Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

Fazendo uma análise da saída das 00h à situação da próxima semana, temos os modelos um pouco indefinidos.

O GFS coloca mais precipitação no Sul do que no Norte do país, em que o meteograma de Olhão coloca cerca de 60 mm enquanto Viana do Castelo tem somente 10.8 mm.

O ECM coloca mais precipitação no Norte e Centro do país do que no Sul, onde nas regiões do Norte pode ter um acumulado de 100 a 200 mm.

O GEM coloca uma depressão a passar pelo Algarve no dia 1 de Novembro, com pressão de 985 mb, onde a precipitação caírá a sul do Rio Tejo, sendo o eixo Setúbal->Portalegre a zona mais afectada.

O Bom Access coloca bastante precipitação essencialmente no Algarve e depois percorre o país praticamente todo.

A tantas horas de distância, vamos ver que voltas isto vai dar, neste momento, o ECM está um pouco sozinho.

E falando por exemplo da Madeira, por exemplo a 48 horas o modelo ECM tem muito menos precipitação do que o GFS e outros modelos por exemplo.
Apesar disso e olhando ao "Ensemble" parece que a operacional acompanha o "ensemble", ou vice versa se quiserem !

Basicamente as situações na Madeira com maior risco de excesso de precipitação parece ser no Domingo e especialmente na Terça, mas tudo ainda muito incerto.


PS: Tive o cuidado de colocar as palavras inglesas entre " " , porque muitas das coisas que foram aqui ditas quer gostem ou não têm razão de serem ditas, e ninguém pede que traduzam, mas podem resumir em duas ou três linhas.
 
Boas tardes, quanto ao fim de semana Sábado será um dia nublado e ainda podem ocorrer alguns aguaceiros dispersos mais para o interior do pais, ao final da tarde vai entrar ar de origem polar em altitude que se vai reflectir a superfície durante a madrugada, mais acentuado no interior norte e centro onde as temperaturas podem atingir valores negativos em alguns locais não se prevendo precipitação para o dia de Domingo.

Esse ar polar vai ser transportado ate nós pelas circulações do anticiclone no golfo da Biscaia e uma depressão a sul da França norte da Itália sendo a madrugada de domingo e a de segunda bem fresquinhas e mais no interior do pais onde poderão ocorrer geadas











 
Há algumas mudanças sim..

Até 2f de manhã mantem-se a ideia de tempo frio , dada a época, e vento de leste seco.

Segundo o GEFS12z há agora a possibilidade de na 2f-3f descer uma ondulação no jet com transporte de ar frio, que poderia originar uma ciclogenese na PI ao interagir com ar tropical que flui continuamente de SW desde a RAM.

Neste evento a RAM tambem poderia ser afectada por um aumento de instabilidade, dada a formação de uma linha de frontogenese que se extenderia desde o norte da RAM, até ao sul da PI ( Algarve-Andaluzia) e ao intensificar da alta subtropical sahariana, que resultaria no fortalecimento do jet subtropical com consequente aumento do shear e favorecimento da ocorrencia de trovoadas.

( A situação na RAM merecerá outra atenção mais pormenorizada pelo que nesta sintese geral apenas estou a referir as linhas gerais do padrão para a semana)

Tambem na 2f-3f, devido á mesma perturbação, poderia ocorrer um evento de neve significativo nas cotas médias e altas ( >1000m) do norte e centro, pois nesta região manter-se-ia bastante frio, e a humidade/instabilidade vinda de sul seria transportada nos niveis altos, chegado á zona norte e centro, nomeadamente interior, sob forma de mantos de nuvens médias e altas carregadas de humidade que tendo em conta um perfil atmosferico nos niveis medios razoavelmente frio e seco poderiam causar boas quedas de neve.

( E sim...esta possibilidade tambem merecerá outra atenção mais pormenorizada quando estivermos mais proximos)

DEPOIS...para 4f-5f a situação voltaria a ser calma...MAS, a partir de 5f-6f uma nova perturbação associada a um nucleo anormalmente intenso e a sul do vortice polar poderia descer a oeste de Pt continental e interagir explosivamente com a depressão a oeste da RAM ( cheinha de ar tropical), originando uma ciclogenese intensa que varreria a PI.
Este cenário, para já ainda extremamente complexo e dificil de modelar, comporta concerteza um certo grau de severidade...com foco especial na possibilidade de convecção severa no sector quente da depressão, uma frente muito activa com precipitações abundates e convecção organizada, e ventos fortes.

Apesar de tudo ainda está tudo em aberto...embora talvez valha a pena ir pensando nessa possibilidade mais extrema e analisando as cartas com atenção.

Bom...para ( tentar) ilustrar isto tudo, uma carta do spaghetti do GEFS12z, que é basicamente uma carta de dispersão espacial de algumas linhas de geopotencial entre todos os membros do GEFS:

XQf0J.jpg



Entrando um pouco em coisas mais técnicas e complexas, temos agora a 8-10 dias uma MJO situada sob Africa e a transladar-se para o Indico, e no Atlantico uma tendencia para diminuição da convecção tropical.
Este padrão é compativel com a manutenção de um regime NAO- ( dorsal enfraquecida) pelo menos nos proximos 8 dias.

Portanto, dada esta tendencia de sinóptica bloqueada, o mais provavel é que nos proximos dias os modelos estejam bastante instaveis, e haja sempre uma hipotese quer de "festa" quer de aborrecimento...tudo depende se no meio deste padrão de bloqueio nos calha o AA ou as depressões:lol:
 
Bom dia,

Que temos a salientar hoje? O mesmo dos outros dias, ou seja, uma enorme indefinição dos modelos que não estão a lidar nada bem com este possível choque entre uma massa de ar quente e uma massa de ar frio, e tal situação provoca com que as divergências nos modelos sejam enormes neste momento mesmo a 36 horas de distância ....

Por exemplo para Segunda Feira temos modelos que mostram uma frente fria vinda de Noroeste, e uma frente quente vinda de sudoeste. O resultado de tal situação é que nuns modelos dá prevalência á frente fria e afectaria essencialmente a norte e centro, e outros modelos colocam uma ciclogenese explosiva mesmo a oeste de Portugal devido ao choque de massas, e o resultado disso seria precipitação forte em especial na região centro.

O mesmo se passa na Madeira, basta ver a descritiva e a significativa para Segunda Feira, uma dá aguaceiros fracos e a outra chuva moderada.


Queria chamar a atenção para os Açores que neste momento ao contrário da Madeira que prevê chuva forte mas passageira, os Açores podem vir a ter pelo menos quase 48 horas de chuva forte quase continua, com a depressão mesmo em cima deles.

Bom mas isto está sempre a mudar e mais alterações surgirão mesmo a curto prazo.

Mas neste momento o foco encontra-se todo na Madeira e nos Açores em especial nos Açores.

PS: Ai se eu pudesse puxar aquela coisa gira na Terça Feira para aqui em vez de desaparecer tudo no mar entre a Madeira e Marrocos :angry::angry:
 
Bons dias,

de momento o que parece mais " certo " e segundo o ECM é o regresso da chuva em especial ao Norte e Centro já na próxima Terça-Feira dia 30:

europemsl72.gif


Mais para a frente, e como o Stormy referiu, há a possibilidade de uma situação mais severa, com a passagem de uma frente muito activa, essa frente e também segundo o modelo seguido pelo IM, poderia deixar acumulados de 100 mm no Noroeste, ainda falta muito tempo, mas é uma situação a acompanhar..

europemsl168.gif



Para a mesma altura o GFS:

gfs2174.png
 
O modelo Hirlam também indica essa ciclogénese mesmo a oeste de Portugal, ao fim do dia de Segunda Feira, o que provocaria chuva forte na Segunda Feira á noite.

Neste caso a região de Lisboa/Setubal/Ribatejo teria acumulados na ordem dos 30 mm em 6h !

EDIT: O GFS nesta run mantém que não se passa nada, e que teremos somente uns chuviscos !
 
De facto existe uma enorme divergência entre a generalidade dos modelos para o início da semana que vem, uma modelação bastante complexa de uma possível interacção de um cavado ou cut-off que vem de norte e uma pequena perturbação que se origina do centro depressionário situado nos Açores.

A hipótese mais provável, e que vem a ser modelada de forma mais consistente pelo ECMWF e pelo GFS, aponta para a não existência dessa interacção, ficando o território continental português somente afectado pelo cavado de norte, que poderia até originar uma pequena ciclogénese junto à Galiza ou na Biscaia, e com a precipitação mais forte confinada às regiões do Norte (como se vê na carta que o Snifa postou anteriormente). Para mim este é o cenário mais provável.

Outra hipótese, modelada de forma algo extrema na run das 00z do GEM, mostra a tal interacção, que originaria uma ciclogénese mais forte e mais a sul (995 mbar em Lisboa), o que causaria fortes precipitações e bastante vento em todo o país, com maior incidência no Centro e no Sul, no dia 30, 3ª feira:

gem-0-78_wwr0.png


gem-2-78_wnd8.png


No longo prazo, como já referido pelo Stormy, a tendência é bastante clara, para a possibilidade de um evento severo, durante o fim de semana prolongado, ainda falta algum tempo para apurar pormenores, mas não nos devemos escapar a um fim de semana chuvoso, para se seguir uma provável positivização da NAO na semana seguinte, a anunciar um habitual verão de São Martinho.
 
Bom dia,

Que temos a salientar hoje? O mesmo dos outros dias, ou seja, uma enorme indefinição dos modelos que não estão a lidar nada bem com este possível choque entre uma massa de ar quente e uma massa de ar frio, e tal situação provoca com que as divergências nos modelos sejam enormes neste momento mesmo a 36 horas de distância ....

Por exemplo para Segunda Feira temos modelos que mostram uma frente fria vinda de Noroeste, e uma frente quente vinda de sudoeste. O resultado de tal situação é que nuns modelos dá prevalência á frente fria e afectaria essencialmente a norte e centro, e outros modelos colocam uma ciclogenese explosiva mesmo a oeste de Portugal devido ao choque de massas, e o resultado disso seria precipitação forte em especial na região centro.

O mesmo se passa na Madeira, basta ver a descritiva e a significativa para Segunda Feira, uma dá aguaceiros fracos e a outra chuva moderada.


Queria chamar a atenção para os Açores que neste momento ao contrário da Madeira que prevê chuva forte mas passageira, os Açores podem vir a ter pelo menos quase 48 horas de chuva forte quase continua, com a depressão mesmo em cima deles.

Bom mas isto está sempre a mudar e mais alterações surgirão mesmo a curto prazo.

Mas neste momento o foco encontra-se todo na Madeira e nos Açores em especial nos Açores.

PS: Ai se eu pudesse puxar aquela coisa gira na Terça Feira para aqui em vez de desaparecer tudo no mar entre a Madeira e Marrocos :angry::angry:

Mais uma vez parece haver condições para muito mais precipitação logo após a fronteira e para toda a baía de Cádiz. Ainda está tudo muito indefinido mesmo a 3/4 dias por isso só nos resta aguardar.
 
Mais uma vez parece haver condições para muito mais precipitação logo após a fronteira e para toda a baía de Cádiz. Ainda está tudo muito indefinido mesmo a 3/4 dias por isso só nos resta aguardar.

Sim é verdade e o IM já actualizou e mete somente uns chuviscos para aqui na Segunda e Terça ....

Acabei de consultar a AEMET, e mete grande parte do centro de acção na Andaluzia espanhola, mais provavelmente na região de Cadiz e Estreito pelo menos durante os primeiros dias da semana !

Mas já vi isto melhor em termos de precipitação ....

Ainda não foi este mês que o Algarve teve de forma geral precipitação acima da média .....
 
Há algumas mudanças sim..

Até 2f de manhã mantem-se a ideia de tempo frio , dada a época, e vento de leste seco.

Segundo o GEFS12z há agora a possibilidade de na 2f-3f descer uma ondulação no jet com transporte de ar frio, que poderia originar uma ciclogenese na PI ao interagir com ar tropical que flui continuamente de SW desde a RAM.

Neste evento a RAM tambem poderia ser afectada por um aumento de instabilidade, dada a formação de uma linha de frontogenese que se extenderia desde o norte da RAM, até ao sul da PI ( Algarve-Andaluzia) e ao intensificar da alta subtropical sahariana, que resultaria no fortalecimento do jet subtropical com consequente aumento do shear e favorecimento da ocorrencia de trovoadas.

( A situação na RAM merecerá outra atenção mais pormenorizada pelo que nesta sintese geral apenas estou a referir as linhas gerais do padrão para a semana)

Tambem na 2f-3f, devido á mesma perturbação, poderia ocorrer um evento de neve significativo nas cotas médias e altas ( >1000m) do norte e centro, pois nesta região manter-se-ia bastante frio, e a humidade/instabilidade vinda de sul seria transportada nos niveis altos, chegado á zona norte e centro, nomeadamente interior, sob forma de mantos de nuvens médias e altas carregadas de humidade que tendo em conta um perfil atmosferico nos niveis medios razoavelmente frio e seco poderiam causar boas quedas de neve.

( E sim...esta possibilidade tambem merecerá outra atenção mais pormenorizada quando estivermos mais proximos)

DEPOIS...para 4f-5f a situação voltaria a ser calma...MAS, a partir de 5f-6f uma nova perturbação associada a um nucleo anormalmente intenso e a sul do vortice polar poderia descer a oeste de Pt continental e interagir explosivamente com a depressão a oeste da RAM ( cheinha de ar tropical), originando uma ciclogenese intensa que varreria a PI.
Este cenário, para já ainda extremamente complexo e dificil de modelar, comporta concerteza um certo grau de severidade...com foco especial na possibilidade de convecção severa no sector quente da depressão, uma frente muito activa com precipitações abundates e convecção organizada, e ventos fortes.

Apesar de tudo ainda está tudo em aberto...embora talvez valha a pena ir pensando nessa possibilidade mais extrema e analisando as cartas com atenção.

Bom...para ( tentar) ilustrar isto tudo, uma carta do spaghetti do GEFS12z, que é basicamente uma carta de dispersão espacial de algumas linhas de geopotencial entre todos os membros do GEFS:

XQf0J.jpg



Entrando um pouco em coisas mais técnicas e complexas, temos agora a 8-10 dias uma MJO situada sob Africa e a transladar-se para o Indico, e no Atlantico uma tendencia para diminuição da convecção tropical.
Este padrão é compativel com a manutenção de um regime NAO- ( dorsal enfraquecida) pelo menos nos proximos 8 dias.

Portanto, dada esta tendencia de sinóptica bloqueada, o mais provavel é que nos proximos dias os modelos estejam bastante instaveis, e haja sempre uma hipotese quer de "festa" quer de aborrecimento...tudo depende se no meio deste padrão de bloqueio nos calha o AA ou as depressões:lol:

Boa tarde Caro Stormy,

Parece que na próxima semana existe alguma possibilidade de vermos o elemento branco nos pontos mais altos do Norte (Gerês, Cabreira, Amarela) desde que haja precipitação.... Este sábado a neve visitou vários países de forma muito precoce com essa massa de ar frio de origem polar. De referir que a neve apareceu a cotas inferiores a 150m em algumas zonas de: França, Alemanha, Bélgica.

Bom Fim de Semana a todos.

Cmps.
 
Segundo a ultima saida do GFS a partir de Terça e durante quase toda a semana teremos o regresso da chuva a ver se a média do mês de Outubro é atingida pelo menos nas regiões que ainda não chegaram lá.
Dia 30,31 e 1 serão os melhores dias..dai para a frente prefiro não comentar mas tudo indica mais :rain: .

A ver vamos.

Continuação de um bom fim de semana!!! :thumbsup:
 
Mas que grande confusão nos modelos. O GFS na saída das 12 em termos de precipitação cortou quase toda no sul. O ECM mudou na saída das 12 e retirou grande parte da precipitação para o norte, mas para mim é o modelo melhor em termos de precipitação, embora passe a sul do Algarve, mas ainda muita indefinição. O GEM também coloca bastante precipitação no sul.

O Hirlam está muito bom. Tanto o Hirlam como o ECM colocam uma pequena ciclogenese a oeste do Porto mais ou menos, na 2ªfeira à noite, embora o Hirlam mostre a depressão com 1003 mb, o ECM cava mais e coloca nos 1000 mb.

Por isso, fazer uma previsão do estado do tempo sem falhas é muito complicado, nunca vi tanta confusão nos modelos, só espero que o GFS não tenha razão, porque é o pior modelo neste momento.
 
Mas que grande confusão nos modelos. O GFS na saída das 12 em termos de precipitação cortou quase toda no sul. O ECM mudou na saída das 12 e retirou grande parte da precipitação para o norte, mas para mim é o modelo melhor em termos de precipitação, embora passe a sul do Algarve, mas ainda muita indefinição. O GEM também coloca bastante precipitação no sul.

O Hirlam está muito bom. Tanto o Hirlam como o ECM colocam uma pequena ciclogenese a oeste do Porto mais ou menos, na 2ªfeira à noite, embora o Hirlam mostre a depressão com 1003 mb, o ECM cava mais e coloca nos 1000 mb.

Por isso, fazer uma previsão do estado do tempo sem falhas é muito complicado, nunca vi tanta confusão nos modelos, só espero que o GFS não tenha razão, porque é o pior modelo neste momento.

E pensava eu que esta run ia ajudar a mostrar consonância nos modelos mas afinal lançou foi mais confusão ainda quer no curto, quer no médio, quer no longo prazo.
Enfim acho que nem vale a pena dizer mais nada, é que tem sido assim desde o dia 1 de Setembro. Terá isto alguma coisa a ver com a existência anormal de depressões de origem tropical por estas bandas ?
É que nem a 48 horas se consegue fazer uma previsão .... fonix
Amanhã logo digo qualquer coisa .....

PS: O Hirlam e o GEM estão excelentes !