Boas..
Para o dia de amanhã esperam-se de novo condições propicias á ocorrencia de convecção por vezes severa em especial no interior centro e sul.
Analise/Sinóptica
Em altura uma nova perturbação associada a um eixo de vorticidade aos 500-300hpa entra de SW para NE.
Associada a esta, uma area de maior fluxo em altura ( mid/upper jet) entra pelo litoral SW e avança até á região do sistema central.
Nos niveis médios e baixos, uma area de baixa pressão forma-se sob o eixo de vorticidade, em resposta ao aumento do forçamento dinamico...esta area de ciclogenese avança lentamente de oeste e torna-se estacionaria ao largo do litoral centro.
Uma massa de ar quente e humido é ejectada desde SW e cobre o centro e sul de PT continental, e uma linha de convergencia marca o limite maximo de propagação do ar quente ao longo do litoral centro até á Galiza.
Região NW
A advecção quente de sul em conjunto com o aquecimento diurno e a aproximação de ar frio nos niveis altos tornam a atmosfera instavel, com CAPE até 1000J/Kg.
O eixo de vorticidade deverá gerar forçamento dinamico, e em conjunto com a formação de uma extensa area de convergencia á superficie, deverão gerar varios focos convectivos.
Apesar disto, junto ao eixo de vorticidade o fluxo em altura estará estagnado, e não haverá shear, pelo que as células que nascerem serão pulsantes e não beneficiarão de condições para se organizarem.
Ainda assim, há um risco claro de precipitação excessiva convectivo-estratiforme, e um nivel amarelo está garantido por esse motivo.
Realça-se que este nivel amarelo está num patamar de transição para o nivel laranja já que os modelos estão bastante confiantes em iniciar convecção...no entanto existe alguma incerteza quanto á localização exata da maior actividade, e resolvi não arriscar o nivel laranja.
Interior Centro e Sul
Á frente do eixo de vorticidade em altura e da depressão á sfc, ar quente e forçamento dinamico abundante afectam a região em especial durante a tarde.
Algum ar seco oriundo de Marrocos infiltra-se nos niveis médios formando uma capping layer que contribuirá para concentrar a energia durante a tarde.
O aquecimento diurno em conjunto com o arrefecimento em altura disparão o CAPE para valores localmente até 1000-1500J/Kg ( WRF2km; WRF M.G.).
A presença de fluxo moderado de SW/WSW nos niveis altos e de S/SSE á superficie geram perfis de shear razoaveis e de componente rotacional, com 0-6km shear até 10-20m/s e 1-8km shear até 30-40kts.
Nestas condições alguma convecção organizada deverá surgir durante a tarde, com alguns segmentos lineares multicelulares e células discretas.
Dada a componente rotacional do shear, não se podem excluir supercelulas.
Os maiores riscos associados a esta actividade prendem-se com a ocorrencia de precipitação excessiva, granizo e rajadas pontualmente severas.
Existe confiança para lançar um nivel laranja por estes motivos.