exata da perturbação ciclonica.

ahwqzh8.png

 
Estranho é no radar do IPMA não acontecer nada a norte do Porto...

Depois desta tempestade vem a bonança e é para ficar pelo menos sol e céu limpo até dia 22 de acordo com as previsões do IPMA e de outros sites meteorológicos.
Pelo GFS vê-se que o anticiclone se mantém sobre Portugal até dia 29, tendo quase 15 dias de bom tempo, mas veremos depois o que muda!

Pressão deve voltar aos 1030 hPa ao longo da semana.
 
Boas,

Olhando aos modelos apenas vejo uma coisa neles ..... Anticiclone dos Açores por tempo indeterminado, é essa a previsão dos modelos de médio e dos modelos de previsão sazonal !
 
Sim temos AA para todos em tempos de Natal mas depois disso da passagem de ano pode ser que o tempo mude .... embora o ensemble não seja para já muito favorável !

Assim vou terminar Dezembro provavelmente com praticamente o mesmo que tenho agora, ou seja cerca de 10 mm !
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96
Núcleo depressionário já esta a sul da península ibérica e a frente estacionária oclusa que rodeia a costa portuguesa até Lisboa vai desaparecendo e vai sendo ocupada pelo AA que se aproxima lentamente e a pressão deve demorar dois dias a chegar aos 1030 hPa. Com esta aproximação pode trazer alguns chuviscos no litoral entre segunda e terça.

Vento forte no mar na ordem dos 90km/h que cria a ondulação de 6 metros no mar, não atingindo a costa devido à circulação da depressão. Mesmo assim entre as 21h e as 3h a costa lisboeta vai sofrer ventos moderados a fortes.

Pelo GFS o anticiclone continua presente até ao natal, mas depois do natal há alguma instabilidade e pela ultima saída o fim do ano pode ser chuvoso...

Em relação à noticia do CM acho estupido eles publicarem isso com tanta antecedência, eu sei que faltam 10 dias para o natal mas as previsões podem mudar a qualquer momento, eu sei que já dão 0ºC de minima para a Amadora para dia 23 baseados em modelos do ECMWF, mas outros sites meteorológicos como otempo.pt, accuweather.com, wunderground.com, tempo.pt, etc. não dão essas temperaturas tão baixas. Baseando-se no GFS também não vejo temperaturas tão baixas, alias a maior parte dão 8ºC de minima nesses dias nada de mais... Enfim.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e meko60