Boas...
Para amanhã poderão surgir alguns aguaceiros dispersos, e talvez uma ou outra trovoada..
Analise/Sinóptica
Em altura uma dorsal avança desde o Atlantico, enquanto que sobre Espanha se mantem uma pequena bolsa de vorticidade em altura, com presença de ar mais frio e menores geopotenciais.
Entre as duas, uma corrente fraca de norte afecta PT continental...o fluxo é mais intenso nos niveis altos podendo proporcionar algum anvil layer shear, potenciando algo as células que consigam atingir topos por cima dos 8-10km.
Á superficie, um Anticiclone establece-se na Biscaia, com um fluxo de NE a transportar ar humido desde o Sul da Europa, resultante de varios dias de tempo quente + elevada evapotranspiração.
Durante a tarde espera-se que haja forte insolação e estabilidade á superficie devido á presença de uma camada de ar quente nos niveis médios....no entanto por altura do pico térmico as temperaturas deverão superar os 35ºC em boa parte do Interior, o que em conjunto com os valores de humidade absoluta algo elevados, deverá gerar algum CAPE...o WRF coloca uns 500-1000J/Kg em alguns pontos...o GFS aposta em valores em torno aos 400-800J/Kg...
Sem forçamento dinamico modelado, o mais provavel é que surja um ou outro foco convectivo associado á orografia/frente de brisa, em especial no interior norte e centro.
Não se pode excluir que uma célula mais forte beneficie do shear em altura, podendo gerar algum granizo.
Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada