Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Humberto? Como assim? O Furacão Humberto vai atingir os Açores? Esse furacão ainda está ativo? Andei à procura no Wunderground e não encontrei... Desculpem lá a pergunta sou um pouco leigo nesta matéria. Entretanto, com uma vista rápida pelos modelos, parece que finalmente os Açores vão ter a chuva que tanta falta anda a fazer lá para o dia 20, e parece também que poderá marcar uma mudança de padrão, com o AA finalmente a "ceder". Vamos ver :D

E em Portugal Continental, quando chove à grande e à francesa? :D
 
Esta semana ainda vai ser de Verão, embora refresque um pouco no meio da semana por termos um fluxo mais de NW injetando ar marítimo, teremos céu limpo com o Anticiclone a Oeste estendendo-se em crista até ao Golfo da Biscaia fazendo barreira as depressões.





o modelo GFS prevê uma mudança para a ultima semana deste mês, o ECMWF talvez um pouco antes, veremos
 
E em Portugal Continental, quando chove à grande e à francesa? :D

Segundo alguns dos modelos parece que nos ultimos 4/5 dias existe uma certa tendencia para que as altas pressões se desloquem mais para Norte mas para já ainda não existe repercussões em termos de precipitação por aqui ....
Mas penso que a ultima semana já deverá dar alguma chuva por aqui !
 
O GFS é o melhor modelo para depressões... Depressões que provoca nas pessoas ao retirar tudo... :(

Não te preocupas que o ECM dá 15 a 0 ao GFS em termos de cut-offs, pois o GFS nunca passou a depressão isolada do Baixo Alentejo enquanto que o ECM dava ela a chegar até Lisboa ou já não te lembras.

O ECM é péssimo a lidar com cut-offs. Dos dois "lideres" o GFS foi quem esteve muito mais próximo, mas de todos os modelos que melhor modelou esta situação que mal existiu, foi o modelo GEM.
Apenas Faro com 8 mm foi o lider mas por estar num cabo ... a 10 km a norte de Faro apenas apagou o pó !
 
Proximos dias sem grande interesse...AA a oeste extendendo-se em crista pela Biscaia.
No norte/centro presença de ar mais fresco e seco com origem numa bolsa de ar frio que estes dias irá entrar pela Euorpa W.
No Sul mantem-se ar mais quente e húmido mas que se manterá estável devido á proximidade com a dorsal subtropical.

Para o fim da semana, o Humberto deverá regenerar-se e aproximar do grupo ocidental dos Açores
h7Jasqu.png


Pelas ilhas deverá chover um bocado e talvez também apanhem com vento e mar alterado, mas tudo parece indicar que o Humberto passará bem ao largo.

A interacção entre o Humberto e um cavado que precorre o Atlantico central deverá levar a uma forte ciclogénese ( transição extratropical) e consequente amplificação da ondulação em altura, com o cavado a posicionar-se perto dos Açores, sendo que por cá a dorsal subiria levando a um período de subida de temperatura e tempo seco e relativamente quente para a época do ano.

Prespectivas de tempo mais mexido por PT continental não há para já quase nenhumas...há alguma esperança que no longo termo a área de baixo geopotencial nos Açores pudesse migrar para leste, levando a uma certa instabilização do tempo por cá...mas esse cenário ainda é bastante incerto.

Mas de qualquer forma é normal esta situação...lá para inícios/meados de Outubro é que é mais comum termos as primeiras investidas a sério da frente polar com boas chuvadas e os primeiros temporais Atlânticos da temporada;)
 
Não concordo contigo Stormy, a falares de PT continental estás.te a esquecer do norte, por cá as primeiras chuvadas deviam estar a acontecer agora, não é por um acaso que a média de precipitação na minha região é de 95 mm ...
 
Não concordo contigo Stormy, a falares de PT continental estás.te a esquecer do norte, por cá as primeiras chuvadas deviam estar a acontecer agora, não é por um acaso que a média de precipitação na minha região é de 95 mm ...

Concordo, aqui no Norte em Setembro é normal já termos alguma chuva, proveniente na sua maioria de sistemas frontais de fraca/média actividade que vão fazendo as médias para Setembro ,em certas regiões do Gêres, já se ultrapassam os 100 mm de média para este mês..

Olhando aos modelos , está difícil, o AA anda sempre por perto, e pelo que vejo ( a menos que haja uma reviravolta) este mês não deverá acabar na média ,felizmente o ano hidrológico aqui no Norte tem sido bastante generoso..:rain:
 
eu nao me lembro de ter quase os 3 meses de verao praticamente secos... qd o setembro e seco os outros costumam ter precipitacao, este ano nao. e vai continuar. por aqui anda tudo a arder de novo :(
 
Não concordo contigo Stormy, a falares de PT continental estás.te a esquecer do norte, por cá as primeiras chuvadas deviam estar a acontecer agora, não é por um acaso que a média de precipitação na minha região é de 95 mm ...

A média é feita da precipitação resultante da soma da precipitação de todos os dias de Setembro, ao que se soma todos os 30 anos para o cálculo da média, a dividir por esses repectivos 30 anos.
Por consequência se a média for 100 mm num local qualquer do norte, isso quer dizer que o normal chover será 100 mm, mas também podes ter anos em que chove 200 mm e noutros 0.
Do mesmo modo que o facto da média ser 100 mm não implica, muito longe disso, que a média de uma quinzena (15 dias) seja 50 mm e na outra outros 50 mm, na verdade o normal será que a quinzena seja mais chuvosa, bem mais chuvosa que a primeira do mesmo modo que tradicionalmente a primeira quinzena é sempre bem mais quente que a 2ª metade do mês de Outubro.

E sim o normal como diz o Stormy é mesmo não estarmos ainda nas primeiras chuvas, aliás elas aparecem muito mais frequentemente na ultima década do mês.
 
Acho que não devemos generalizar assim tanto, apesar de tudo, observam-se algumas diferenças climáticas no território de Portugal continental. Normalmente, as áreas mais altas do norte litoral já quase não apresentam estação seca e mesmo as áreas situadas a cotas mais baixas têm uma estação seca bem mais curta e suave que o resto do território nacional. Esta quase ausência de precipitação, nestes últimos meses, tem pouco de normal.