Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boas,

Para já olhando aos modelos hoje nada de novo surgiu face ás previsões do dia anterior. A temperatura vai subindo até atingir o seu máxima na Sexta e Sábado com temperaturas acima da média na ordem dos 35/36º no litoral centro e interior sul e centro, com mais enfase no interior alentejano que de acordo com os dados do dia hoje poderá chegar aos 37/38 ºC !

Neste momento não me parece que atinja mais do que isso .....

PW a juntar a falta de por vezes ter pouco tempo, há também um certo desalento para a divulgação destas.

Talvez possa ser compreendido por alguns de nós.

Muito obrigado pela mensagem é isso que me dá força e ainda querer divulgar.

O trabalho muito valido e melhor q os q se encontram na CS força para continuares.

PW a juntar a falta de por vezes ter pouco tempo, há também um certo desalento para a divulgação destas.

Talvez possa ser compreendido por alguns de nós.

Muito obrigado pela mensagem é isso que me dá força e ainda querer divulgar.

Muito bem Manditu, as tuas previsões são excepcionais ;) continua assim... Eu estoua ver se compro a minha estação meteorológica nova para depois colocar os valores online :)
Boa sorte!
PS: Gostava que também fizesses ou desses uma opinião quando achares que há boas hipóteses de trovoadas para a nossa zona, pois eu adoro vê-las :p

Segundo os modelos o calor não será tão intenso como se perspectivava nem terá uma durabilidade muito prolongada muito por culpa de um enfraquecimento e deslocação do AA fazendo com que as temperaturas desçam a partir do inicio da proxima semana, o que é bom para que o mês tenha uma media de temperaturas dentro da norma, , ainda assim teremos 3 dias de intenso calor mas sem se aproximar de grandes extremos verificados em outros Junhos de outros anos.

Temperaturas que andarão entre os:

Lisboa, Vale do Tejo, Setubal-34-36 graus;
Litoral Norte-29-33;
Interior Alentejano Beira Baixa-36-39 graus

Parece me que este evento não vai previligiar muito o Norte do pais desta vez o que se passou o ano passado foi algo muito excepcional, concentrando-se o calor mais extremo no interior alentejano e vale do tejo e sado como é mais normal.

• Gosto
Reactions: vitoreis
Interessante q devido as geopotencias e ao deslocamento da dorsal mais para SW favorecendo uma circulação de Leste o calor pode se concentrar no litoral alentejano e Algarve com maximas muito altas em estaçoes como a de Sines ou Lagos anormalmente altas.

Isso é sair de casa e não sentir o sol na sua "majestade"............é não sentir o calor seco a bater na cara!.......é não escutar as cigarras a cantar! ......é não sentir a cortiça nos sobreiros a estalar!............isso é nem mais nem menos do que o Verão alentejano que tarda em chegar! é isso amigo;)

:lol: mas quem te disse q o mesmo nao acontece com muito mais frequencia em outros anos? :)
Segundo o teu raciocinio a partir de sexta viramos Marrocos:lol:

Bom dia,

Eu não me parece que haja uma grande diminuição de calor porque na maior parte das saídas as máximas previstas era na ordem dos 36/37º de máxima nas regiões do interior sul e cerca de 34/36º na região de Lisboa e Setubal.

E o calor que aí vem nem é nada de especial para a altura do ano em que estamos ....
Por exemplo Beja tem neste mês uma média de máximas na ordem dos 29ºC e extremo absoluto na ordem dos 45ºC o que sugere que este mês é de uma grande variabilidade atmosférica, tanto no mês como no ano ....

Na me parece que todo que seja ainda este mês que se chegue perto dos 39ºC sequer !