Boas..
Quanto á previsão convectiva para amanhã, espera-se actividade pontualmente forte/marginalmente severa no litoral oeste e região sul.
Analise/Sinóptica
Em altura a cut off finalmente move-se para leste entrando no litoral centro.
A rodear o centro da circulação em altura, uma area de fluxo mais intenso ( potenciando shear) afecta o sul e o norte do território.
Á superficie uma area enlongada de baixa pressão entra tambem pelo território...uma massa de ar humido e quente envolve a depressão á superficie.
Durante o dia, com o aquecimento á sfc e a chegada do nucleo de ar frio em altura, o CAPE antigirá maximos proximos a 1000J/Kg.
SUL/SUDOESTE
2f00h----2f15/18h
Na região sul durante a primeira metade do dia teremos uma sinóptica interessante...
Antes da chegada do nucleo da cut-off propriamente dito, um máximo secundario de vorticidade deverá avançar sobre a região, com um lobo de forçamento dinamico associado assim como um maximo de fluxo nos niveis médios e altos.
Á superficie, na extremidade sul da depressão que se aproxima desde o Atlantico, uma pluma de ar quente é direccionada para a região...interagindo com a area de melhor dinamica em altura.
Em resposta á intensificação do fluxo, valores de 0-6km shear entre 10 e 20m/s deverão ocorrer, assim como forçamento dinamico adequado á genese de varios focos convectivos.
O gradual arrefecimento dos niveis altos deverá, em conjunto com o ar energético á superficie, garantir pelo menos uns 500-800J/Kg de MLCAPE..
As condições parecem favoraveis a células com alguma organização...o shear não demasiado intenso deverá permitir alguns clusters com risco de precipitação excessiva e granizo.
Na dianteira desses clusters um ou outro segmento linear ou mesmo supercélula poderá gerar rajadas marginalmente severas e granizo pontualmente mais significativo....não se pode excluir uma tromba ou tornado breve.
Um nivel laranja é para já excluido essencialmente porque nem o CAPE nem o Shear se aparesentam em valores demasiado notaveis..
LITORAL NORTE E CENTRO
2f10h----3f22h
A cut off aproxima-se e entra pelo litoral centro durante o dia...
O shear devido á circulação na margem da cut off deverá ser mais expressivo a norte de Leiria/Coimbra, com valores até 10-15m/s entre a sfc e os 6km.
Á superficie uma depressão enlongada avança desde o atlantico e entra num eixo entre Lisboa e Viseu..ao longo do eixo central há um aumento da convergencia á superficie onde o fluxo roda de S para N ( wind shift line)...esta convergencia será acentuada pela topografia.
Espera-se que durante o dia se gerem valores de MLCAPE até 800-1000J/Kg com valores de TTindex até 50...dados os geopotenciais algo baixos e os valores de TT index moderados espera-se uma iniciação convectiva algo vigorosa e rápida logo durante a manhã..
Á tarde, a influencia da wind shift line, das brisas maritimas e da topografia deverá possibilitar a genese de varios clusters convectivos de movimento lento com risco de precipitação excessiva e granizo.
A norte de Leiria, a presença de mais shear deverá possibilitar células com ciclos de vida mais longos, e aqui há mais confiança na ocorrencia não só de precip forte/granizo mas tambem de microbursts.
A sul de Leiria até Setubal as células serão de caracter pulsante, mas mantenho um nivel amarelo marginal dado que pelo menos na fase de maturação algumas das células serão capazes de granizo e precipitação excessiva.
No extremo Interior os modelos projectam menos humidade á sfc, o que reduz o CAPE, pelo que a confiança num nivel amarelo é para já demasiado pouca.
Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
- Precipitação excessiva
- Granizo
- Microbursts ( marginal)