Há algumas mudanças sim..
Até 2f de manhã mantem-se a ideia de tempo frio , dada a época, e vento de leste seco.
Segundo o GEFS12z há agora a possibilidade de na 2f-3f descer uma ondulação no jet com transporte de ar frio, que poderia originar uma ciclogenese na PI ao interagir com ar tropical que flui continuamente de SW desde a RAM.
Neste evento a RAM tambem poderia ser afectada por um aumento de instabilidade, dada a formação de uma linha de frontogenese que se extenderia desde o norte da RAM, até ao sul da PI ( Algarve-Andaluzia) e ao intensificar da alta subtropical sahariana, que resultaria no fortalecimento do jet subtropical com consequente aumento do shear e favorecimento da ocorrencia de trovoadas.
( A situação na RAM merecerá outra atenção mais pormenorizada pelo que nesta sintese geral apenas estou a referir as linhas gerais do padrão para a semana)
Tambem na 2f-3f, devido á mesma perturbação, poderia ocorrer um evento de neve significativo nas cotas médias e altas ( >1000m) do norte e centro, pois nesta região manter-se-ia bastante frio, e a humidade/instabilidade vinda de sul seria transportada nos niveis altos, chegado á zona norte e centro, nomeadamente interior, sob forma de mantos de nuvens médias e altas carregadas de humidade que tendo em conta um perfil atmosferico nos niveis medios razoavelmente frio e seco poderiam causar boas quedas de neve.
( E sim...esta possibilidade tambem merecerá outra atenção mais pormenorizada quando estivermos mais proximos)
DEPOIS...para 4f-5f a situação voltaria a ser calma...MAS, a partir de 5f-6f uma nova perturbação associada a um nucleo anormalmente intenso e a sul do vortice polar poderia descer a oeste de Pt continental e interagir explosivamente com a depressão a oeste da RAM ( cheinha de ar tropical), originando uma ciclogenese intensa que varreria a PI.
Este cenário, para já ainda extremamente complexo e dificil de modelar, comporta concerteza um certo grau de severidade...com foco especial na possibilidade de convecção severa no sector quente da depressão, uma frente muito activa com precipitações abundates e convecção organizada, e ventos fortes.
Apesar de tudo ainda está tudo em aberto...embora talvez valha a pena ir pensando nessa possibilidade mais extrema e analisando as cartas com atenção.
Bom...para ( tentar) ilustrar isto tudo, uma carta do spaghetti do GEFS12z, que é basicamente uma carta de dispersão espacial de algumas linhas de geopotencial entre todos os membros do GEFS:
Entrando um pouco em coisas mais técnicas e complexas, temos agora a 8-10 dias uma MJO situada sob Africa e a transladar-se para o Indico, e no Atlantico uma tendencia para diminuição da convecção tropical.
Este padrão é compativel com a manutenção de um regime NAO- ( dorsal enfraquecida) pelo menos nos proximos 8 dias.
Portanto, dada esta tendencia de sinóptica bloqueada, o mais provavel é que nos proximos dias os modelos estejam bastante instaveis, e haja sempre uma hipotese quer de "festa" quer de aborrecimento...tudo depende se no meio deste padrão de bloqueio nos calha o AA ou as depressões