Primeiro uma analise á situação actual, utilizando o canal do vapor de agua do NHC:
Uploaded with
ImageShack.us
Temos:
Uma depresão a NE dos Açores, com uma frente activa extendendo-se para SE e associada a um cavado que se vai aprofundar a oeste da costa portuguesa nas proximas 24h.
Um complexo depressionario em altura ( ULL) a NE das Caraibas/Leeward islands, que se movimentará lentamente para N.
Uma crista anticiclonica a N/NE das Bermudas.
...................
T+42h
Uploaded with
ImageShack.us
Observa-se que a dorsal anticiconica do Atlantico se move para leste, com o cavado a oeste de portugal a aprofundar-se acabando por atarvessar a PI a partir das 72h.
Com isto esperamos chuva na 6f e no Sabado, por vezes forte durante a noite de 6f-Sab.
Esperam-se condições propicias á ocorrencia de actividade convectiva inserida na frente, mas de fraca a moderada intensidade.
No dia de Sabado chegará um nucleo frio em altitude, pelo que continuaremos em regime pós frontal bastante activo durante o Sabado e até á manhã de Domingo.
T+114h
Uploaded with
ImageShack.us
Observa-se a propagação para leste da crista anticiclónica, com o establecimento do tempo seco e solarengo, embora com noites frias.
A partir de 2f até ao inicio da ultima semana do mês o tempo será dominado pela dorsal, primeiro com tempo mais frio, e com o avançar dos dias, com uma subida gradual da temperatura para valores ligeiramente superiores á média.
Nos Açores espera-se que a partir de meados da proxima semana se inicie um regime instavel de SW.
T+150h
Uploaded with
ImageShack.us
Como referi, mantem-se o cenário de dominio anticiclonico, com a crista establecida na PI, mas não durará muito a meu ver.
Existe a possibilidade daquela depressão no Atlantico tropical evolua para um ciclone tropical ou subtropical, já que arrasta á sua volta uma grande quantidade de ar tropical humido e se encontra "abrigada" pela dorsal Atlantica.
A carta que coloco acima intensifica o cavado na zona dos Açores e coloca o AA forte na Peninsula precisamente devido ao facto de se começar a "ver" essa possibilidade de um sistema tropical a S dos Açores.
A meu ver, o que se pode passar, é que uma depressão tropical seja capturada no cavado Atlantico ( sendo uma situação de algum risco para os Açores..merece acompanhamento), ou mesmo que não haja ciclone tropical, o cavado se intensifique ao interagir com aquela massa de ar muito energético a sul.
Como estamos numa fase de forte tendencia AO+/NAO+, a entrada de muita energia do Atlantico causaria uma imediata explosão da actividade extratropical no Atl. Norte dada a intensidade do vortice polar.
Assim sendo, espero que, depois deste intervalo de tempo mais estavel para a semana, a partir da ultima semana do mês e por cerca de 5-6 dias, a crista seja empurrada para a Europa Mediterranea e a PI fique sob influencia de uma situação de W/SW com tempo outra vez mais agreste.
Este periodo instavel pode depois acabar numa entrada mais fria de NW, com as primeiras neves significativas ás cotas médias ( na 1a semana de Dez), tal como eu já tinha referido anteriormente.
Mas há que ter os pés assentes na terra...este prognóstico a 200 e tal horas é muito susceptivel de mudar, e apesar de ser um cenário váido, é apenas um entre muitos.
Vou-me citar a mim mesmo pois este post é complementar do outro.
Os modelos ás 12z mativeram a tendencia de médio e longo prazo, com o senão do ECMWF ainda estar inclinado numa solução mais bloqueada ( com uma NAO/AO não tão positivas).
O GFS agora ás 18z, voltou a carregar no cenário das 12z e 00z, o que indica ser uma ideia sólida.
No que toca á evolução da NAO, os modelos colocam uma fase bastante positiva para os proximos dias, com uma tendencia de neutralização.
Padrão tipico de uma fase com circulação zonal forte, a que se segue a entrada de um grande cavado vindo de W, e posterior enfraquecimento da zonal, por exemplo com a subida do AA para uma posição meridiana até perto da Gronelandia.
Eu acho que esse cavado vai entrar em força a partir de dias 25-27, dando origem a um periodo de forte instabilidade, seguindo-se uma injecção fria e humida no inicio de Dezembro, resultante da tal fase de enfraquecimento da NAO.
A NAO:
Uploaded with
ImageShack.us
Há aquela questão da ciclogenese tropical a sul dos Açores...o GFS acentua a situação, colocando uma sinóptica algo preocupante para as ilhas a meio da proxima semana.
Outros modelos não o fazem, e depois acabam por colocar um cenário a meu ver muito deslocado da realidade no logo prazo.
Uns não veem a perturbação, e metem uma serie de ondulações no jet que vão apanhando alguma energia:
Ensemble NAEFS:
Uploaded with
ImageShack.us
Outros, como o GFS e o sistema de previsão ensebelistica dos EUA, veem uma perturbação tropical/subtropical bem defenida, com um grande aporte de ar muito energético desde o Equador, resultando na amplificação de um grande cavado bem organizado, que iria crescer a partir de meados da proxima semana, afectando bastante os Açores, e depois daria inicio á sequencia de tempo instavel no continente a prtir de 25-27Nov, acabando numa entrada fria de NW no inicio de Dez.
Ensemble GEFS:
Uploaded with
ImageShack.us
A meu ver, este ultimo, o mais acertado.
..........................................................................
Para os proximos dias..
Amanhã a partir da tarde volta a instabilidade, com a passagem de uma frente moderadamente activa, deverá chover bastante..e haverá algum vento, mas nada de mais.
Sabado e Domingo o cavado vai-se deslocar para ESE, com uma bolsa de ar muito frio aos 500hpa, dando origem a bastante convecção pós frontal, com granizo, e neve nas cotas media-altas acima dos 1400m.
Os Aguaceiros pós frontais poderão ser mais significativos na região centro e Sul dada a trajectoria da bolsa fria em altura e das linhas de forçamento dinamico a ela associada.
.........................................................................
Resumindo..
Teremos até 2f de manhã um periodo instavel, com as temperaturas a descer.
Entre 2f e dia 25-27 haverá um periodo de tempo anticiclonico, com as temperaturas a subir ( especialmente a partir de dia 22-23), sol, e ventos fracos.
Entre dias 25-27Nov e 1-2 de Dezembro poderemos ser afectados por uma situação de SW algo intensa, com ventos, chuvas, trovoadas e ondulações que poderão ser por vezes fortes.
Entre dia 1-2Dez e 6-8Dez teremos um periodo mais frio, com as primeiras neves significativas ás cotas 700-900m, e um fluxo instavel de NW.
Há ainda a situação dos Açores para meados ou finais da proxima semana, em que poderemos ter um sistema tropical/subtropical na area, interagindo com o cavado, num processo muito dinamico e portanto que merece bastante atenção...
E mesmo que não haja uma depressão tropical, só o aporte de ar muito energetico de S, em interacção com a ondulação do jet, poderia ser complexa e dar origem a uma ciclogenese ou a uma area de frontogenese muito activa.
E pronto..é esta a minha analise..parece-me a mais correcta, mas logo veremos