Prematuro lançar foguetes com o GFS, não só a saída é um pouco isolada no seu próprio ensemble, como o muito respeitado ECMWF no longo prazo não é para já tão animador.
A frente do dia 18 já era, só a partir das 240 horas é que algo pode mudar. O GFS modela uma cut-off a cerca de 252 horas mas ela vai de tgv nem estaciona, só já na parte dos sonhos é que existe algo mais.![]()
Pois é, dia 18 devemos continuar com tempo seco, a run das 6h e como disse o Aristocrata é pouco certeira, mas la pa dia 22 os dois modelos ( GFS e ECMWF) indiciam alguma mudança, vamos esperar que ainda falta muitos dias
Rozzo e restantes colegas,
sou muito, muito desconfiado de saidas a mais de 144h, para quem ainda não percebeu.
MAS tenho uma intuição que a partir de dia da 3ªsemana (17 out em diante) algo vai mudar. o output dos modelos é coerente, é lógico, intuitivamente soa-me bem.
A run que vi do GFS deixou-me a snsação que o padrão pode mudar nessa semana. Tomemos atenção ao atlântico e .... à astronomia que nos dá menos horas de sol...
Bernardino
O cenário de todos os modelos concorda em algo que também mais tarde ou mais cedo teria de acontecer, temperaturas máximas a baixar para valores mais próximos dos habituais a partir de domingo...
Essas saídas são ainda distantes, mas seria "interessante" que a primeira frente a chegar fosse fria e "seca" de NW...era logo um choque para todos depois de tanto calor...
Esta última imagem do Geirasé relativa à run das 6h, o que é sabido (entre as gentes aqui do espaço) como uma run pouco dada a acertos...mas nunca se sabe.