Eu cá não me lembro de ninguém que tenha dito que Outubro terminaria a zero, do mesmo modo que não será um dia de chuva que colocaria isto no normal ...
O facto das runs mostrarem que mesmo as perturbações concordam por si só não significa nada ... e porque não se interrogam porque isso poderá acontecer ...
Vejam bem o posicionamento daquele anticiclone mais no centro e leste da Europa e como os modelos o colocam e reparem na pujança que terá a depressão mais no Norte da Europa. Pergunto para onde querem que vá este ou
Mas pode acontecer o anticiclone continental não ir tanto para norte ou ir ainda mais para leste, que aqui cavará muito menos. Reparem que descemos em uma só run de cerca de 1008hpa para 1000hpa ...
Depois dessa frente o que acontecerá ainda estou para ver ... mas se aquele anticiclone escandinavo/leste da europa, se manter lá com aquela força mostrada pelos modelos e o AA não ficar demasiado forte então podemos ter um final de mês de interessante !!
PS: Atenção que com a mesma velocidade que isto foi posto pode muito bem ser tirado ...
Não descarto aguaceiros e trovoadas no Baixo Alentejo e Algarve na Sexta e Sábado, embora baixa probabilidade ou bastante dispersos/isolados !!
Desculpa Aurélio, mas houve membros a afirmarem com todas as letras que Outubro ia terminar a zero, com muita insistência, e não é preciso recuar muitas páginas. Não foi o teu caso, no entanto... até acho as tuas opiniões bastante pertinentes.
Vou só citar uma frase: "
não há mesmo duvida que este mês está encerrado."
Quanto ao resto, digo que as perturbações dos modelos costumam servir para precisamente ter em conta esses factos. Elas procuram prever vários caminhos possíveis. Se todas concordam num mesmo, e ainda temos vários modelos a acompanhar, alguma coisa significa. Mas claro que a situação pode atenuar-se ainda, e nunca excluí a possibilidade de isto não vir a dar em nada. Talvez 90% seja um pouco exagerado, mas estou convicto que vai chover nos dias 23 e 24. Posso errar, mas pelo menos tenho uma base científica em que me apoiar, ao contrário de quem disse que não iria nunca chover este mês.
Já o chegar à média do mês, concordo que não vai ser fácil, mas não é de todo impossível. Há muitas perturbações a dar muita chuva e não seria a primeira vez que,
em determinados locais, chovesse 50mm ou mais em 1 ou 2 dias. E ainda pode haver outro evento depois da frente modelada, mas aí claro que já é tudo muito incerto.
EDIT: Mais uma excelente run, e do Europeu...