Já agora, alguém me pode dizer donde retira esses diagramas dos ensembles? São muito úteis porque condensam a informação toda. Estou farto de procurar no meteociel, mas só consigo ter acesso aos mapas individuais para cada perturbação, é muito chato estar a verificar um a um.
Cumps
Acho desnecessário vir aqui ao tópico e todos os dias ver mensagens repetitivas e sem base científica em como é certo que não vai chover neste mês, etc. Até pode acontecer, mas é absolutamente desnecessário quando já estamos fartos de saber como é a meteorologia e as previsões a longo prazo.
pessoal, para aqueles que não acreditam em 0.0mm para este mês, no final de Outubro falamos.
poderá não ser o 0.0mm puros e duros, mas só acredito quando vir chover.
Sim, já chega de bater na mesma tecla pois também não muda nada, discute-se aqui modelos, se mostram a mesma coisa não vale a pena repetir dia após dia a mesma coisa, fale-se apenas de possíveis mudanças no horizonte, de contrário o tópico torna-se chato e penoso de ler.
Para falar da situação em termos comparativos com eventos do passado usem o tópico do Clima de Portugal, para falar de tendência da estação, usem o tópico da previsão sazonal.
Vais ao meteociel, onde tens os modelos todos clicas em Ensembles, depois clicas em Diagrammes logo na 1ª da lista, depois clicas em Cartes Europe e depois clicas no rato onde quiseres e sai o diagrama.
Muito bom, mas como se interpreta aquelas linhas todas?![]()