O padrão que eu estava a antecipar parece que se quer establecer a partir dos ultimos dias do mês.
O Pacifico está numa fase de intsbilidade no que toca á posição dos centros de acção, e o Atlantico iniciará uma fase em que entraremos num padrão estavel em que a dorsal Atlantica se começa a quebrar originando um cavado no Atlantico central.
Este padrão é favorecido á medida que a niña se intensifica, a America vai arrefecendo e a actividade tropical vai decaindo.
Analisando o mapa:
Uploaded with
ImageShack.us
Temos a tal abertura de um cavado no Atlantico, logo a partir das 96h, com o AA a estender-se sob o Atlantico nos niveis baixos, mas apenas suportado por uma bom cinturão anticiclonico na zona do Saara e na Bermuda-EUA.
Este padrão é bom para a advecção de ar tropical na Europa ocidental, ainda mais na fase positiva da MJO ( prevista para inicio de Outubro no Atlantico), que reforça a convecção tropical e atira ainda mais humidade e energia pelo cavado.
Com base nisto espero que esteja eminente o primeiro evento convectivo de boas dimensões deste Outono, associado ao cavado ou a uma cut-off secundaria.
Tambem há a hipotese vaga de algum sistema tropical conseguir ser arrastado para norte e nordeste nesse rasgão do cinturão anticiclonico..
Bom...situação a ser acompanhada