Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

Obrigado Azor, achei estranho até porque não é o melhor modelo para confiar-se nas previsoes.

vou esperar pela proxima saida GFS pois o ECWF está diferente (coloca muito mais precipiataçao).

Os modelos tambem ás vezes falham qq coisa:p Por exemplo a passagem do GORDON não foi tão má quanto se previa

Icewoman eu não sou nenhum expert nisto.. apenas vou me guiando pelos modelos mais certeiros e mais consistentes, e digo te que o Windguru não é um deles lol, mas isso sou eu, pelo menos aqui para a minha zona, até porque volta e meia as previsões até podem acertar nunca se sabe.

Vai acompanhando com atenção a saída das actualizações para a tua zona e no stress ;)

Beijoca :p

Icewoman eu não sou nenhum expert nisto.. apenas vou me guiando pelos modelos mais certeiros e mais consistentes, e digo te que o Windguru não é um deles lol, mas isso sou eu, pelo menos aqui para a minha zona, até porque volta e meia as previsões até podem acertar nunca se sabe.

Vai acompanhando com atenção a saída das actualizações para a tua zona e no stress ;)

Beijoca :p

Por aquilo que vejo nas runs mais recentes não acho nada descabido, desta vez as vertentes sul serão as mais afectadas, e com bastante convectividade associada, penso ser possivel que se atinja esse valor !
Olho também naquela outra depressão lá para o fim de semana, ainda não está bem modelada, mas sugiro atenção nela !

Boa noite.

Como de costume andamos aqui a discutir o consenso ou não entre modelos.
Por isso é que são modelos diferentes, com padrões diferentes e com dados (parte deles) diferentes, os quais nos dão tendências para os próximos tempos - nunca são verdades absolutas como é compreensível; a futurologia não é uma ciência exacta:D

Tirando o disposto no parágrafo anterior, olho para os próximo fim de semana para fazer análise para a região da Madeira.
8JTOT.jpg

lhpPc.jpg

O GFS modela uma depressão a SO, a afectar directamente o arquipélago da Madeira. Se este panorama se confirmar, a tal depressão de SO que o Aurélio refere, tem potencial para deixar precipitação generosa\muito forte por lá. Mas é de notar que também começa a perder "força" ao passar nas águas da Madeira.
Na imagem que o David Sf colocou há bocado, nota-se que a depressão anda ali perto, com temperatura a 850 hPa notoriamente mais elevada que na restante região.
Os modelos, nomeadamente o GFS andam a insistir nesta depressão. Vamos acompanhando para verificar da validade deste modelo neste caso particular.;)

Em relação aos modelos esta run das 12h não foi lá muito famosa depois de Sexta Feira tendo os modelos quase aniquilado a precipitação para o fim de semana e os dias seguintes, mas claro que ainda pode ser alterado pois no proximo fim de semana vamos a assistir a uma corrida entre uma nova depressão nos Açores e um Anticiclone vindo da Gronelândia ao mesmo tempo que surge no norte da Europa uma corrente muito fria vinda de leste
Portanto a norte uma corrente fria de leste, a sul uma corrente quente de sudoeste.
Se estas duas ganharem a corrida então fariam faisca mesmo em cima de Portugal, mas cada vez parece mais provável que seja o Anticiclone a ganhar preponderância em cima de nós.
Mas claro amanhã o cenário poderá perfeitamente ser diferente .... ;)

Previsão detalhada:

2f /21/10-

Em termos de sinoptica de superficie teremos uma depressão cavada a WNW de Pt continental, establecendo uma circulação de S sobre o território com entrada de massas de ar quente e humido especialmente nos niveis baixos.
Tambem se espera alguma convergencia de ventos entre o fluxo mais de E com transporte de ar mais frio/seco a norte e a região com ar menos denso a sul...

Em altura ocorrerá alguma entrada de ar seco, numa camada dos 700 aos 500hpa.

A circulação so jet estará situada ligeiramente a oeste de Pt continental, estando associada com um lobo divergente aos 400-200hpa.

Para Pt continental espera-se que o céu esteja em geral com periodos de muita nebulosidade mas com boas abertas.
Durante o dia espera-se alguma desestabilização, com CAPE em ascensão...mas a presença de ar mais seco em progresso nos niveis médios desde S deverá limitar a actividade convectiva, mas a convergencia á superficie ( especialmente no centro do pais) e a divergencia nos niveis mais altos poderá compensar em alguns locais o ar mais seco nos niveis médios.

Assim espera-se a ocorrencia de aguaceiros/trovoadas esporadicos, localmente moderados a fortes e acompanhados de algumas rajadas de vento especialmente a norte do eixo Setubal-Evora, excluindo o extremo NE.
As maiores possibilidades de instabilidade serão ao longo de toda a faixa costeira centro/norte e alguns pontos do vale do Tejo...sendo pouco provavel a ocorrencia de fenomenos severos ( não sendo de excluir no entanto algum aguaceiro mais forte talvez com granizo..)

3f/22/10-

Espera-se um dia de céu com alguma nebulosidade alta...uma camada de ar seco deverá espalhar-se sobre todo o continente nos niveis médios tornando a actividade convectiva bastante pouco provavel, excepto nas regiões montanhosas do sistema central e extremo NW, onde poderá surgir algum aguaceiro fraco a moderado durante a tarde.

Especial RAM

Segundo o GFS18z, para o periodo das 18h de amanhã ás 18h de 3f a RAM será afectada por uma perturbação em altitude alinhada á superficie com massas de ar tropical com elevado potencial de instabilidade.

O fluxo marcadamente de SW, por vezes forte, deverá acentuar a precipitação na zona sul da ilha, menos acostumada e mais afectada pelos incendios deste Verão...dai este aviso amarelo no topico.

A nivel sinóptico temos uma perturbação em altura ( short-wave) que se desloca de oeste e passa pela Ilha durante o dia de 3f.
Associada a esta perturbação temos shear moderado a forte, divergencia em altitude, e convergencia de ar instavel nos niveis baixos, que será mais inestabilizado devido á gradual entrada de ar frio em altura ( Dew>18ºC, CAPE>800-1000J/Kg, LI<-4).

Poderão ocorrer trovoadas fortes, eventualmente organizadas em squall lines ou MCS lineares que poderão trazer chuva intensa e localmente pressistente tal como rajadas de vento superiores a 60-80km.h.

Os maiores riscos estão no entanto associados á precipitação....o GFS diagnostica movimentos verticais acentuados aos 700hpa, que podem ser impulsionados ainda mais pelo efeito orografico...estando até esse nivel previsto um ambiente praticamente saturado.
Isto conjuntamente com a actividade convectiva poderá originar precipitação localmente igual ou superior a 40-60mm/3h..

Ai mãe!!!

dHNFI.png