Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

  • Thread starter Thread starter Zapiao
  • Data de início Data de início
Ora bons dias..

Para amanhã devemos ter alguma actividade, que será mais intensa em partes do interior.

Analise/Sinóptica

Em altura uma forte perturbação mantem-se a NW, e inicia um movimento retrogrado para SW.

O jet subtropical mantem-se sobre a Peninsula, com fluxo moderado a forte na camada 500-300hpa.

No seio do jet, uma nova short wave entra desde SW.

Á superficie uma depressão mantem-se estacionária a oeste, e com a migração do suporte em altura para SW, uma lingua secundaria de baixa pressão extende-se até á Madeira.

Com isto, a circulação de SW com entrada de ar quente e humido vindo de S/SW reforça-se.

Mais uma vez, a presença de ar bastante energético á superficie e de ar relativamente frio em altura geram instabilidade, com até 1000-1500J/Kg de CAPE.

O jet em altura deverá criar shear fraco a moderado com pelo menos 15m/s entre os 0 e os 6km e 20-30kts entre os 1000 e os 8000m.

Durante a tarde a short wave entrará pelo litoral centro, e será acompanhada por uma pluma de ar mais frio e seco em altura...a perturbação gerará forçamento dinamico, e em conjunto com o regime de advecção instavel á sfc, deverão surgir varias células/segmentos lineares á frente dela.

O shear e a melhoria das condições termodinamicas deverão garantir a evolução de células organizadas á medida que penetram no território.

Os riscos mais evidentes relacionados com esta actividade prendem-se com a ocorrencia de precipitação pontualmente excessiva e granizo.
No entanto não se podem excluir rajadas marginalmente severas associadas a micro/downbursts dada a entrada de ar mais seco em altura e a intensificação dos gradientes verticais na periferia da short wave.


Por estes motivos coloco um nivel laranja em parte do interio.

No resto do território a actividade será menos concentrada/persistente e o nivel amarelo parece mais adequado.


FVinC7E.png
 
Na verdade a linha de instabilidade não atravessará o território.
a linha de instabilidade vai ficar estacionada junto á costa a norte de Sines ou até junto a todo o litoral oeste, não entrando portanto para o interior norte e centro.
Na imagem de satélite já dá para se perceber o que estou referindo.

Ó colega Aurélio nessa imagem vê-se a linha em rotaçao para o Continente e parece querer entrar ....:huh:
 
  • Gosto
Reactions: thunderstorm87
Por enquanto ainda só uns pingos, por aqui.
Olhando às imagens de radar, e se a coisa não enfraquecer pois a célula tem vindo a engrossar, parece-me que Peniche vai levar com aquilo em cima!!! Será que enfraqueceu na última hora que ainda não se vê no radar?
 
Muito bom dia a todos!

Após esta depressão passar, já sabem o que nos reserva o tempo da próxima semana? Tempo mais estável ou ainda não?

Obrigado!

A tendência actual nos modelos é que permaneça até talvez meio da semana alguma instabilidade, mas bastante mais fraca e dispersa que estes últimos dias, uma vez que a depressão estará bastante menos pujante.
Alguns modelos começam até a vislumbrar a partir do meio da semana chances de algum tempo quente, de dias de Verão.
 
Bons dias,

Apenas uma nota relativamente áquilo que o Rozzo disse,

Do ponto de vista geral vamos ter uma diminuição da instabilidade, mas por exemplo nas regiões do interior eu até penso que a instabilidade vai aumentar e bastante, pois até ao momento tem sido o litoral norte e centro os maiores privilegiados mas a partir de amanhã até cerca de Terça vai passar a ser as regiões mais montanhosas em especial o interior norte e centro !
 
Boas..

Para amanhã mantem-se uma situação de instabilidade pontualmente forte em partes do interior.

Analise/Sinoptica

Em altura a depressão mantem-se a oeste, com um movimento lento para SW.
Enfraquecimento gradual, com aquecimento dos niveis altos e aumento das espessuras geopotenciais vão lentamente deteriorando a aparencia da perturbação.

Entre a depressão e o anticiclone subtropical centrado no NW de Africa, o forte jet subtropical entra pelo SW da Peninsula...embebido neste, uma nova ondulação migra atravessando PT continental de SW para NE.

Á superficie um vasto campo ciclonico estende-se até á RAM, e o fluxo de S/SW reforça a advecção tropical.

Durante a tarde, o aquecimento diurno deverá, apesar do gradual aquecimento da alta troposfera, gerar uns 500-1000J/Kg de CAPE.

A presença da ondulação em altura deverá estimular a genese de alguns focos convectivos, que dada a presença do jet de niveis altos deverão organizar-se nomeadamente em algumas linhas de multicelulas.

Dados os perfis rotacionais com fluxo de S á sfc e SW em altura, uma supercelula poderá conseguir formar-se.


A actividade que surgir terá capacidade para produzir precipitação pontualmente excessiva, granizo e micro/downbursts, mas o suporte dos modelos é algo limitado, pelo que a cobertura espacial e temporal será demasiado rarefeita para garantir um nivel laranja.
Assim sendo, coloco um nivel amarelo para partes do interior, especialmente por precipitação excessiva e granizo.

84vavY1.png
 
Última edição:
Boas,
Se possível alguém que me explique se se trata de um erro...
No site do ipma, na previsão significativa, o mapa apresenta aguaceiros para o norte e centro no sábado e no domingo. Já para segunda feira, a mesma previsão apresenta trovoadas no norte e centro.
Depois ao consultar a previsão descritiva (em texto) verifico que prevêem possibilidade de trovoadas para o norte e centro no sábado e domingo, enquanto que para segunda feira não têm descrição de preverem quaisquer trovoadas.
Ou seja, a previsão descritiva não bate certo com os mapas apresentados na previsão significativa.
Será erro? E a ser erro qual será a previsão correcta?
Obrigada.
 
Boas,
Se possível alguém que me explique se se trata de um erro...
No site do ipma, na previsão significativa, o mapa apresenta aguaceiros para o norte e centro no sábado e no domingo. Já para segunda feira, a mesma previsão apresenta trovoadas no norte e centro.
Depois ao consultar a previsão descritiva (em texto) verifico que prevêem possibilidade de trovoadas para o norte e centro no sábado e domingo, enquanto que para segunda feira não têm descrição de preverem quaisquer trovoadas.
Ou seja, a previsão descritiva não bate certo com os mapas apresentados na previsão significativa.
Será erro? E a ser erro qual será a previsão correcta?
Obrigada.

Claro que é um erro, a descritiva não foi actualizada (nem é precisso abrir a web do IPMA como não o fiz mas estou certo) ;)
Mas segunda há instabilidade no norte e centro especialmente no interior :thumbsup: Estão reunidas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas :)
 
  • Gosto
Reactions: JoaoCodeco e Candy