Ora bons dias..
Para amanhã devemos ter alguma actividade, que será mais intensa em partes do interior.
Analise/Sinóptica
Em altura uma forte perturbação mantem-se a NW, e inicia um movimento retrogrado para SW.
O jet subtropical mantem-se sobre a Peninsula, com fluxo moderado a forte na camada 500-300hpa.
No seio do jet, uma nova short wave entra desde SW.
Á superficie uma depressão mantem-se estacionária a oeste, e com a migração do suporte em altura para SW, uma lingua secundaria de baixa pressão extende-se até á Madeira.
Com isto, a circulação de SW com entrada de ar quente e humido vindo de S/SW reforça-se.
Mais uma vez, a presença de ar bastante energético á superficie e de ar relativamente frio em altura geram instabilidade, com até 1000-1500J/Kg de CAPE.
O jet em altura deverá criar shear fraco a moderado com pelo menos 15m/s entre os 0 e os 6km e 20-30kts entre os 1000 e os 8000m.
Durante a tarde a short wave entrará pelo litoral centro, e será acompanhada por uma pluma de ar mais frio e seco em altura...a perturbação gerará forçamento dinamico, e em conjunto com o regime de advecção instavel á sfc, deverão surgir varias células/segmentos lineares á frente dela.
O shear e a melhoria das condições termodinamicas deverão garantir a evolução de células organizadas á medida que penetram no território.
Os riscos mais evidentes relacionados com esta actividade prendem-se com a ocorrencia de precipitação pontualmente excessiva e granizo.
No entanto não se podem excluir rajadas marginalmente severas associadas a micro/downbursts dada a entrada de ar mais seco em altura e a intensificação dos gradientes verticais na periferia da short wave.
Por estes motivos coloco um nivel laranja em parte do interio.
No resto do território a actividade será menos concentrada/persistente e o nivel amarelo parece mais adequado.