Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Na run das 12h GFS , continua com valores superiores a 40ºC na zona leste de Alcácer do sal

Previsão para as 17h de hoje
XSRjfVQ.jpg

Para mim ,não estudaram corretamente os locais com brisa , pois na estação IPMA de Alcácer às 16hutc estava com vento 18km/h de Oeste !

E no mapa de previsões para essa hora , tinha vento fraco (leste /NE )
HXpfkOU.jpg

Penso que Elvas terá as melhores condições para ter a máxima mais alta, o vento está fraco e de leste.
Beja está com vento W e Portel com SW.

manteve-se firme nos 30 ou 31C.

Na run das 12h GFS , continua com valores superiores a 40ºC na zona leste de Alcácer do sal

Previsão para as 17h de hoje
XSRjfVQ.jpg

Para mim ,não estudaram corretamente os locais com brisa , pois na estação IPMA de Alcácer às 16hutc estava com vento 18km/h de Oeste !

E no mapa de previsões para essa hora , tinha vento fraco (leste /NE )
HXpfkOU.jpg

Penso que Elvas terá as melhores condições para ter a máxima mais alta, o vento está fraco e de leste.

De facto, os desvios não são sempre no mesmo sentido, veja-se também as temperaturas nocturnas ridículas que o GFS tinha previsto para a noite passada na faixa interior do litoral norte e que já vinha reiterando há várias runs. Parecem-me teimosias do modelo que são mantidas apesar de até mesmo em cima da hora já serem desmentidas pela observação. Pergunto-me se o modelo recebe e "digere" sempre atempadamente os últimos dados de observação para todas as regiões do globo e com que pormenor o faz? Será que usa sempre toda a malha de observações ou por vezes para acelerar a produção retira apenas amostras?

• Gosto
Reactions: Névoa
Uma questão: se no domingo teremos nortada, sendo que se esta entrar até às 16h no litoral a sul de Setúbal, não será de considerar que aquele "ponto quente" que repetidamente o GFS nos dá terá temperaturas bem inferiores às previstas por este modelo?

Também não sei até que ponto os modelos usam realmente as observações de superfície das estações ou se utilizam preferencialmente a detecção remota dos satélites.
Mesmo assim, um rudimentar exemplo mostra que o vale do Sado não parece de todo ser um ponto quente superior às demais regiões do Alentejo. As imagens IR apresentam tons de acordo com a radiação infravermelha, logo relacionada com a temperatura da superfície e/ou nuvens. Neste caso, com o céu totalmente limpo, revelam uma relação directa com a temperatura do solo e portanto da camada de ar mesmo junto à superfície:
rSwlEjs.jpg

Comparando aquela imagem com a carta de temperaturas à mesma hora:
uIGWO7Y.jpg

Uma questão: se no domingo teremos nortada, sendo que se esta entrar até às 16h no litoral a sul de Setúbal, não será de considerar que aquele "ponto quente" que repetidamente o GFS nos dá terá temperaturas bem inferiores às previstas por este modelo?

Na minha opinião o "ponto quente" parece-me ser visto com aquela intensidade apenas pelo GFS, os outros modelos não o apresentam desse modo.

Na rede IPMA às 18h, era a estação de Elvas com a temperatura mais elevada, 39,3ºC com vento a enfraquecer e rodar para SE.

Pode ainda subir na próxima hora (19h) , estive a ver na estação registada no Wunderground e teve o registo da máxima (36,7ºc) às 18:37h

Link: http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IALTOALE2#history

Última edição:
O vale do Sado também me parece estranho ocorrer temperaturas tão altas, para além de que não há estações suficientes para confirmar essas temperaturas... Acho que o triângulo Beja, Amareleja e Elvas é que deve chegar aos 43-44ºC.

Acho que esta nova mudança do GFS é mais fiável:
5S5RaPa.png

E para segunda parece que os termómetros também vão continuar altos, estende-se agora de Évora a Castelo Branco:
AA3tg4X.png

AA3tg4X.png

Esta ascensão do calor mais para Norte deve-se ao vento de sul, vento este relacionado com a depressão no Norte do Atlântico que vai "adicionar" a o núcleo de baixa pressão vinda do Norte de África mais conhecida como a fornecedora de calor. Desta vez o calor tem outro destino que é a Europa Central, enquanto que Portugal é invadido pela depressão do Atlântico:
cQwzpgR.png

H7VmGnA.png

Ou seja... A partir de Quarta-Feira levamos com ar marítimo a valer!
TuBHYR5.png

Com o AA localizado mais a sul estas situações são mais provaveis de ocorrer, chegada de calor intenso e depois "limpeza" pelos ares atlânticos.

• Gosto
Reactions: CptRena e Joaopaulo
Pelos vistos até não vai ser tanto calor como se fazia alarido.
Não são os 44ºC que se chegava a prever no Alentejo, ou os 37ºC de grande parte do interior centro,.

Uns 40º no Alentejo (já em Maio se chegou a este valor), 34-35ºC pelo resto do interior norte e centro, 25-30ºC junto ao litoral.
Parece-me normal de um dia quente de Agosto. E com nortada ajudará a evitar o calor extremo em grande parte do litoral.

Depois quarta vêm o ar fresco novamente. Está tudo relativamente normal.

Pelos vistos até não vai ser tanto calor como se fazia alarido.
Não são os 44ºC que se chegava a prever no Alentejo, ou os 37ºC de grande parte do interior centro,.

Uns 40º no Alentejo (já em Maio se chegou a este valor), 34-35ºC pelo resto do interior norte e centro, 25-30ºC junto ao litoral.
Parece-me normal de um dia quente de Agosto. E com nortada ajudará a evitar o calor extremo em grande parte do litoral.

Depois quarta vêm o ar fresco novamente. Está tudo relativamente normal.

O IPMA dá 44 para Domingo e Segunda em Beja por exemplo...