Nestas ultimas runs foi tirado bastante calor face ao previsto inicialmente em especial para Quarta e Quinta....
Não me pareçe que seja ainda desta que se passa dos 36º C !
E manterem essa tendência, retiraram calor, bem como a durabilidade de um período quente, tendencialmente mais curto, vamos ver o que este Verão nos reserva.
Estão a falar do gfs? É que segundo o modelo apresentado nas previsões de máximas e mínimas do ipma (creio que seja o ecmwf) voltaram a carregar mais no calor e na durabilidade da coisa, recentemente. Mas, se, por outro lado, o gfs voltou atrás, isso fica mais interessante, sem dúvida. O ipma está a falar agora em 36C para Lisboa no Domingo, e temperaturas acima dos 30C para o Porto.
(...) enorme divergência(...) Analisando por exemplo que na maior parte dos modelos a ISO 20 não passa do Montejunto para cima (...)
A "enorme divergência" é de cerca de 2ºC a 850 hpa. Havendo fluxo de leste no Norte do país, é absolutamente irrelevante na temperatura à superfície. O modelo menos quente é o ECMWF, que mesmo assim prevê 4 dias de temperaturas superiores a 30ºC no Porto e 6 dias em Braga.
E todos os modelos têm a iso 20 até ao Norte do país, com excepção do ECMWF (que mesmo assim a coloca lá uns dias depois).
O meteograma do GFS mostra que as temperaturas começam a baixar a partir do dia 16 de forma lenta, mas a sua duração ainda não está relativamente certa, o pico maior de calor vai ser entre os dias 13 e 15, em que as temperaturas podem chegar aos 40ºC no interior alentejano, aos 33/34ºC no Algarve, 35/36ºC em Lisboa e os 30/31ºC no Porto, isto são as temperaturas máximas qur podemos atingir e as mínimas serão tropicais essencialmente no sul do país.
Melhoria significativa do estado do tempo. Em especial a partir de quarta-feira onde iremos ter dias de tempo quente em todo o território.
http://youtu.be/NAYRN6YvGJE
Muito bom Manditu é pena não fazeres estas previsões com maior regularidade.
PW a juntar a falta de por vezes ter pouco tempo, há também um certo desalento para a divulgação destas.
Talvez possa ser compreendido por alguns de nós.
Muito obrigado pela mensagem é isso que me dá força e ainda querer divulgar.