Passamos então á analise mais pormenorizada da situação de amanhã e 5f.
Região a norte do Douro:
Essencialmente teremos a passagem de uma frente activa constituida de duas linhas de instabilidade mais activas, com células embebidas que podem trazer chuva por vezes forte e rajadas de vento até 85km.h.
Durante todo o dia, mesmo depois da passagem das duas linhas de instabilidade mais activas, ocorrerá precipitação moderada e pressistente associada á rotação do eixo da frente e á chegada desde o sul de uma camada de ar muito humida nos niveis médios, que resutará em precipitação mais estratiforme mas com a possibilidade de alguma célula embebida que traria periodos de chuva moderada a forte.
Segundo alguns modelos uma depressão nos niveis altos e médios com alguma expressão á supreficie poderá nascer a oeste do C.Carvoeiro, e se assim fosse a região norte seria afectada por um outro evento de caracteristicas mais convectivas durante a noite para 5f, tal como a região sul..
A partir da madrugada de 5f a situação normalizaria, apenas com alguns aguaceiros pós frontais eventualmente acompanhados de algum granizo.
Acima dos 1600m será possivel alguma neve na noite de 4f-5f e durante 5f até meio do dia.
Região centro e sul
Aqui os modelos colocam mais energia á superficie ( Theta-e> 45ºC, Dew>16ºC, CAPE 500-900J/Kg, TPW 35 mm), e o shear será bastante forte, até 75kts.
Estas condições são favoraveis a uma maior organização convectiva, com células fortes capazes de gerar rajadas de vento fortes ( 70-95km.h) e chuva intensa superior a 30-40mm/3h.
Primeiro, ao longo do dia de 4f teremos a passagem de algumas linhas de instabilidade, com algumas células embebidas...algumas com as caracteristicas acima referidas..
Depois, na noite de 4f-5f a oeste teriamos a aproximação de uma depressão em fase de organização, associada a um forte lobo divergente do jet nos niveis médios e altos, que traria precipitação intensa convectiva e estratiforme.
Durante a noite de 4f-5f e até meio do dia de 5f, especialmente a sul do eixo Lx-Ptg e com maior enfase no litoral poderemos ter chuva forte e pressistente com nucleos convectivos intensos ( no meio da massa nebulosa estratiforme).
Acima de tudo os sistemas convectivos associados ás varias linhas de instabilidade/frontogenese que nos afectarão de dia, e á propria ciclogenese que se poderá dar depois durante a noite para 5f, serão capazes de gerar ventos fortes e chuva abundade, com perigo de cheias nas zonas urbanas e em algumas ribeiras.
No interior da região a ocorrencia de trovoadas/células será limitada pelo arrefecimento nocturno, mas poderão surgir isoladamente trazendo precipitação abundade e algumas rajadas de vento.
Durante o dia de 5f teremos alguma actividade pós frontal, com alguma trovoada/aguaceiro moderado disperso, e a partir da noite de 5f-6f o episódio acabará.