Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.
Como disse, chuva fraca mantém-se visto que estamos "metidos" no meio entre o AA e a depressão no mediterrâneo, o que gera esta chuva fraca irritante o dia todo no litoral e que deve durar até sexta-feira...:mad: Preferia que se chovesse ou menos fosse alguma coisa de jeito.

Frente quente de amanhã mantém-se estacionária até ao fim de sexta-feira, para variar, no litoral...

Tempo fresco e propicio a gripes desaparece na sexta e temperaturas aumentam e mantem-se assim até ao final de Janeiro com céu limpo e o AA.
 
A correlação entre a posição do anticiclone e das temperaturas superficiais do oceano torna-se cada vez mais evidente.
A evolução da última semana relativamente à anterior mostra um retorno a uma tendência de erosão da anomalia positiva que tinha recuperado ligeiramente ao largo das costas ocidentais europeias, assim como erosão de todas as outras anomalias positivas do Atlântico Norte. Reforço da anomalia negativa central a norte dos Açores e manutenção em torno destas ilhas de um contraste negativo em relação a toda a área atlântica a oeste e sudoeste, ou seja o anticiclone para oeste ou sudoeste não vai tão cedo. Pelo contrário, aquela anomalia negativa tenderá, senão a deslocá-lo para norte, pelo menos a criar-lhe periodicamente uma extensão como se tem observado nos últimos dias e se prevê para os próximos. A persistência durante estes dias da corrente de nor-noroeste nas nossas costas e ao largo vai com certeza baixar as temperaturas e facilitar a extensão do AA novamente para cima da península ibérica, mas mantendo sempre a base sobre os Açores.
Esta distribuição das SST já dura desde o fim de Novembro, apesar de algumas flutuações durante a primeira quinzena de Dezembro. A anomalia negativa central já existe desde o verão, e a anomalia positiva deste lado do oceano iniciou-se então a sudoeste da península e moveu-se progressivamente para nordeste, teve o seu máximo no início de Novembro.

Semana de 11 a 17 de Janeiro
tRf3R2A.gif


4 a 10 de Janeiro
72xKYa6.gif



comparação com última semana de Novembro:
AC8OPM4.gif
 
Para a semana o AA volta em força!

Xx1zqjL.png

odbuIBH.png

Já em Fevereiro
kMcuugh.png


Pela 2ª imagem vê-se perfeitamente o bloqueio da Peninsula Ibérica contra as baixas pressões, ao contrário do resto da Europa... a mesma situação de há 2 semanas, anomalia de chuva deve ser mais que negativa se o modelo previsto estiver certo.
Já em Fevereiro o AA vai mais para nordeste... ou então não, acompanhemos a situação.
 
Poderá acontecer um encaixe do AA e uma possível extensão do VP, e aí trazerá uma vaga de frio de cariz continental para a Europa e que nós afectará! Mas não sou expert na matéria... Penso apenas que a cereja no topo do bolo ainda virá, para ser o fim do inverno!

Há alguma possibilidade de bloqueio (ténue para já) para início de Fevereiro, o que associado à entrada de bastante frio na Europa Central e de Leste poderia trazer algum frio continental, de facto. A ver como evoluí.

Quando referes "encaixe do AA" o que queres concretamente dizer? Encaixa onde?
 
  • Gosto
Reactions: Candy e joselamego
Há alguma possibilidade de bloqueio (ténue para já) para início de Fevereiro, o que associado à entrada de bastante frio na Europa Central e de Leste poderia trazer algum frio continental, de facto. A ver como evoluí.

Quando referes "encaixe do AA" o que queres concretamente dizer? Encaixa onde?


Por cima da Europa, propriamente na Escandinavia, como diz o Norther, tenho essa esperança....
sim de facto há essa possível tendência do bloqueio em fevereiro.... vamos aguardar para ver se se concretiza!
obrigado pelas tuas palavras, David
 
Basicamente para o resto do mês, e na proxima semana os dias clonam-se sucessivamente, quase inalteração de temperatura. Muito boa estabilidade.
Nevoeiro deve voltar, bem como as inversões pois não há nuvens e o vento é fraco. Onde é que já vi isto??
pzXF0hC.png


Chuva talvez só na passagem para Fevereiro
Se não chover até então, o mês termina com 96,5mm, exatamente a média de 71-00 (Lisboa) do IPMA, algo raro acontecer.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.