Como já se nota perfeitamente, toda a depressão está envolta numa banda convectiva muito intensa, com vigorosas células no seu seio.
O dia de hoje será relativamente calmo...salientando-se apenas o vento forte e as temperaturas bastante agradaveis.
No entanto, a partir da tarde, com o aquecimento diurno a atingir o climax e com a frente a aproximar-se espero que, nomeadamente na costa oeste e de um modo geral na região Sul se começem a formar algumas células.
Durante a noite de hoje e o dia de amanhã teremos aquela frente a progredir muito lentamente para leste, resultando em actividade convectiva intensa com muita chuva e vento.
Amanhã uma bolsa de ar frio em altura será arrastada deste Oeste para as proximidades do território peninsular, reforçando o fenómeno de frontogenese e causando a entrada de sucessivas linhas de instabilidade sobre Portugal continental, permanecendo a zona costeira e o Sul as regiões mais afectadas, já que o interior norte e centro em principio serão afectados indirectamente pelos restos dos sistemas convectivos e por fenomenos de precipitação orografica eventualmente moderada a forte e pressistente dado o caracter tropical/subtropical da massa de ar á superficie.
Sengunda feira e até Terça feira ao inicio da tarde teremos uma situação similar, com a cut-off/cavado quase estrangulado a oeste expressando-se á superficie, e um fluxo instavel de SW/WSW.
Na minha opinião esta noite e o dia de Domingo serão os periodos mais favoraveis a actividade localmente severa.