Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.
Um dia vamos ter um Furacão vamos sim, todos os anos os modelos prevêem um, e não morro antes de ver um furacão. :D:rolleyes::lol:

Agora mais a sério, o dito furacão virou uma cut-off muito boa para o Sul, por mim, não mudava mais está no sítio e posição correcta. Venha de lá seja furacão, cut-off para acabar com esta monotonia que já chateia e o calor desde de Abril também chateia. :D

O calor sim, esse estará de despedida...

A despedida do calor não é para já. Não é calor abrasador,mas próxima semana possivelmente continuam as temperaturas de 26/27 no litoral. Temperaturas de Verão.
E o vento na próxima semana vai ser fraco,baseando-me no GFS.
Ou seja se ainda há pessoas de férias,vão ter uma semana a sério de Verão.Melhor que esta que passou.
Calor de despedida,não sei quando se pode declarar isso.Até Outubro pode haver calor,perto dos 30ºC.

É um facto, atendendo aos modelos. Quem deseja dias mais frios e chuva terá de esperar. É que o ECMWF, a partir de Domingo, coloca o AA na zona das ilhas britânicas/França/Alemanha, com uma pressão no seu núcleo cada vez maior ao longo da semana, forçando uma corrente de SE no continente... O geopotencial é bastante elevado... Para o final da semana, o ECMWF coloca o AA bem na zona das ilhas britânicas, com uma pressão central de... 1035 hPa... :shocking:

Parece-me um cenário estranho este, principalmente nesta altura do ano, mas tal tendência implica temperaturas bastante amenas, para não dizer quentes, e só não o serão mais devido à altura do ano em que nos encontramos, com os dias mais pequenos. O vento será também fraco, aparentemente. Que Setembro este... Parabéns aos que tiraram férias neste mês, excelente palpite ;).

Situação a acompanhar.

Mas não é possivel que uma cutt off consiga se aproximar de nós uma vez que o AA está mais a norte??

Sim é possível, mas depende de n factores, que resumimos de sorte :p

Mas não é possivel que uma cutt off consiga se aproximar de nós uma vez que o AA está mais a norte??

Em meteorologia, tudo é probabilidade, tudo é possível (mais ou menos provável)! Mas lá por observarmos um anticiclone mais a norte à superfície, o que é que isso nos diz em altitude?? Um pouco, mas quase nunca o suficiente! Para haver intrusão de uma massa fria, é sempre importante verificar as condições em altitude. O anticiclone lá por estar centrado nas ilhas britânicas, não significa que não esteja centrado por cima de nós em altitude!

Eu acredito que o AA não vai ser sufuciente forte para afastar as depressões do continente, já que mais tarde ou mais cedo vai ter que ceder;)

Eu adianto!!! a partir dos dias 4 ou 5 de Outubro

Atenção que isto é mera especulação, não é bem pra ser levado a sério, não há garantias de nada :D :lmao:

Estado
Fechado para novas mensagens.