Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter rozzo
  • Data de início Data de início
Para a semana teremos calor com Anticiclone na região de França e com a conjugação de cut-off a SW da Península Ibérica teremos fluxo de leste e máximas perto dos 30ºc...que rica surpresa =)
O ar quente do norte de África a ser arrastado até nós...

Bom dia a todos. Na verdade ao ver o site do IPMA na previsão 10 dias reparei que a partir de Domingo aqui para a minha zona as temperaturas máximas variam entre os 29 e os 31 durante toda a semana. Isto é fiável ?

Bom dia a todos. Na verdade ao ver o site do IPMA na previsão 10 dias reparei que a partir de Domingo aqui para a minha zona as temperaturas máximas variam entre os 29 e os 31 durante toda a semana. Isto é fiável ?

Sim, para a semana deveremos ter bastante calor a partir de domingo com ausência total de precipitação, até arriscaria que o padrão de ausência de chuva se irá manter até ao final do mês.

Se formos ver bem esta situação já tinha sido modelada, e de forma consistente até, para que hoje tivéssemos uma máxima acima dos 27C, o que obviamente não aconteceu. Os contornos actuais modelados ditam uma onda de calor severa, e talvez até sem precedentes para a altura do ano (não sei no entanto até que ponto esta minha afirmação está correcta, mas pelo que consegui apurar a onda de calor de outubro de 2011 foi no início do mês).

Os modelos, no entanto, insistem neste quadro, mas acho que não devemos esquecer o bom-senso, e pessoalmente acredito em algum calor, mas nem com a intensidade ou duração actualmente modeladas.

• Gosto
Reactions: Firefigther
Se formos ver bem esta situação já tinha sido modelada, e de forma consistente até, para que hoje tivéssemos uma máxima acima dos 27C, o que obviamente não aconteceu. Os contornos actuais modelados ditam uma onda de calor severa, e talvez até sem precedentes para a altura do ano (não sei no entanto até que ponto esta minha afirmação está correcta, mas pelo que consegui apurar a onda de calor de outubro de 2011 foi no início do mês).

Os modelos, no entanto, insistem neste quadro, mas acho que não devemos esquecer o bom-senso, e pessoalmente acredito em algum calor, mas nem com a intensidade ou duração actualmente modeladas.
Recuando um pouco...ano de 2007..."bons" dias de calor em Novembro,,,portanto nada de novo e a duração destes dias mais quentes ainda é incerta...

• Gosto
Reactions: Firefigther
Recuando um pouco...ano de 2007..."bons" dias de calor em Novembro,,,portanto nada de novo e a duração destes dias mais quentes ainda é incerta...

Mas estamos a falar de outubro, por enquanto ;) Assim falo porque segundo encontrei em notícias de 2011, o Outubro daquele ano foi o mais quente em 70 anos. Então, será que esta marca será suplantada? Talvez, mas também é verdade que os modelos têm exagerado bastante.

Tem a ver com a formação e evolução da tal cutoff a oeste do continente, sabemos que elas são um bocado traiçoeiras nos modelos, mas há um bom consenso.

a 120h
1hNXR23.png

Calor para a semana que vem? :huh:

A minha mãe faz anos hoje e lembro-me que durante anos a fio era por esta altura precisamente que aparecia um sistema de baixas pressões trazendo tempo instável e, por acréscimo, finalmente a descida das temperaturas para valores mais condizentes com o Outono. :)

A 12Z do GFS já cortou no calor e na duração do calor que se avizinha. Passa a ser calor para a altura, mas nada de muito espantoso, sendo Domingo e Segunda os dias mais expressivos (com uma máxima de 26C para o Porto na Segunda, salvo erro). Na quarta a situação, segundo esta run, já estará bem mais próxima da média do mês.

Peço desculpas por estar a falar apenas na situação do Porto, foi a única que consegui verificar e confrontar com as médias, etc...

De qualquer forma, situação a seguir - o ecmwf deve colocar na próxima run valores superiores a estes, e ainda há outra run do GFS antes disso.

Grande corte no GFS em relação à previsão do calor, nem tanto pela cut-off, mas sobretudo devido ao reposicionamento do Anticiclone bem mais a Oeste do que era esperado...faz toda a diferença.
Se assim for teremos a norte provavelmente apenas 1/2 dias mais quentes (máximas de 25/26ºc quando já andou perto dos 30ºc e durante a semana), sendo que a sul serão mais dias quentes mas não é nada tão extraordinário como o previsto inicialmente...

E continua o corte desse calor :pray:

Hoje aqui o dia esteve exactamente o contrario modelado pelo colega stormy, chuva nem vê-la e com boas abertas durante a tarde :buh: