Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

A frente é mesmo essa ... pelo menos para o Minho e Douro, contudo parece-me que o conjunto de células que dará precipitação mais forte na zona do Vale do Tejo/Setubal e Alentejo ainda não se formou ...

Isto às vezes tem que se lhe diga...

O que eu quero dizer com isto é que custa a acreditar que é esta frente que irá, mais tarde, deixar toda a precipitação prevista pelos modelos aqui na zona Litoral Centro. Parece tão fraquinha e dispersa... :unsure:

Certamente ainda vão haver muitas alterações (ganhar força e encher mais).

O que eu quero dizer com isto é que custa a acreditar que é esta frente que irá, mais tarde, deixar toda a precipitação prevista pelos modelos aqui na zona Litoral Centro. Parece tão fraquinha e dispersa... :unsure:

A massa nebulosa que originará a precipitação forte no litoral centro parece-me que é aquela que está a norte da Madeira, que chega após a primeira frente, que está neste momento a chegar à zona de Lisboa. Pode-se ver nesta imagem postada pelo Mário Barros:

Uploaded with ImageShack.us

Uma coisa é a frente outra é a mancha neblosa, se leste o que eu disse é que essa é a frente que causará precipitação mais forte no Minho e Douro e disse que a precipitação forte que ocorrerá na zona de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo ainda não se formou....
Bem por acaso já se formou e é aquela célula que vem atrás desta chamada "frente" que agora deverá dar precipitação moderada no litoral centro ....

Eu cá para mim, não vai ser nada por aí fora esta frente aqui para o litoral norte. Pois agora começou a chover normalmente "certinho" e o vento é fraco. Para mim não vai ser nada de mais.:(

E se alguma adversidade acontecer será para o Centro Sul.

Resumindo, a meu ver o mau tempo (Chuva forte, vento forte e trovoadas) serão todas no Centro Sul.

O Instituto de Meteorologia não prevê para o pós-frontal mais que uns simples aguaceiros fracos. Como acham os entendidos que será o pós-frontal? Ou será que não vai haver?

Boa tarde a todos,

Não acham um pouco exagerado o alerta amarelo para a Madeira? bem sei que temos de contar com o efeito orográfico..mas analisando os modelos, praticamente só o Hirlam é que dá mais chuva..está a passar tudo a norte da Madeira.

se estiver errada por favor corrigam-me:p

estou em crer que estamos apenas no inicio do evento, em principio a parte mais activa ainda não se formou ou então está em fase de enchimento, provavelmente iremos ter o grosso da precipitação só lá para a noite.

neste momento o radar do IM mostra isto, nada de especial:

por111023141030.jpg

Eu cá para mim, não vai ser nada por aí fora esta frente aqui para o litoral norte. Pois agora começou a chover normalmente "certinho" e o vento é fraco. Para mim não vai ser nada de mais.:(

E se alguma adversidade acontecer será para o Centro Sul.

Resumindo, a meu ver o mau tempo (Chuva forte, vento forte e trovoadas) serão todas no Centro Sul.

Tambem concordo , alias normalmente é sempre para o centro sul

Boa tarde

Calma pessoal que há chuva para todos. A frente está agora a a meio no litoral norte e no centro\sul está a entrar agora.
satsat.jpg

A precipitação mais forte virá depois da frente que atravessa o país neste instante e será essa responsável por períodos de aguaceiros fortes. Os acumulados horários poderão ser altos e os acumulados totais deverão ser bastante altos em várias zonas.
Como é evidente, não sabemos ainda quais as zonas onde haverão mais problemas (se os houver...por isso há um alerta para o caso disso acontecer).

Como habitual nestas situações, haverá zonas com mais e outras com menos precipitação. Não há volta a dar e não vale a pena bater com a cabeça numa parede - alguns ficarão alegres, outros tristes. Mas o outono (o verdadeiro...) só começou agora e há mais animação à vista esta semana.

Por agora apreciemos o que a natureza nos dá:thumbsup:

Tenham calma pessoal, que a procissão ainda nem sequer vai no adro!

Estamos agora a ser afectados pelo sector frio da depressão, depois logo a seguir a frente teremos a tal massa de ar quente e humida que provocará o desenvolvimento esperado para a noite de hoje e madrugada á medida que se vai aproximando do continente...

Untitled-1-1.jpg

front24.png

Analisando esta página com os critérios de emissão dos avisos do Instituto de Meteorologia, conclui-se que as quantidades de precipitação estimadas deverão rondar os 21 a 40 mm numa hora e os 41 a 60 mm em 6 horas.

Obviamente que estes valores serão ultrapassados em vários sítios onde ocorram fenómenos mais localizados e onde a orografia possa ter influência também.

Já agora, vejam a RUN das 12z acabada de sair... :surprise: :surprise:

gfs212.png

Analisando esta página com os critérios de emissão dos avisos do Instituto de Meteorologia, conclui-se que as quantidades de precipitação estimadas deverão rondar os 21 a 40 mm numa hora e os 41 a 60 mm em 6 horas.

Obviamente que estes valores serão ultrapassados em vários sítios onde ocorram fenómenos mais localizados e onde a orografia possa ter influência também.

Já agora, vejam a RUN das 12z acabada de sair... :surprise: :surprise:

gfs212.png

Ia também colocar esse mapa agora mesmo:D. É verdade nota-se um "ponto negro" a Oeste de Lisboa. Aguardemos o que irá acontecer.