PedroMAR
Cumulus
Só falta mesmo haver chuva, para que possa nevar. Eu para a minha zona não "vejo" nada a não ser frio
http://en.wikipedia.org/wiki/Cold_dropboas, podes-me explicar melhor esse conceito de cut-off retrógada.... obrigado
Assim por alto e podendo não estar completamente certo. A cut-off é retrógrada devido ao facto de ter um deslocamento de Este para Oeste, deslocamento esse que é "raro" e contrário ao "normal" que é de Oeste para Este dai o movimento retrógrado .boas, podes-me explicar melhor esse conceito de cut-off retrógrada.... obrigado
boas, podes-me explicar melhor esse conceito de cut-off retrógada.... obrigado
Deus te ouça...Uma cut-off (depressão isolada em altitude) em circulação retrógrada (ou seja de este para oeste, ao contrário do sentido habitual da circulação atmosférica). Costuma trazer, para além de frio, alguma instabilidade.
Modelos muito interessantes, sem dúvida nenhuma. Mas não sei, tem se vindo a acompanhar uma constante mudança dos modelos de dia para dia e muita instabilidade para Fevereiro, isso vamos ter. Vamos acompanhando...
Mas se a entrada fria se realizar vamos ter dias frios como na última semana de Dezembro, desta vez com probabilidade de chuva.
pois é amigos vai ser uma semana pouco comum na meteorologia em Portugal continental...cidades como viseu e vila real poderão ter neve no solo...pode nevar a qualquer cota no interior norte e centro..isto se se mantiverem as previsões dos modelos.
mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer este ano... mais ou menos intenso...e eu já tinha também falado no aumento da pressão a NE :assobio:e ca esta ela a se modelada
a semana promete ser gélida :assobio: