gomes.marco
Cirrus
algem e capaz de me dizer com alguma certeza as cotas de neve para amanha? aqui o meteograma do site ainda nao acertou uma unica vez a cota de neve para a minha terra( Penalva do Castelo-Viseu)
algem e capaz de me dizer com alguma certeza as cotas de neve para amanha? aqui o meteograma do site ainda nao acertou uma unica vez a cota de neve para a minha terra( Penalva do Castelo-Viseu)
Os meteogramas apenas indicam uma previsão aproximada para a cota de neve, baseada no cruzamento de diversos parâmetros. Não existem previsões exactas para cotas de neve, sobretudo em condições de elevada instabilidade como esta com choque de massas de ar com temperaturas bastante distintas. Ontem à tarde, a título de exemplo, na zona de Bragança a cota dos meteogramas batia mais ou menos certa com o que se verificava com a neve a cair aproximadamente a 900m de altitude. Se a cota de neve não fosse tão difícil de prever, o próprio IM não colocaria frequentemente cotas mínimas a oscilar num intervalo de 200m... o que se pode considerar uma margem de erro. A juntar a isto há ainda as inúmeras considerações sobre a queda de diferentes hidrometeoros, os fenómenos de neve pura ou os diferentes estágios de mistura água-neve.
Resumindo, e no caso específico de Viseu é possível que amanhã ao fina da tarde a cota esteja próxima dos 500m e pode ser possível a queda de neve na zona. Com um núcleo frio a 500hPa a passar na zona centro até é eventualmente possível que a cota possa baixar mais um pouco. Mas friso é extremamente difícil arriscar tal previsão. As serras essas sim... Serão brindadas com um belo manto branco.
Previsão para 4ª Feira, 16 de Fevereiro de 2011
ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de oeste com 6 a 7,5 metros,
aumentando para 7,5 a 9,5 metros.Temperatura da água do mar: 14/16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 3 a 4,5 metros,
aumentando para 4,5 a 5,5 metros.Temperatura da água do mar: 16ºC
Fonte: IM
Nunca lembro-me de ver esta ondulação numa previsão do IM. A praia de Faro hoje e amanhã vai ser atingida fortemente. Considero que vamos ter picos de ondulação superiores a isto.
Citação:
Aqui para os Algarves como alguns de voçês dizem ainda aguardamos as primeiras chuvas deste mês o que neste momento apenas vejo como possibilidade na próxima Terça Feira ....
Bem quando caiu 50 mm em Faro não disse que representava o Algarve, e neste caso parece que esse bastante chuva (referido peloo ECOBCG) foi muito localizada ... do mesmo modo que havia sido quando cairam os tais 50 mm referidos!!
Citação:
Neste momento de acordo com os modelos temos um intervalo de precipitação entre Domingo e Quarta sendo quase certo depois o retorno ao dominio anticiclónico.
estarei a ver mal os modelos ...se calhar estou !!
Citação:
Resumindo neste momento aqui para o algarve neste momento num periodo a 15 dias não se vislumbra mais do que uns 20 mm de precipitação ao nivel de Janeiro portanto...
Os modelos davam 100 mm e eu apenas via pouco mais de 20 mm no dia de ontem era ???.... porque olhando aos modelos via entre 20 a 30 no máximo e até ao fim do mês !! (alcançe dos modelos)
Parece que cairá o mesmo que em Janeiro digo eu ...
Citação:
Aguardemos por melhores dias, e está um tempo espectacular para a praia ...
Eh pá eu e o pessoal aproveitámos para passear á beira mar, mas voçês lá sabem ... é melhor do que estar sempre a olhar aos modelos e fingir que existe o que não existe, para quem entender o que isto quer dizer ...
PS: É assim existem situações em que têm razão e existem outras em que não têm razão, e neste caso não têm razão ... porque não disse nada que não fosse verdade, nem naquilo que ocorreu nem naquilo que estava previsto.
Factos são factos, não são pessimismos ....
Nunca lembro-me de ver esta ondulação numa previsão do IM. A praia de Faro hoje e amanhã vai ser atingida fortemente. Considero que vamos ter picos de ondulação superiores a isto.
com ondas de 10-12m o IM devera activar amanha o alerta vermelho na costa oeste nao acham?
''
Essas ondas de 10 a 12 metros terão reflexo mais no alto mar, apesar do Windguru dá-las supostamente na costa .... Mas deixo isso para os entendidos na matéria. Eu com o mar visto a pele de gato .. loooll
nao vai ser com pele de gato mas sim com uma boa gabardine que vou já na madrugada de quinta entre a meia noite e as 2da manha tentar filmar este mar que prometem na marginal da nazare na altura em que se dá a praiamar e as ondas mais altas previstas que coincidem precisamente uma com a outra!mas deixo o carro mais a cima pois nunca se sabe!depois posto aqui!
nao vai ser com pele de gato mas sim com uma boa gabardine que vou já na madrugada de quinta entre a meia noite e as 2da manha tentar filmar este mar que prometem na marginal da nazare na altura em que se dá a praiamar e as ondas mais altas previstas que coincidem precisamente uma com a outra!mas deixo o carro mais a cima pois nunca se sabe!depois posto aqui!