Então condições de instabilidade forte já não é de esperar nos próximos tempos??
Está tudo um pouco confuso, ora há cape e não há humidade, ora há humidade e não há cape..
Esperemos mais um dia para ver o desenvolvimento .
]ToRnAdO[;278449 disse:Boas,
CAPE/LI muito interessantes, mas não chega!! Falta muita hum. a 700hpa!
Segundo a NOGAPS essa humidade a esse nivel é escassa, o que me leva a querer que dentro destas 48h seguintes as possibilidades de haver trovoadas um pouco por todo o pais está fora de questão... Um ou outro sistema isolado poderá ocorrer no interior centro, nada demais...
A partir das 48h com a injecção de ar maritimo devido ao levante as possibilidades tanto no litoral ou no interior serão bem melhores para o desenvolvimento de celulas ou sistemas convectivos mais organizados até lá é desfrutar para quem pode destas temperaturas quentes...
Eu até acho que nos 700hpa a coisa nem está muito má...e uma dry layer não é impeditiva da ocorrencia de convecção ( até ajuda á ocorrencia de granizo).
Após a frente que está neste momento a afectar o litoral e atravessará o país até ao fim da manhã de amanhã, teremos uma gradual subida das temperaturas, sendo que já na Terça feira as temperaturas deverão ultrapassar os 30ºC no interior centro e sul.
Depois, para o final da semana, o ambiente pode tornar-se explosivo. Já são várias saídas do GFS a prever CAPE superior a 1000 J/kg e LI inferior a -5. A saída das 12z é absolutamente excepcional prevendo estes valores, para Évora, algo que eu não me lembro de ver numa previsão em Portugal:
Ainda falta muito tempo, e nestas situações convectivas, passa-se do 8 para o 80 e vice-versa de uma saída para a outra, mas se acontecer o que está sendo previsto poderemos ter eventos muito severos na Quinta e na Sexta feira.
Dia CAPE L.I. Prec.
Quarta 11 1267 -4,3 0,3
Quinta 12 1518 -5,2 5,0
Sexta 13 2092 -7,2 10,5
Sabado 14 2108 -7,0 6,9
Domingo 15 2274 -6,4 3,9
]ToRnAdO[;278457 disse:Estás a falar de que dia? Sinceramente não vejo frio em altura suficiente... pelo menos hoje e amanha! Vejo sim, uma depressão térmica associada ao levante... A partir de Quarta-Feira, sim... nestes dois dias não, pelo menos a guiar-me pela GFS / NOGAPS!