Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

olhem tambem para os niveis das albufeiras:

esl00h.jpg

dados do mês passado, agora imaginem como devem estar.

esperemos agora que isto mude, hoje nota-se que a temperatura já está mais baixa, amanhã provavelmente vai-se manter igual, para depois ir tendo uma descida progressiva ao longo da semana, mas mesmo assim com valores ainda acima da média para o mês de Outubro.

a precipitação essa é sempre a muitos dias de distancia, e sempre a adiar.

Quem dera, a muito deste Portugal e a muitos finais de Setembro haver tanta água armazenada nas albufeiras como havia este ano. Quem dera mesmo!
Excepção feita na região norte, todo o restante território encontra-se acima da média, ou bem acima da média.

Mas voltamos a fugir ao tema do tópico!

Acompanhamento da situação do nível das albufeiras:
-> Seguimento Rios e Albufeiras - 2011

Justificação para a falta de água em Bragança:
-> Seca no Nordeste de Portugal

Justificação para os baixos níveis de armazenamento de água no noroeste:
-> Seca no Noroeste de Portugal

Quem dera, a muito deste Portugal e a muitos finais de Setembro haver tanta água armazenada nas albufeiras como havia este ano. Quem dera mesmo!
Excepção feita na região norte, todo o restante território encontra-se acima da média, ou bem acima da média.

Exatamente. Se ao menos se chorasse sobre "leite derramado", mas nem isso... Tirando o NE do país, o resto do país está bem e recomenda-se. A chuva há-de vir. Até lá, não percebo porque não se aproveita o pouco que atualmente este país tem de bom: o seu clima soalheiro. Enfim...

Adiante... O GFS continua a ser menos benevolente para o próximo fim de semana no que a precipitação diz respeito... Vamos ver o que traz a run das 12h do ECMWF, prestes a sair... Os próximos capítulos serão interessantes de seguir.

bem, para a semana acredito na manutenção do AA ate sexta feira, embora com enfraquecimento a partir de sexta feira, e com as temperaturas a baixar ao logo da semana...

tal como disse ha dias, o modelo que sigo tem a tendencia para haver percipitação para os dias 24 e 25...
nao vai ser uma entrada assim potente, mas algo moderado no norte e mais fraco para o sul, e sem grande vento...
vamos aguardar... ainda faltam 8 dias

depois deste evento logo se verá...

nesta transição de padrão (que me parece ser dupla) a previsão a 7 dias é muito , muito falivel.
Eu também estou com uma curiosidade enorme. Estamos todos.

Certo é que desencalhámos daquela situação AA.
Como e onde vamos encalhar de seguida... ´é que não quero arriscar. Ou quero... quero, quero...

penso que entre domingo 23 até terça feira 25 vamos ter água, e não me estou a referir a vestigios... Isso ignoro.

Se olharmos para o ECMWF é o que vemos, se olhar para o GFS temos várias perturbações que concordam com o ecmwf e o empirismo leva-me a pensar que vamos ter inicio de água por esses dias.

saudações

Última edição:
A passagem do extremo meridional de uma superfície frontal está a condicionar o estado do tempo em Portugal Continental neste final de tarde, com o aumento da instabilidade e a ocorrência pontual de aguaceiros e trovoadas. :D

Em que regiões?
De facto aqui notou-se um aumento significativo da nebulosidade. Mas estava previsto?

Isto è tudo nuvens altas, nada mais.
A temperatura por outro lado, não baixou assim tanto, e se virem as previsões do IM os proximos dias vão ser mais quentes de novo.

Em que regiões?
De facto aqui notou-se um aumento significativo da nebulosidade. Mas estava previsto?

Por favor seguir outros tópicos do forum. Registo de precipitação ligeira no norte e uma célula valente no alentejo.
A ocorrência, muito pontual e esporádica enquadra-se nos modelos, perfeitamente. Basta a leitura atenta de posts aqui presentes, no meio desta confusão toda.

Também concordante com os modelos foi a descida verificada das temperaturas. No local onde tenho a estação baixou dos 35.3ºC para 27.4ºC, baixou mais do que o previsto.

p.s. - a precipitação no alentejo está comprovada através das imagens de radar que podem (e devem) ser consultadas no site do IM

Última edição:
O problema é que ainda estamos a 8 dias!!:(

é sempre assim amigo, as boas noticias estão sempre a dias de distancia, até nem seria mau se não mexessem mais, mas penso que nós todos já estamos habituados ao tira e mete(mais tira do que mete:D), por parte dos modelos à medida que se vai aproximando a data.

esta semana vai ser mais do mesmo, monótona, morna e desinteressante.