BeiraTejo
Nimbostratus
Fico aqui a aguardar por essas imagens, é pena nao ser num bom dia para eu poder ver isso com os proprios olhos... Mas acima de tudo tenha cuidado
o que é que o pessoal do forum pensa em relação ás cotas para amanhã?
na minha opinião se a temperatura descer esta noite até perto dos 0 graus quando de madrugada entrar a 1ª frente estaremos com a cota a rondar os 700 800 metros, muito importante que a temperatura durante as horas centrais do dia não suba acima dos 5 graus o que parece difícil, com o cair da noite e quando tivermos -30 a 500 e -1 a 850 poderá a cota descer aos 500 600 metros se a precipitação não faltar na hora H, também curioso que o vento pelo menos por aqui não vai virar a noroeste o que poderá favorecer um pouco a sul da serra de estrela
terei cuidado obrigado!Fico aqui a aguardar por essas imagens, é pena nao ser num bom dia para eu poder ver isso com os proprios olhos... Mas acima de tudo tenha cuidado
Para amanhã destaque sobretudo para:
vento com rajadas na ordem dos 100 km/h no litoral oeste e terras altas;
ondulação na costa ocidental até 9 metros.
Oh gente, perspectivas para Sábado no Alto Minho (Caminha)?
A neve e a chuva forte que têm caído ao longo do dia de hoje provocaram cortes de estradas, a queda de árvores e danos em habitações e viaturas um pouco por todo o país.
Um fenómeno atmosférico, que os bombeiros admitem ser um tornado, provocou danos avultados num centro de distribuição de um supermercado e arrancou dezenas de árvores, nos concelhos de Palmela e Vendas Novas.
Por volta das 05:00, o mau tempo provocou, na zona da Marateca, o derrube de dezenas de árvores e causou danos em, pelo menos, uma habitação e duas viaturas pesadas.
Em Peniche, devido aos ventos fortes, cinco estufas agrícolas ficaram destruídas e os plásticos voaram para o IP6 (Peniche/Óbidos) e quatro telhados de armazéns agrícolas também levantaram, na freguesia da Atouguia da Baleia.
A protecção civil local delimitou diversas zonas junto ao mar para evitar a aproximação de pessoas às arribas dada a forte ondulação.
A forte agitação do mar, com ondas altas, levou hoje ao encerramento das esplanadas no passeio marítimo do Estoril, em Cascais.
O mau tempo provocou alguns estragos no paredão, na zona do Tamariz, com o corrimão de segurança a ceder à forte batimento do mar.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil elevou o estado de alerta para Laranja, o segundo mais grave, em todos os distritos litorais onde se espera ondulação máxima entre os oito e os 10 metros.
Três árvores, um poste de iluminação e um painel publicitário caíram hoje de madrugada em várias localidades do concelho das Caldas da Rainha.
As situações surgiram sobretudo a partir das 05:00 da manhã, com chuva e rajadas de vento forte.
Em Óbidos, o mau tempo destruiu uma casa de madeira, que servia de apoio ao parque de estacionamento dos bombeiros, na entrada sul vila.
Mais a sul, no Algarve, as autoridades registaram hoje de manhã a queda de uma estrutura em Olhão e a queda de uma árvore em Silves.
Um deslizamento de terra no concelho de Silves, uma derrocada de um muro em Albufeira e a queda de cabos eléctricos em Faro somam as restantes ocorrências registadas pelo Centro Distrital de Operações de Socorro.
Em Bragança, a Câmara Municipal decidiu encerrar hoje todas as escolas do concelho, incluindo as da cidade, e os transportes públicos municipais pararam, apesar de por volta das 09:30 o trânsito já circular normalmente dentro da cidade.
O primeiro voo da manhã para Lisboa partiu hoje com duas horas e meia de atraso devido à neve que obrigou a trabalhos de limpeza no aeródromo municipal para permitir a ligação.
Lusa/SOL
Mau tempo provocou violentos estragos em todo o país
Este é um (muito provável) offtopic que eu não consigo evitar fazer.
Aprecio muito acompanhar este fórum, e visito-o muito regularmente porque também me interessa fazer o acompanhamento do estado do tempo. Aprecio quando os utilizadores fazem análises e interpretações "neutrais" daquilo que os modelos mostram, mas fico muito incomodado quando vejo aqui gente aos pulos com situações meteorológicas muito adversas, ao ponto de demonstrarem ou a maior das tristezas (diria até consternações) quando não lhes chove em cima, ou então as mais acesas manifestações de felicidade quando observam uma tormenta vir na nossa direcção.
Morre gente. Perdem-se coisas. Sofre-se. E nem sempre por culpa ou descuido. O estado do tempo, quando é potencialmente danoso, não é uma coisa para usar ícones como este: ou como este ou outros similares.
Compreendo muito bem - escusam de o dizer - que ninguém aqui deseja os danos, que ninguém deseja o mal a ninguém, que é apenas uma manifestação de tristeza ou agrado de gente que vibra muito com a atmosfera e o seu comportamento. Eu sei isso. Mas que me custa muito ler-vos, às vezes, desejar o mau tempo e torcer por ele, custa. Nem sempre tenho a certeza de que todos aqui tenham a consciência do que esse mau tempo que tanto vos agita faz na vida das pessoas.
Tinha este desabafo para fazer há muito tempo. Calhou ser agora. Desculpem a interrupção, regressarei ao meu silêncio e à minha observação atenta dos modelos, que acaba por ser o que aqui me tem.