Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.
Rajada à superfície, WRF 6z.

YSQcoLC.gif
 
Se o GFS já não dava nada de especial em termos de precipitação na altura de maior frio para a madrugada de terça feira, agora na saída das 12h cortou a precipitação por completo em muitas zonas e o frio também regrediu. :(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Se o GFS já não dava nada de especial em termos de precipitação na altura de maior frio para a madrugada de terça feira, agora na saída das 12h cortou a precipitação por completo em muitas zonas e o frio também regrediu. :(

Pelos vistos o litoral no evento de Terça vai ser tanto ou mais beneficiado que o interior em termos de frio em altitude e cotas de neve, estarei certo?
Acham que o Cape combinado com aqueles -30ºC a 500hpa vai compensar a falta de precipitação durante o dia/tarde de Terça e potenciar assim a formação de boas células mesmo depois da passagem da frente ou esses dois fatores serão irrelevantes?

Obrigado desde já. :)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
estes modelos, principalmente o GFS, a modelar a mais de 2 dias, de inverno é quase igual a eu jogar no euromilhões com apenas 2 euros, não acerta uma, e está sempre a mudar do 8 para o 80, ainda de manhá dava bastante chuva para a próxima semana e agora nem pinga.

Pois mas não temos muito onde nos basearmos...ou os modelos ou nos que os antigos dizem :). Tanto tiram como metem chuva, no entanto ambos os modelos mantêm por perto o AA. O GFS dava daqui a uns dias chuva mas já tirou e só para o final do mês é que volta a colocar!! Penso que para já depois da chuva que vem o Sol está de volta e...vamos vendo as RUN! Até lá ainda vamos ter um evento interessante de neve... a seguir esta noite e amanhã.

Cumprimentos
 
Da saída do GFS de hoje das 06h:

crPAiXO.gif



Nota-se bem que já há muito frio instalado do lado de Espanha, com cotas baixas durante todo o período, em algumas regiões muito baixas mesmo.

Pelo nosso lado da fronteira, o sector quente trará uma entrada mais "chata" de ar mais quente com cotas mais altas, precisamente no período de precipitação mais intensa (aproximação da frente fria).

Ainda assim o GFS (que costuma ser pessimista na manutenção do frio instalado neste tipo de sistemas) deixa as cotas sempre bastante abaixo dos 600m no extremo Nordeste do país, mesmo no período mais quente! Conhecendo a tendência de o frio acabar por resistir mais do que é modelado pelos globais nestas regiões e neste tipo de situações, há alguma esperança de um novo nevão interessante a cotas médias nas regiões mais interiores do Norte e Centro. Vamos aguardar...

Interessante também depois o espalhar de cotas médias (600-800m) a quase todas as regiões no pós-frontal, já com fluxo de Norte, mas como normal, infelizmente, com o fluxo de Norte, os aguaceiros essencialmente ficarão restringidos ao litoral, pois ficam retidos nas montanhas do lado de Espanha a Norte...

Como disse, a maior esperança, mas sem grandes certezas, será de o frio "aguentar" um pouco mais que o modelado, e de as cotas não chegarem a subir tanto como o GFS prevê no sector quente, onde haverá o grosso da precipitação. Se tal vier a acontecer, aí sim, poderemos ter um nevão interessante.
 
Situação de amanhã em relação à temperatura mantem-se constante, descida de temp. máxima de 1ºC.

Em relação à chuva chove maioritariamente entre as 3h00 e as 9h00 e no litoral prolongam-se até às 12h00 podendo mesmo chover à tarde até às 18h mas apenas chuva fraca. O acumulado de amanhã deve rondar os 3mm nas terras afetadas pela precipitação.

A chegada das frentes leva consigo ondulação de 4-5 metros que se deve notar mais na quarta feira.
O vento também aumenta de intensidade ao longo do dia mas as rajadas vão estar entre os 50-60 km/h no litoral centro, nada de mais.

Nos restantes dias da semana ainda é provável cair chuva fraca no litoral e aguaceiros no norte, visto que ainda há uma instabilidade pois estamos entre um sistema de baixa pressão e outro de alta pressão. Temperaturas vão continuar constantes até quarta-feira e a partir daí revela-se um aumento da temperatura de 3ºC devido à aproximação do AA.

Talvez para o final do mês de Janeiro venha mais chuva.
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta
Previsão de aguaceiros de granizo para amanhã:

IPMA:

Previsão para 4ª feira, 21.janeiro.2015

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu geralmente muito nublado, apresentando-se temporariamente pouco
nublado nas regiões do interior até ao início da manhã.
Aguaceiros a partir da manhã, que poderão ser de granizo, e que
serão de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota
para os 800/1000 metros de altitude.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando
moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas da ordem de 65 km/h na
faixa costeira e nas terras altas, em especial a partir da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior.
Formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior.
Pequena descida da temperatura mínima.

REGIÃO SUL:
Céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente muito nublado
a partir da manhã.
Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir da tarde
no Alentejo.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando
moderado a forte (30 a 40 km/h) com rajadas da ordem de 60 km/h
na faixa costeira e nas terras altas, em especial a partir da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior.
Formação de gelo ou geada nas regiões do interior.

GRANDE LISBOA:
Céu pouco nublado ou limpo, tornando-se muito nublado a partir da
manhã e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de norte, tornando-se
moderado (25 a 35 km/h) de noroeste a partir da tarde.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado, com ocorrência de aguaceiros a partir
da manhã e que poderão ser de granizo.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado a forte
(30 a 40 km/h) com rajadas da ordem de 65 km/h a partir do final
da manhã.
Formação de gelo ou geada.
Pequena descida da temperatura mínima.

Atualizado a 20 de janeiro de 2015 às 11:2 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 
Situação para amanhã: Células continuam a dirigir-se para sul coladas ao litoral oeste por isso aguaceiros fracos são possíveis à tarde, podendo ser moderados mas são breves. Só o litoral deve ter chuva.

Para quinta
: Passagem de uma frente quente de pouca atividade, entre as 12h e as 18h, acumulando mais no norte de Portugal e ao longo do seu percurso até ao centro vai diminuindo a chuva e em Lisboa já só se prevê chuva fraca e o sul de Portugal é pouco provável chover.

Em ambas as situações são possiveis rajadas na ordem dos 50km/h
Temperatura mantém-se parecida com a de hoje excepto na quinta feira que já sobe.

Resto do mês: De acordo com as previsões resume-se na aproximação do AA, aumento da temperatura e uma ou outra situação de chuva fraca. Céu limpo deve permanecer a partir de sexta-feira. Pressão volta aos 1030 hPa. Temperatura é capaz de chegar aos 20ºC em alguns locais.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.