Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Mapa interessante de se ver.. Quase impossível ir em linha recta do norte de marrocos até à finlandia, sem chover! Assim dá gosto, é de encher a vista! :)

De facto...vendo bem a imagem, 4 sistemas de baixas pressões, quase alinhadas desde a Gronelândia até Marrocos práticamente.:)

Continuam as duvidas relativas ás quantidades de chuva e os locais onde a precipitação vai ser mais forte. Só mesmo na altura é que vamos conseguir ver isso.:thumbsup:

Previsão para domingo, 23 de outubro de 2011

Céu muito nublado, temporariamente pouco nublado durante a manhã.
Chuva, por vezes forte a partir da tarde.
Vento moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se forte (35 a 50 km/h) com rajadas da ordem dos 100 km/h no litoral, e soprando forte a muito forte (50 a 75 km/h) com rajadas
até 110 km/h nas terras altas em especial a partir da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

Grande Lisboa:
Céu muito nublado, temporariamente pouco nublado no início da manhã.
Chuva, por vezes forte a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se forte (35 a 50 km/h) com rajadas até 100 km/h.

Grande Porto:
Céu muito nublado.
Chuva, por vezes forte durante a tarde.
Vento moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, temporariamente forte (35 a 50 km/h) com rajadas até 100 km/h.

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

Na madrugada de dia 24, os níveis de precipitação são elevados na região Centro, Grande Lisboa e Península de Setúbal, ou seja o cenário é mais ou menos idêntico ao da última run das 12z de ontem.

6hrprecip.png

Penso que as regiões que experimentarão maior acumulação em precipitação serão no Centro e Sul do Distrito de Castelo Branco, Norte dos Distritos de Portalegre e Santarém, Sul e Leste do Distrito de Setúbal o Centro do Distrito de Évora, Norte do Distrito de Beja e por último regiões montanhosas do barlavento Algarvio.

Penso que as regiões que experimentarão maior acumulação em precipitação serão no Centro e Sul do Distrito de Castelo Branco, Norte dos Distritos de Portalegre e Santarém, Sul e Leste do Distrito de Setúbal o Centro do Distrito de Évora, Norte do Distrito de Beja e por último regiões montanhosas do barlavento Algarvio.

E Lisboa?

Eu peço desculpa de estar a discurdar de maior parte de voces mas a meu ver não será assim nada de mais o que se preve um tempural segundo o IM , .
Acho que não passara de um aguaceiros pontualmente fortes e uma ventinho porque granizo e trovoado não me parece que venha acontecer .,
Espero estár errado e poder apreciar um grande temporal , mas não me parece que isso vá acontecer .:lmao::lmao::lmao:

Eu peço desculpa de estar a discurdar de maior parte de voces mas a meu ver não será assim nada de mais o que se preve um tempural segundo o IM , .
Acho que não passara de um aguaceiros pontualmente fortes e uma ventinho porque granizo e trovoado não me parece que venha acontecer .,
Espero estár errado e poder apreciar um grande temporal , mas não me parece que isso vá acontecer .:lmao::lmao::lmao:

É esperar para ver.

E já agora, "escreva português", sff.

Porque???
já não estamos a 1 semana, mas sim a um dia de previsões... não há motivo para não acreditar.

Ola,

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, colocou todos os corpos de bombeiros em Alerta Amarelo, a partir das 12h00 de amanhã ..

Nova saida do modelo dos nuestros irmanos Hirlam...

A modelar também aquela segunda depressão segundaria.

hirlam2.gif

É quase certo que esta vai acontecer! Algo em que os modelos estão muito concisos

Em relação a precipitação temos isto segundo o hirlam!

hirlam.gif

Continuamos com muita precipitação! Desta vez mais confinada a norte!

a ultima run do GFS(12z) colocou um agravamento na quantidade da chuva, em especial na zona de Lisboa/Leiria, para a madrugada de segunda, ora vejam lá:

gfs-2-36.png

entretanto a proxima run deverá sair perto das 22:30, vamos ver se mantem ou se ameniza, embora os mais experientes assinalem o facto de a run das 18z ser dada a exageros e menos precisa(a proxima que vai sair).

o IM por outro lado, passou todo o território continental a alerta laranja para chuva e vento, exceptuando os dois distritos de trás os montes e o da guarda, que estão apenas laranja devido ao vento e a amarelo devido à chuva.

Não consigo entender o Estofex, para o Norte nada enquanto o Instituto de Meteorologia prevê um temporal!

O Estofex ainda só tem a previsão para o dia de hoje e até amanhã às 6 UTC (7h da manhã).

Portanto, só mais logo é que sai a previsão para amanhã.