Boas...mantem-se o cenário potencialmente complicado ao nivel das precipitações, a partir de 4f, nomeadamente até á tarde de 5f, mas prolongando-se com menos intensidade pelos 3 a 5 dias seguintes.
A causa...uma grande area de frontogenese, que será precorrida por nucleos de ciclogenese associados a ondulações de mesoescala no jet.
Isto criará um corredor extenso de precipitação, pressistente e concentrada em segmentos lineares que acompanham as principais linhas de convergencia á superficie, e que podem causar precipitação localmente excessiva, especialmente em areas de montanha voltadas a W/NW e na metade norte de Pt continental.
Os modelos teem insistido nesta tendencia, e eu acho possivel que este padrão dure por uns bons 3 a 5 dias ( pelo menos) a partir de 4f.
Principalmente porque o padrão é auto sustentavel por feedback, ou seja, temos ar quente a vir do oceano puxado por depressões no Atlantico norte e pelo AA no Atlantico subtropical, esse ar ao ir para leste apoia e sustenta a depressão no Mediterraneo, que por sua vez, em conjunto com o Anticiclone Europeu manteem o afluxo de ar frio para SW, alimentando todo o ciclo.
Até pode suceder ( os modelos ainda não mostram) que se começe a iniciar um corredor de ciclogeneses mais sustentado entre a Grã Bretanha e a Grécia, que depois seria excitado pela aproximação desde o Canadá de uma bolsa do vortice polar, que os modelos consensualmnete veem a avançar a partir da semana de 21 em diante.
Isto vai depender tambem de como evolui o bloqueio Escandinavo...mas pode ser que pelo menos entre esta proxima 4f e o inicio da outra semana haja um bom evento de W com bastante chuva e vento...