Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

O que eu vos tenho a dizer é que se é sempre compensado. Actualmente estamos a ser compensados pelo tempo fresco e chuvoso que esteve em meses passados. Futuramente, acreditem que quando ela vier seremos bem contemplados :rain:

Pelo menos parece animador a saída deste tempo quente. Esta será a última semana. Vamos ver se apesar do anticiclone se manter, as temperaturas correspondem mais ao que é da época. Anticiclone sim, mas de inverno.

ecm0144.gif

Pelo menos parece animador a saída deste tempo quente. Esta será a última semana. Vamos ver se apesar do anticiclone se manter, as temperaturas correspondem mais ao que é da época. Anticiclone sim, mas de inverno.

ecm0144.gif

Agreste,
:thumbsup:
estou em crer que esta semana que se inicia será a última semana de temperaturas realmente altas.
Concordo totalmente com o que escreves, nem todos os anticiclones são iguais (óbvio) mas acima de tudo a circulação das massas de ar não o é.

A semana de mudança será a que se inicia a 17 de outubro.

Note-se que estamos a mais de uma semana de distância, há muito erro, ou melhor, incerteza.

Acho mas é estranho que o David ou stormy ainda não tenham arriscado uma análise futurológica a um semana/10 dias de distância:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

O que está a sobressair é o falhanço de previsões sazonais que davam Outubro como chuvoso e fresco. Até agora tudo indica que terminará bem seco e bem quente.

Estava aqui a pensar no padrão de 2007-2008. O Verão de 2007 foi fresco, provavelmente mais fresco que o deste ano. Outubro foi quente e seco, e depois Novembro também entrou quente e seco, recordo-me de ir à praia no início de Novembro e da água estar agradável. Em Dezembro houve um breve período fresco e com alguma chuva, mas depois Janeiro acabou por ser seco e quente. O que salvou o ano hidrológico foi um Abril muito chuvoso.

É que olhando para algumas sazonais, isto permanecerá seco e com temperaturas dentro da média nos próximos seis meses, ao contrário de 2004-2005, que foi seco mas com um Inverno muito frio :cold:

Acho mas é estranho que o David ou stormy ainda não tenham arriscado uma análise futurológica a um semana/10 dias de distância:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Arriscando...

Os próximos dias, até quinta ou sexta, serão quentes, com anticiclone centrado na Biscaia. A partir de sexta o anticiclone será empurrado para oriente pela acção de um centro depressionário situado entre a Gronelândia e a Islândia:

(Média dos ensembles do GFS, 12z)

gens-21-1-132_amm6.png

Durante o fim de semana uma frente de fraca actividade passará próximo da PI, sendo improvável que afecte qualquer região de Portugal. A dorsal atlântica ficará situada a oeste dos Açores, induzindo uma maior componente norte na circulação sobre a PI, fazendo descer a temperatura, mas mantendo-se sem precipitação:

gens-21-1-180_iyt9.png

A partir de perto de dia 20, pode-se formar o bloqueio que os modelos têm vindo a adiar, algures na Rússia, o que em conjugação com a dorsal a oeste dos Açores poderia originar um cavado nas nossas redondezas, podendo aí entrar a primeira frente de noroeste ou os primeiros frios mais rigorosos de norte. A saída das 18z, mostra uma possível frente de noroeste:

gfs-0-288_gwg8.png

Em 2009 a primeira frente atlântica invernal (isos baixas, neve na Serra de Estrela, vento forte) ocorreu a 20 de outubro. No sul do país, a segunda só chegou a 16 de Dezembro. Não há motivos para desespero.

O que eu vos tenho a dizer é que se é sempre compensado. Actualmente estamos a ser compensados pelo tempo fresco e chuvoso que esteve em meses passados. Futuramente, acreditem que quando ela vier seremos bem contemplados :rain:

acredito perfeitamente nisso.

tem sido recorrente situações em que anormalidades acabam por serem compensadas mais tarde.

contudo as previsões sazonais não auguram nada de bom.

Bem penso que já restam poucas duvidas que até Sábado vai se manter o calor de verão mas que termina por ai para em principio já não voltar! a partir do dia 15 ará refrescar e a partir do dia 20 em diante deverá ficar instável finalmente!!

Realmente já se nota uma mudança no padrão, embora lentamente, para a próxima semana, com uma corrente mais definida de Noroeste a baixar as temperaturas, e o começo da chuva, esperemos que assim seja, dúvidas não restam muito, pois os modelos já colocam a mudança há algum tempo. :)