StormFairy
Cumulus
Boas Peço desde já desculpa pelo off topic mas queria apenas aqui deixar uma saudação 

à excelente análise do Stormy 

Não ponho em causa a forma entusiasta com que o Stormy faz a análise, mas só por curiosidade em que é que nos podemos apoiar para dizer o seguinte:
"Entre dia 1-2Dez e 6-8Dez teremos um periodo mais frio, com as primeiras neves significativas ás cotas 700-900m, e um fluxo instavel de NW."
è que hoje é dia 18 e para prevermos o que se vai passar neste periodo parece-me cedo...![]()
Entretanto o Verão de São Martinho parece que vem com cerca de 15 dias de atraso... é que o principais modelos parecem apontar para um período de estabilidade anticiclónica a partir de meados da semana que vem, apanhando o fim de semana, e com geopotenciais até algo elevados a 500 hPa... Seriam dias bem azuis se as previsões se mantivessem...
É aguardar para ver as próximas saídas e ensembles mas a tendência tem-se mantido...
Essa precipitação será sob forma de neve a cotas da ordem dos 1200-1400m.
Boa tarde.
Não sou nenhuma pro, mas será que o IM vai colocar alerta por causa do frio (com neve nas terras altas) que aí vem? Na minha opinião penso que não, mas vocês dominam a matéria portanto![]()
Estas a referir-te a que datas especificamente....?é que termos neve nestes próximos dias, mas a cotas altas...depois bem mais à frente...outro episódio, mas talvez com cotas médias...
Refiro-me às que se aproximam, próxima semana.
Não sei de vai fechar tanto, David...não vejo muita energia aqui no Atlantico NE/E para se criar um nucleo tão bem desenvolvido...e agora o GFS12z meteu um cenário de cavado simples...portanto..para já acho essa hipotese de cut-off menos provavel.