c.bernardino
Nimbostratus
1. Os modelos não erraram. Na hora da passagem da frente a cota era à justa para Bragança, e até acabou por nevar em Bragança ao longo da madrugada. Haver acumulação à cota 750, quando o GFS (um modelo global, com uma malha de vários quilómetros e cuja maior parte dos valores considerados no algoritmo resultam de interpolações que não têm em conta o relevo local) e o algoritmo (uma aproximação usada para as cotas poderem sair automaticamente, sem mão humana, como tal vulnerável a especificidades muito locais) previam cota 500/600 não é um falhanço.
2. ...
3. ...
4. Quem acha que as cotas serão mais altas que aquelas indicadas por mim, pelo IPMA ou por outra pessoa qualquer que o diga e apresente argumentos válidos. Não é por não ter nevado na Islândia que a cota de neve em Portugal é mais alta. Nem é por estarem 5ºC agora que dentro de umas horas não pode nevar, até porque hoje é daqueles dias em que pode nevar com 5ºC. E também porque dentro de 2 horas podem estar 2ºC Ou 10ºC.
Boa sorte a todos!
Caro DavidSF,
quem disse que os modelos falharam? Ninguém acusou nada ou ninguém. Seria estúpido.
A previsão meteorológica inclui no seu output uma margem de incerteza (ou indeterminação) que faz parte integrante da previsão. Por isso é previsão e não determinação.
Não percebo porque referiu o caso da Islândia... o colega Irpsit não afirmou isso, dessa forma. Não podemos distorcer as coisas.
Claro que tem razão que, o facto de não ter nevado na Islândia, não implica que não neve em Portugal. Este seu argumento não colhe.
De resto os seus argumentos são certamente para analisar, não quer dizer que são corretos mas são lógicos. Senão vejamos: "daqui a 2 horas a temperatura pode ser de 2ºC ou de 10ºC" claro que é verdade mas ... so what? É quase uma verdade de lapalice.
Registo o facto de vir solicitar aos colegas, que desconfiam das cotas apresentadas por si ou pelo IPMA, a apresentação de argumentos válidos.
Estranho que essa solicitação (não a li como exigência) não tenha sido pedida a quem estava eufórico a extrapolar coisas.
Não sou advogado de defesa de ninguém, nem de acusação, mas este seu post está com um nível diferente do que os habituou.
Que venha a neve, seja lá quando for. Por aqui (Lisboa)teremos tempo de batráquio.
saudações cordiais,
CB