Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

estou em crer que os avisos do IM irão ser ajustados à medida que o evento se vai aproximando.

poderá não ser uma situação que motive um aviso vermelho para certas zonas, mas tambem não coloco de parte essa opção.
 
está quase a sair a run das 18z do GFS:hehe:
 
acabadinha de sair do forno:D

gfs-2-30.png


gfs-2-36.png


ora analisem lá, penso que abrandou um pouco, não acham?
 
PRECIPITAÇÃO FORTE, VENTOS FORTES E AGITAÇÃO MARÍTIMA

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS: PRECIPITAÇÃO FORTE, VENTOS FORTES E AGITAÇÃO MARÍTIMA

Segundo informações do Instituto de Meteorologia, a partir da tarde de Domingo, 23 de outubro, e até ao início da tarde de segunda-feira, 24 de outubro, o estado do tempo no território de Portugal Continental será caracterizado por precipitação persistente e intensa, ventos fortes, agitação marítima na costa ocidental, possível queda de granizo e trovoadas. Para segunda-feira, 24 de outubro, salienta-se ainda uma acentuada descida da temperatura.

Estas condições são propiciadoras de:

•Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
•Cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
•Inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
•Danos em estruturas montadas ou suspensas;
•Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiência de drenagem e
•Acidentes na orla marítima.

Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) decidiu determinar o ALERTA AMARELO do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS) entre as 12h00 de Domingo e as 12h00 de segunda-feira de forma a aumentar a prontidão dos Agentes de Protecção Civil e Entidades integrantes do SIOPS e recomenda à população em geral que adopte as seguintes medidas de autoproteção:

•Acompanhamento das informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e das Forças de Segurança;
•Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
•Condução especialmente atenta, defensiva e a velocidade reduzida, com especial atenção aos lençóis de água ou gelo que podem formar-se nas estradas e outras vias.
•Não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
•Fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas e,
•Evitar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.
 
Eu fui o ultimo incrédulo... :p

Penso que esteja já tudo definido em relação aos modelos... Vamos entrar na fase mais importante e mais emocionante... o Now-Casting... :bombar:
Vou descansar porque amanha a madrugada vai ser longa... :D
 
Boa madrugada e bom domingo

A frente começa a ganhar força e o núcleo da depressão primária está a ganhar contornos excelentes. Já parece estilo "eye-like"...começa a ter um núcleo bem definido com uma banda nebulosa aparentemente densa.
falta saber se terá condições para ter convecção no seu interior quando chegar a terra.

olhinho.jpg


Temos de fazer "now-casting" para sabermos precisamente o que iremos ter pela frente.
Certo é todas as províncias galegas (excepto o Lugo) tem previsão de precipitação horária superior a 15 litros\m2 e um acumulado superior a 40 lts\m2 em 12h.
Se os modelos acertarem poderemos ultrapassar esses valores em algumas regiões tanto do norte como do centro\sul.

Para aqueles que desejem seguir o radar da Corunha na vizinha galiza, este é o link: Radar Galiza
É interessante para o norte de PORTUGAL (esperar um pouco pois estará em actualizações)
 
Em termos de tempo amanhã vai ser muito mau para o transporte aereo :shocking:

TAF LPPT 222300Z 2300/2406 22010KT 9999 SCT020
TEMPO 2300/2308 BKN010
BECMG 2310/2312 19018KT
TEMPO 2312/2320 19020G30KT
BECMG 2314/2316 3000 RA BR SCT003 BKN006
BECMG 2318/2320 19025G40KT
TEMPO 2320/2402 19035G55KT 1000 +TSRA BKN001 BKN002 SCT012CB
:shocking::surprise:
BECMG 2400/2402 30012KT 9999 NSW SCT015
TEMPO 2402/2406 6000 SHRA BKN015 FEW020CB

Resumindo vento acima de 100 km h e trovoada forte ;)
Vamos ver como será o dia de amanhã a todos uma boa noite e um dia com muita chuva para todos :lol:
 
Em termos de tempo amanhã vai ser muito mau para o transporte aereo :shocking:

TAF LPPT 222300Z 2300/2406 22010KT 9999 SCT020
TEMPO 2300/2308 BKN010
BECMG 2310/2312 19018KT
TEMPO 2312/2320 19020G30KT
BECMG 2314/2316 3000 RA BR SCT003 BKN006
BECMG 2318/2320 19025G40KT
TEMPO 2320/2402 19035G55KT 1000 +TSRA BKN001 BKN002 SCT012CB
:shocking::surprise:
BECMG 2400/2402 30012KT 9999 NSW SCT015
TEMPO 2402/2406 6000 SHRA BKN015 FEW020CB

Resumindo vento acima de 100 km h e trovoada forte ;)
Vamos ver como será o dia de amanhã a todos uma boa noite e um dia com muita chuva para todos :lol:

95% das pessoas que aqui estão não entende o que postas-te, podias traduzir ?
 
95% das pessoas que aqui estão não entende o que postas-te, podias traduzir ?
Boas,
para quem quiser descofificar TAF's e METAR's basta pesquisar no google por TAF METAR decoder, há inúmeros.Aqui fica logo o primeiro resultado:
Location: LPPT
Day of month: 22
Time: 23:00 UTC
Wind: True direction = 220 degrees, Speed: 10 knots
Visibility: 10 km or more
Clouds: Scattered , at 2000 feet above aerodrome level
Next token has 0 length
The following weather phenomena are expected to arise temporarily:
Wind: True direction = 190 degrees, Speed: 18 knots
Wind: True direction = 190 degrees, Speed: 20 knots, with Gusts of maximum speed 30 knots
Visibility: 3000 m
Weather: Rain
Weather: Mist
Clouds: Scattered , at 300 feet above aerodrome level
Clouds: Broken sky , at 600 feet above aerodrome level
Wind: True direction = 190 degrees, Speed: 25 knots, with Gusts of maximum speed 40 knots
Wind: True direction = 190 degrees, Speed: 35 knots, with Gusts of maximum speed 55 knots
Visibility: 1000 m
Weather: Strong Thunderstorms Rain
Clouds: Broken sky , at 100 feet above aerodrome level
Clouds: Broken sky , at 200 feet above aerodrome level
Clouds: Scattered , at 1200 feet above aerodrome level, cumulonimbus
Wind: True direction = 300 degrees, Speed: 12 knots
Visibility: 10 km or more
No significant weather phenomena are observed at present
Visibility: 6000 m
Weather: Showers of Rain
Clouds: Broken sky , at 1500 feet above aerodrome level
Clouds: A few , at 2000 feet above aerodrome level, cumulonimbus
Cumps
 
Depois de passar a depressão vê-se no satélite a formação do sistema frontal com uma faixa de cerca de 150 km de largura e com um aspecto bastante amigável até ao momento ...
Contudo á medida que se forem aproximando do continente essas células deverão crescer ....