PedroMAR
Cumulus
Pois eu penso que neste momento os avisos estão perfeitamente correctos, pois neste momento as maiores chances de precipitação mais forte e sobretudo persistente é na região do Minho e Douro Litoral, e por isso neste momento penso estarem perfeitamente correctos. Olhando também aos modelos o GFS como sempre tende a sobrestimar a precipitação na região do Minho e Douro ( ou talvez não ), mas analisando bem a maior parte dos modelos os valores rondam entre 20 a 30 mm em 6 horas e por isso coerente com o Alerta Laranja.
É possível que caso os modelos de meso-escala subam os valores que venham a subir o nível de alerta, mas por aquilo que tenho visto nos modelos a precipitação parece ser ainda mais forte na Quinta do que na Quarta.
Em resumo para já de acordo com aquilo que mostram os modelos que o IPMA consulta os avisos estão perfeitamente correctos e nada tenho a dizer ...
Só uma pequena nota, os modelos de meso-escala como o ALADIN e o AROME, mostram precipitação forte na manhã de Quarta e depois no final do dia de Quarta prolongando-se pela Quinta atingindo claramente o Minho e Douro de forma persistente e descendo temporariamente até á zona de Aveiro !
PS: Alerta Laranja para a situação de Quarta, pois neste momento para Quinta com os dados de hoje a situação seria diferente !
Certo, certo é que os Nortenhos vão encher bem a barriguinha de água ....
Não há alerta laranja, há sim ALERTA AMARELO (emitido pela ANPC)