Primeiro uma analise á situação actual, utilizando o canal do vapor de agua do NHC:
Uploaded with
ImageShack.us
Temos:
Uma depresão a NE dos Açores, com uma frente activa extendendo-se para SE e associada a um cavado que se vai aprofundar a oeste da costa portuguesa nas proximas 24h.
Um complexo depressionario em altura ( ULL) a NE das Caraibas/Leeward islands, que se movimentará lentamente para N.
Uma crista anticiclonica a N/NE das Bermudas.
...................
T+42h
Uploaded with
ImageShack.us
Observa-se que a dorsal anticiconica do Atlantico se move para leste, com o cavado a oeste de portugal a aprofundar-se acabando por atarvessar a PI a partir das 72h.
Com isto esperamos chuva na 6f e no Sabado, por vezes forte durante a noite de 6f-Sab.
Esperam-se condições propicias á ocorrencia de actividade convectiva inserida na frente, mas de fraca a moderada intensidade.
No dia de Sabado chegará um nucleo frio em altitude, pelo que continuaremos em regime pós frontal bastante activo durante o Sabado e até á manhã de Domingo.
T+114h
Uploaded with
ImageShack.us
Observa-se a propagação para leste da crista anticiclónica, com o establecimento do tempo seco e solarengo, embora com noites frias.
A partir de 2f até ao inicio da ultima semana do mês o tempo será dominado pela dorsal, primeiro com tempo mais frio, e com o avançar dos dias, com uma subida gradual da temperatura para valores ligeiramente superiores á média.
Nos Açores espera-se que a partir de meados da proxima semana se inicie um regime instavel de SW.
T+150h
Uploaded with
ImageShack.us
Como referi, mantem-se o cenário de dominio anticiclonico, com a crista establecida na PI, mas não durará muito a meu ver.
Existe a possibilidade daquela depressão no Atlantico tropical evolua para um ciclone tropical ou subtropical, já que arrasta á sua volta uma grande quantidade de ar tropical humido e se encontra "abrigada" pela dorsal Atlantica.
A carta que coloco acima intensifica o cavado na zona dos Açores e coloca o AA forte na Peninsula precisamente devido ao facto de se começar a "ver" essa possibilidade de um sistema tropical a S dos Açores.
A meu ver, o que se pode passar, é que uma depressão tropical seja capturada no cavado Atlantico ( sendo uma situação de algum risco para os Açores..merece acompanhamento), ou mesmo que não haja ciclone tropical, o cavado se intensifique ao interagir com aquela massa de ar muito energético a sul.
Como estamos numa fase de forte tendencia AO+/NAO+, a entrada de muita energia do Atlantico causaria uma imediata explosão da actividade extratropical no Atl. Norte dada a intensidade do vortice polar.
Assim sendo, espero que, depois deste intervalo de tempo mais estavel para a semana, a partir da ultima semana do mês e por cerca de 5-6 dias, a crista seja empurrada para a Europa Mediterranea e a PI fique sob influencia de uma situação de W/SW com tempo outra vez mais agreste.
Este periodo instavel pode depois acabar numa entrada mais fria de NW, com as primeiras neves significativas ás cotas médias ( na 1a semana de Dez), tal como eu já tinha referido anteriormente.
Mas há que ter os pés assentes na terra...este prognóstico a 200 e tal horas é muito susceptivel de mudar, e apesar de ser um cenário váido, é apenas um entre muitos.