Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

afinal so vamos ter umas pingas a norte na quinta, e o resto resume-se a uma descida de temperatura, os 30s vao-se

A partir e Quinta-Feira até Domingo existe grande probabilidade de aguaceiros no interior norte e centro, com possibilidades de alastrar ao litoral norte.
Os modelos têm mostrado isso com consenso.

A partir de Segunda-Feira, voltaremos a conversar.
 
Mesmo sem precipitação interessante é importante dizer que o tempo tornar-se-a atlântico, portanto com níveis de humidade relativa muito superiores aos actuais.
 
E eu que andei a apregoar que as temperaturas iam abaixo dos 20ºC e parece-me que vou passar por aldrabao:angry:
 
A grande duvida que era se a cut-off descia ate a Península Íberica que foi modelada tanto pelo GFS como o ECMWF mas com o GFS a prever a alguns dias atrás que ficava pelas Ilhas Britânicas, é habitual, o GFS consegue modelar melhor as cut-offs.
Neste momento temos o dia de amanha e até sexta com alguma precipitação no norte e centro, para o fim de semana se verá, ainda vão ocorrer algumas mudanças e ate pode melhorar as condições para haver precipitação.
Neste momento destaca-se a previsão de vento na costa Oeste do Continente que poderá ser moderado a forte.

 
E eu que andei a apregoar que as temperaturas iam abaixo dos 20ºC e parece-me que vou passar por aldrabao:angry:

No mundo da meteorologia temos de ter calma com informações que passamos a gentes que não percebem nada, o melhor é dizeres "que podem vir a descer" "alguns modelos prevêem" coisas assim, agora as temperaturas ate ao fim de semana vão descer e a rondarem os 20ºC no litoral e 25ºC no interior, durante a noite podem descer ate aos 10ºC em algumas zonas do norte e centro :)
 
Ambos os modelos agora muito mais coerentes entre si e com a realidade do início de Setembro. Ainda acreditavam nas runs de alguns dias atrás,com cut-offs, iso´s de 5º e chuva vários dias? Isso não é Portugal em início de Setembro, tinha a certeza que tudo iria ser corrigido com o aproximar dos dias em causa. Assim apenas um suavizar normal do Verão no seu final, que tudo indica (e espero) seja com temperaturas agradáveis, mais baixas, e com sol q.b.. As cut-offs e a animação virão em breve, a seu tempo, já não falta muito...
 
O GFS (0Z) e o ECM (0Z) estão agora muito semelhantes, chegaram finalmente a um consenso, e as previsões não são animadoras para aqueles que esperavam uma bela rega, como eu... Teremos apenas alguns aguaceiros, a partir da tarde de hoje no interior, e depois mais para o final do dia poderão também acontecer no litoral. Aquela precipitaçao que o GFS e o ECM chegaram a prever no Domingo, Segunda e Terça desapareceu quase por completo, mas ainda assim acredito que na região Norte ainda possa acontecer alguma precipitação... Pelo menos as temperaturas vão descer :thumbsup:
 
A mim parece-me que este serão e madrugada já poderão além de alguns aguaceiros, quem sabe algum "show eléctrico" em bastantes regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, suponho que de convecção relativamente alta, portanto sem grandes precipitações.







Depois a tarde de amanhã promete alguma instabilidade pela maior parte das regiões interiores, poderá ser interessante também!





Fonte: IPMA
 
Amanhã no Algarve, também poderá haver aguaceiros e trovoadas na parte da manhã, assim indica o Hirlam e o ECM, o foreca até dá trovoada e o IPMA também prevê. :D

REGIÃO SUL:
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado no
Baixo Alentejo até ao final da manhã.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas
regiões do interior e no Algarve.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 25 km/h)
de sueste no Algarve durante a manhã.
Descida da temperatura máxima.

Fonte: IPMA
 
Amanhã no Algarve, também poderá haver aguaceiros e trovoadas na parte da manhã, assim indica o Hirlam e o ECM, o foreca até dá trovoada e o IPMA também prevê. :D

REGIÃO SUL:
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado no
Baixo Alentejo até ao final da manhã.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas
regiões do interior e no Algarve.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 25 km/h)
de sueste no Algarve durante a manhã.
Descida da temperatura máxima.

Fonte: IPMA

Nem mais!! já a GFS convective Maps mostrava isso á 2 dias atrás!! Ninguem se lembra de nós 'marroquinos' ...

Sim á possibilidade de haver células de surgimento súbito que poderá levar a precipitação pontualmente forte e com algum granizo á mistura, isto na minha leitura dos modelos GFS/GFS Convective Maps. também estes prevêem embora a modo experimental a possibilidade de ocorrencia de trombas de agua na costa sul. Isto claro... de modo remoto.

Mas claro que é tudo uma lotaria e de estarmos atentos e de olhos postos no Sat!!

Cump.
 
para hoje:

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado
a partir do início da tarde.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir
do meio da tarde, em especial nas regiões do interior.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente
moderado (15 a 25 km/h) de noroeste no litoral durante a tarde.
Pequena descida da temperatura máxima.

REGIÃO SUL:
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado
nas regiões do interior a partir do início da tarde.
Possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Ribatejo e no Alto
Alentejo no final do dia.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando fraco a
moderado (10 a 25 km/h) de sueste no Algarve e de noroeste
no litoral oeste durante a tarde.
Pequena descida da temperatura máxima.


siga ribatejo :D
 
Boas.

A partir desta tarde e durante o dia de amanhã uma perturbação em altura deverá cruzar PT continental de SW para NE.
Uma outra perturbação deverá aproximar-se e eventualmente tornar-se estacionaria a oeste de PT continental durante o dia de amanhã.

A acção conjunta dos dois sistemas deverá introduzir uma massa de ar mais fria em altura, assim como intensificar o fluxo em altura.

Á superfície espera-se a gradual propagação de ar tropical marítimo procedente do golfo de Cádis em direção ao Algarve e interior sul, enquanto que mais a norte a massa de ar será de características subtropicais e avança desde o Atlantico.
A acompanhar a progressão deste ar mais quente e húmido espera-se a formação de uma complexa bolsa de baixa pressão, que deverá tornar-se mais intensa durante a tarde devido ao aquecimento diurno...esta área depressionária contará com dois centros de circulação, um a S do Algarve e outro que se centrará sobre o interior norte e centro.

Norte + Centro
Já durante a próxima noite espera-se que ocorra iniciação convectiva sobre a região centro e litoral norte, embora algo comprometida pela falta de energia á superfície e pela presença de ar seco de origem africana nos níveis médios.

Durante o dia, o aquecimento diurno e a influencia do ar mais húmido deverão dinamizar a actividade convectiva, reactivando a linha de instabilidade á medida que esta se translada desde o centro em direcção ao interior norte.
Ai o forçamento orográfico deverá encarregar-se de gerar alguns núcleos localmente fortes.
A presença de shear moderado ( DLS ~ 25-35kts) e CAPE razoável assim como de alguns restos de ar seco entre os 700 e os 500hpa deverão criar um ambiente favorável á ocorrência de granizo localmente significativo e down/microbursts capazes de gerar situações isoladas de vento forte.
Por este motivo avança-se com o nível laranja por risco fraco a moderado de situações localmente severas.

Sul

Durante o dia ar de características tropicais marítimas introduz-se pelo Algarve e interior Alentejano.
O forte aquecimento diurno gerará valores de MLCAPE entre 500-1000J/Kg, com o 0-30CAPE a atingir perto de 1500J/Kg no Algarve central e oriental.
A S de Faro um vórtice á superfície gera circulação moderada de SE em todo o Algarve, que roda para S/SW no Alentejo.
Em altura o fluxo intenso de W gera shear moderado sobre esta camada á superfície que procede de SE... (DLS 30-45Kts)..o caracter rotacional do shear será tanto mais intenso quanto mais perto da costa sul, onde conjuntamente com a SST elevada ( >25ºC) deverá criar condições favoraveis ao desenvolvimento de alguma estrutura supercelular isolada, ou ( mais provavelmente) de uma ou outra tromba de agua.

A presença de ar mais seco entre os 700 e os 500hpa deverá no entanto limitar o desenvolvimento convectivo...embora qualquer célula que surja possa beneficiar de um ambiente bastante favorável...o próprio ar seco deverá gerar condições favoráveis a granizo localmente grande nos núcleos mais intensos assim como algum micro/downburst com alguma situação isolada de vento forte associada.

No interior do Alentejo o shear é mais fraco e unidireccional, o que se torna plausível é que as células que eventualmente se formem no Algarve assumam caracter linear á medida que se deslocam para NE.
Mantem-se no entanto o risco de granizo e ventos localmente fortes devido á dry layer nos níveis médios...e poderá surgir localmente alguma assinatura em arco com ventos fortes de outflow associados.

JWRErWI.png



Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada

Laranja
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
- Granizo
- Rajadas moderadas a fortes
- Tromba de agua ( litoral sul)