Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Pode a alguns parecer desadequado aquilo que vou dizer, mas acho que os modelos estão algo receosos em mostrar uma mudança de padrão tão clara como aquela que esperamos, com a chegada das primeiras frentes a latitudes mais baixas...
É uma opinião pessoal, mas depois das últimas runs não acredito que passaremos do dia 20/21 sem chegar instabilidade...

Pode a alguns parecer desadequado aquilo que vou dizer, mas acho que os modelos estão algo receosos em mostrar uma mudança de padrão tão clara como aquela que esperamos, com a chegada das primeiras frentes a latitudes mais baixas...
É uma opinião pessoal, mas depois das últimas runs não acredito que passaremos do dia 20/21 sem chegar instabilidade...

A mim está-me a querer parecer que a entrada de tanto ar frio está a ser aligeirada.

olhando para o cenário actual, quais as probabilidades de termos um Outubro 0.0mm tal como eu previa?

100%
50%
30%
10%
0%

ou seja, há garantia que irá chover este mês, ou não se pode ainda ter a certeza?

olhando para o cenário actual, quais as probabilidades de termos um Outubro 0.0mm tal como eu previa?

100%
50%
30%
10%
0%

ou seja, há garantia que irá chover este mês, ou não se pode ainda ter a certeza?

Até dia 17, (144h), não há nada à vista.
Mais adiante há concordância nos ensembles quanto à ocorrência de precipitação nos dias 22/23. Pena isso ir para lá das 240h de previsão, ou seja, algo extremamente falível.

ms939ens.png

bem, pelo menos serve de consolo a baixa das temperaturas.:rolleyes:

100%
50%
30%
10%
0%

Bem querias que fosse 0,0mm mas felizmente isso é impossível a meu ver uma vez que a partir de dia 20 o AA vai abrir portas por isso eu digo-te que a probabilidade é de 0%

Bem querias que fosse 0,0mm mas felizmente isso é impossível a meu ver uma vez que a partir de dia 20 o AA vai abrir portas por isso eu digo-te que a probabilidade é de 0%

Nada está garantido até ao momento...
Não está garantida a total ausência de precipitação bem como a existência de qualquer precipitação.
Mais ainda: até pode chover nalguma zona do país (por exemplo no noroeste) e as outras zonas ficarem a zero.

Tudo ainda indefenido, tudo ainda muito sustentado no "desejo" e muito pouco na realidade.
Resta-nos esperar por mais "notícias" dos modelos meteorológicos.;)

nada disso, eu queria estar 100% enganado quando falei na possibilidade de este mês ficar a 0.

eu gosto da chuva e do frio, detesto o verão e o calor, passo mesmo mal com as altas temperaturas.

oxalá que isso não aconteça e que chova bem tanto o que resta deste mês, bem como nos restantes, mas a frustração de ver o mês de Outubro a ter caracteristicas de verão é imensa.

ps- que saudades da bela da chuva, e dos temporais de inverno

Um bom contraste de temperaturas entre hoje e uma semana depois. Uns 10º-15º de diferença. Os 34º de Braga de hoje poderão ser 16º-18º dentro de uma semana.

weathero.jpg

Bom dia,

O WindGuru mostra uma alteração do tempo logo a partir de dia 17. Assim e para a Ericeira parece que vamos ter uma subida significativa da ondulação (3.5 aprox.) com periodo de 15 e rajadas de vento de 23 nós. Na 4ª feira, dia 19, o mar continua a subir (ondulação 4.1), mantém-se o vento e há nebolusidade com precipitação (0.3). Tudo acompanhado com descida da temperatura.
Parece confirmar-se a chegada do Outono.
Cumprimentos para todos

*Precip. (mm/3h) 0.3
Classificação Winguru

quanto à baixa das temperaturas, parece quase certo.
em relação à chuva, ainda não há nada definido.

Bom dia, o que destaco neste momento para os modelos é uma tendencia clara de descida de temperaturas depois do fim de semana...
Relativamente á chuva parece obvio que teremos que aguardar mais uns dias dado que os modelos não mostram duas runs seguidas depois das 192h !!

boas

bom, eu acredito na manutenção do AA, ate ao fim da que vem, embora com as temperaturas mais frescas.
Existe um cavado sobre os EUA que esta a empurrar o AA para cima de nos (dia 15)...

por tanto depois de esse cavado passar para o canadá, vai formar-se outro cavado nos EUA mais inteso (dia 19) esse sim, quando passar para o canadá, fai formar-se um A sobre os EUA e vai encontrar-se o AA. entao o AA como e mais forte, vai absorver o A dos EUA (dia 22), e deslocar-se-á para perto do canadá abrindo um corredor para a primeira frente deste outono (dia 23)...

ainda faltam 15 dias é so expeculação, mas vamos aguardar...

gfstasurpre2641.gif

By ricardop120 at 2011-10-12

gfseusurpre2641.gif

By ricardop120 at 2011-10-12

A run das 12z do GFS retira o frio, mete o cavado mais a norte, intensifica a zonal Atlantica e coloca o AA na posição de Verão.

Assim sendo continuaremos a ser afectados pelo AA e pela acção conjunta de um anticiclone Saariano de niveis medios.
Um arrasta ar desertico, o outro vai arrastando ar tropical á sua volta, e assim teremos mais uns 3 a 5 dias quentes, inclusivé subida das minimas devido á a entrada de ar tropical maritimo integrante da circulação do "core" do AA.

Nos Açores os restos de uma frente fria vão arrastando ar instavel e quente...
Na Madeira, temperaturas agradaveis e situação de ventos aliseos moderados.

Isto é fotocopia de uma situação tipica de....Julho...Agosto...:shocking:

Aliado ao calor lantente retido, esta situação anticiclonica estavel promete resultar num dos meses de Outubro mais quentes de sempre.

Uploaded with ImageShack.us

O sonho de muitos membros aqui. É chamado o 2º painel de sonho. :D

9276850_SPtN9.jpeg