Analise detalhada, 4f/24-
Já no dia de hoje teremos a aproximação de uma depressão complexa situada a WNW de Lisboa entre o continente e os Açores.
A partir da madrugada de 4f uma linha de forçamento muito intensa, associada a uma entrada de ar frio em altura e á saida esquerda do jet deverá começar a afectar primeiro o litoral das regiões centro e sul.
Os parametros dinamicos são suportativos de episodios severos.
- Shear vertical na ordem dos 50 a 80kts.
- Shear nos niveis baixos ( 0-3km) na ordem dos 15 a 30kts.
- CAPE na ordem dos 700 a 1400J/Kg, podendo atingir localmente valores até 2000J/Kg.
-LI entre os -3 e os -5.
- Niveis de condensação baixos associados a uma pluma tropical/subtropical ( Dew>17ºC, Theta-e>45ºC).
-Divergencia em altura, e convergencia á superficie.
-Veering na ordem dos 30 a 60º até aos 700hpa.
Assim espera-se a chegada de uma linha de instabilidade convectiva, possivelmente organizada em segmentos lineares ( squall lines) que podem ter bow echoes e supercelulas embebidas, e evoluir para sistemas mesoescalares organizados.
Há perigo de cheias associadas á passagem de varias células em training lines sobre pontos fixos, assim como á ocorrencia de precipitação intensa em curtos espaços te tempo.
Tambem é possivel a ocorrencia de rajadas de vento superiores a 80km.h, por vezes até 100km.h aquando da passagem de células mais fortes, e é tambem possivel algum tornado isolado.
Depois da passagem da linha de instabilidade principal, ao longo de todo o resto da tarde de 4f continuarão a ocorrer aguaceiros e trovoadas por vezes fortes e acompanhadas de granizo e rajadas de vento, mas tendencialmente haverá um certo enfraquecimento da actividade especialmente a partir das 15-16h.
Regiões com maior risco: