camrov8
Cumulonimbus
não falo só de Junho mas do ano todo como disse parece a Escócia tivemos uma duas tempestades de resto é aquele chuveirinho que não para de frentes atrás de frentes o proprio inverno não parece tão frio mas pode ser so de mim
não falo só de Junho mas do ano todo como disse parece a Escócia tivemos uma duas tempestades de resto é aquele chuveirinho que não para de frentes atrás de frentes o proprio inverno não parece tão frio mas pode ser so de mim
Gosto imenso da tua previsão stormy, deves continuar sempre que possas fazê-la. Mas desta vez, apetece-me competir contigo.
mais antigos e não falo o de 2003 e 2005 isso, isto esta a ficar esquisito, só me lembro de tal em 2001 quando choveu de setembro a junho com uma ou outra semana de calmaria agora dois anos seguidos de chuva tempos infinitos parece a Escócia , até os invernos não parecem tão frios,
É mais do mesmo, basta ler a previsao e ver que sai tudo ao contrário
Ainda há aí termos a previsão do Stormy q ainda não entendi.
O que significa SRH? Diferença entre SBCAPE e MLCAPE? E como é que ar seco nos níveis médios da atmosfera pode gerar granizo?
SBCAPE - CAPE com base em dados de superfície (temperatura e ponto de orvalho ou humidade relativa observados a aproximadamente 2m - altura média de colocação dos sensores)
MLCAPE - CAPE médio com base na taxa de mistura e na temperatura potencial do ar atmosférico na camada mais próxima do solo com 50hPa, 100hPa, 500m ou 1km de espessura (MLCAPE50, MLCAPE100, MLCAPE500m, MLCAPE1km)
.
Eu costumo ver os mapas do estofex modelmaps, eles teem o MLCAPE com base nos primeiros 30hpa ( aprox 500m), enquanto que o GFS dá o MLCAPE com base no 1ºkm.
Eu costumo referir-me ao MLCAPE30 como SBCAPE, apesar de não ser 100% correcto, mas basicamente estamos a tratar de uma camada que é praticamente a superficial..
De resto, muito bom esclarecimento
Quanto ás falhas...peço desculpa por falhar mais vezes do que todos gostariamos, mas é algo incontornavel...especialmente dado o facto que eu faço as previsões com umas 24h de antecendencia, e no mundo da convecção muito pode mudar nesse espaço de tempo.
Estou neste momento a fazer uma estatistica relativa ás previsões, que começou em Março...estou a fazer com a ajuda do Rozzo, que é meteorologista e alem de fazer a estatistica avalia com toda a imparcialidade as previsões, permitindo uma revisão o mais correcta possivel.
Quando tiver uma base estatistica mais alargada publicarei os resultados...
Este ano, as orvalhadas podem dar lugar às trovoadas.
Não me lembro de uma única noite de S. João que os balões fossem abrilhantados com actividade eléctrica nos céus.Zero. Alguém se lembra?
Pois bem, este ano , na noite mais longa do Porto, em que tanta gente “não é a única a olhar o céu”, haja relâmpagos “manjericados” , trovões em quadras soltas ,fogueiras de aguaceiro ocasional.
Há essa possibilidade. Logo se vê.
Seria a 1ª vez. Épico.