Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

  • Thread starter Thread starter Zapiao
  • Data de início Data de início
Boas..

Para amanhã teremos um dia com alguma activdade, em espacial em partes da região sul.

Analise/Sinóptica

Em altura a depressão em altura mantem-se num movimento lento para SW, e centra-se a meio da tarde ao largo do litoral centro.

Entre esta e a alta subtropical colocada no N de Africa, um forte mid/upper jet entra pela região S e avança por Espanha.

Á superficie, um vasto campo depressionário envolve o Atlantico subtropical NE, e o fluxo em PT continental coloca-se de S,com entrada de ar humido e quente em especial na região centro e sul.

Durante o dia, o aquecimento/evapotranspiração diurno em conjunto com a presença de ar frio em altura disparam o CAPE até 1000J/Kg com bolsas mesoescalares até 1500J/Kg.

Na região S/SW

Uma short wave avança no jet subtropical e afecta o SW e S do território, em torno a esta, forçamento dinamico e shear modestos deverão favorecer a genese e organização convectiva.


Nos niveis médios e baixos,no entanto, o forçamento dinamico é fraco e resume-se ás frentes de brisa maritima e serras do litoral alentejano e algarve.

Assim sendo,espera-se que a cobertura convectiva não seja muito significativa, no entanto as células que surgirem beneficiarão de um ambiente favoravel á ocorrencia de precipitação excessiva e granizo.

Por estes motivos, coloco um nivel amarelo.

Na região norte, há modelos que disparam convecção, mas esta estará associada a um eixo de vorticidade em altura distante do jet, numa area de alimentação de ar frio/vorticidade que liga a depressão a W com um potente cavado no Mar do Norte.

Com fluxo estagnado em altura, a convecção que surgir será pulsante, de ciclo de vida curto, e não terá intensidade e cobertura temporal para garantir um nivel amarelo por precipitação excessiva.


n2uSPx6.png
 
Boas..

Para amanhã esperam-se alguns aguaceiros/trovoadas que deverão ser pontualmente fortes na região norte e centro.

Analise/Sinóptica

Em altura o nucleo da perturbação que estava a oeste é apanhado por um cavado que entra pela Europa e reverte o sentido de movimento de novo para leste.
Durante o dia, o centro da depressão fria de niveis altos
deverá entrar e cruzar o território ao longo do eixo Lisboa-Portalegre.

No centro da perturbação o fluxo em altura estará estagnado e não haverá forçamento dinamico...nestas condições qualquer convecção que surja será pulsante e de ciclo de vida curto.

No extremo N/NE, já mais afastado do centro, o fluxo em altura será um pouco mais forte e do quadrante SE/E, proporcionando shear fraco.

Á superficie e nos niveis médios uma area de baixa pressão forma-se entre a Peninsula e o Atlantico ao largo do litoral centro, enquanto que uma alta pressão reforça-se na Europa W.
Entre os dois, uma frente fria desce desde França e avança até ao terço norte da PI.

Associada á frente fria, uma area de convergencia deverá afectar todo o norte e centro de PT continental...imediatamente á frente desta, uma massa de ar quente e humido estará presente, com CAPE a ascender até 1000-1500J/Kg em alguns pontos.

Dada a frente fria e a topografia, há garantias que surgirão varios focos convectivos na região norte e centro, que poderão beneficiar de algum shear fraco...estas condições marginais serão suficientes para garantir um nivel amarelo por risco de precipitação excessiva, granizo e micro/downbursts.



9p6C6wK.png
 
::::::::::::::UPDATE:::::::::::::::

Com base nos ultimos outputs dos modelos, Sat e observações de superficie, as condições na região centro e sul parecem ter melhorado.

Uma serie de linhas de convergencia estão de momento a entrar pelo Algarve, enquanto outra está estacionária a oeste do litoral Alentejano....estas linhas marcam areas de advecção de humidade.

Durante a tarde, algumas destas linhas deverão entrar em terra, assim como a frente de brisa, o que servirá de mecanismo de disparo para convecção.

Os mesoescalares manteem valores de CAPE até 1500-1800J/Kg, com uma area de shear associado ao mid/upper jet ( ver previsão de ontem) em especial no Alentejo e Algarve.

As condições são assim favoraveis á ocorrencia de tempo severo pontual, e o nivel amarelo foi alargado em concordancia com este raciocinio.

o7nqFw5.png
 
Off-Topic mas é o local apropriado para deixar o reparo ..

Impressionante como as células nascem rápido e com muita dinâmica
whaa.gif

Já há muito que não via algo como está a ocorrer hoje e é assim que eu particularmente gosto das trovoadas :thumbsup:

owmYQx8.jpg


Ou seja é de esperar que nasçam células de forma repentina e com muita dinâmica por isso nowcasting e atenção a inundações locais :cheers:
 
::::::::::::::::::::UPDATE::::::::::::::::::::::::

Analise

Durante o dia de hoje o território foi afectado por uma perturbação em altura bastante mais intensa do que o projectado/analisado ontem.
A vigorosa perturbação gerou convecção muito mais activa do que aquela que seria de esperar, e a convecção intensa á escala mesoescalar gerou um importante feedback á escala sinoptica que deverá alterar substancialmente a previsão para amanhã.

Os modelos, especialmente mesoescalares, indicam que ao longo do dia de hoje se organizou uma baixa pressão de origem convectiva associada á perturbação em altura, que nas proximas horas deverá mover-se para N/NW orbitando uma extensa cut-off situada a oeste do território.

A interacção das duas deverá levar a uma alteracção da trajectoria da perturbação maior, empurrando-a para SW e depois para E...nesse processo uma nova ondulação em altura deverá formar-se a N da Madeira, numa area caracterizada pela presença de uma bolsa de ar tropical instavel...esta bolsa de energia deverá ser então empurrada para NE afectando o Sul do território.

Previsão

2f00h----2f20h

Durante este periodo, teremos uma vasta area de vorticidade associada ao nucleo complexo da cut off em altura, a entrar pelo Centro e Sul de PT
continental,
ao longo deste eixo o fluxo em altura estará estagnado, e não haverá shear que permita convecção organizada.
no entanto, a presença de uma massa de ar humida, e aquecimento/evapotranspiração significativos durante a tarde deverão gerar valores de CAPE pontualmente até 1000-2000J/Kg segundo varios modelos mesoescalares.

A frente de brisa maritima deverá ser suficiente para gerar multiplas células pulsantes e de ciclo de vida curto, mas dada a energia/humidade disponiveis, estas células apresentação caracter pontualmente severo durante a sua curta fase de maturação, com risco de precipitação excessiva e granizo....os fortes gradientes termicos verticais associados ao ar bastante frio nos niveis altos tambem favorecem um ou outro episódio de micro/downburst.

Assim sendo, fiz um upgrade para nivel amarelo .


Por outro lado, no norte mais afastado do eixo central da perturbação, circulação de E/SE em altura deverá gerar algum shear capaz de sustentar estruturas melhor organizadas.
A presença de valores de CAPE em torno a 500-1500J/Kg, e a topografia deverão garantir a genese de varios focos convectivos.
Durante a tarde, uma frente fria vinda de NE deverá começar a afectar o norte da Peninsula, e uma extensa area de convergencia entre o ar seco/frio de NE e o ar tropical humido de SW afecta o norte do território...no seio e ao longo desta area de convergencia é provavel que surjam varios clusters convectivos que beneficiação de amplo forçamento dinamico, factor que em conjunto com o shear marginal deverá manter estruturas convectivas com algum grau de organização.

As células que surgirem terão bastante humidade disponivel, assim como gradientes termicos verticais suficientes para produzir precipitação excessiva, granizo ( pontualmente grande) e rajadas pontualmente severas associadas a micro/downbursts.

Dado o caracter mais organizado e a indicação por parte dos modelos para a ocorrencia de convecção mais generalizada, fiz um upgrade para nivel laranja nesta região.


2f18h----3f12h

Neste periodo começa a tornar-se provavel que uma nova perturbação em altura entre pelo Sul, arrastando consigo uma nova pluma de energia/humidade de origem tropical.
Nesta altura o nucleo frio/eixo de vorticida de em altura já terá migrado mais para NE, e o sul ficará na periferia da perturbação,proximo ao forte jet subtropical que corre entre a Madeira e Espanha.

Espera-se assim que ocorra advecção de humidade/instabilidade desde SW, num abiente de crescente forçamento dinamico e shear...os valores de CAPE modelados ( 1000-1500J/Kg) em conjunto com o ambiente dinamico favorecem a genese de convecção severa, multi e supercelular, com risco de precipitação excessiva, rajadas severas e granizo que poderá ser grande.

Por este motivo fiz um upgrade para nivel laranja.



Realça-se que a interacção desta pluma de humidade com a complexa região de vorticidade em todos os niveis que estará presente sobre a Peninsula, e a frente fria que desce desde a Europa poderá ter consequencias ainda imprevisiveis...não se pode excluir que os processos dinamicos previstos resultem na formação de uma area de ciclogenese mais organizada/intensa que poderia trazer um evento de caracteristicas mais extremas ao centro e sul de PT continental durante o dia de 3f...

A situação será seguida com toda a atenção, e um possivel upgrade para nivel vermelho poderá ter de ser necessário, durante a avaliação de amanhã, para o periodo entre as 00h de 3f e as 00h de 4f.

XF5UXCV.png
 
Última edição:
Pelos modelos e previsões do IMPA parece que vamos ter novamente um fim de semana instável em grande parte do território, já é possível prever com alguma eficácia se ir chover de facto?
 
Boas..

Para as proximas horas, de acordo com o update lançado ontem, é possivel que condições severas continuem a afectar em especial o Sul.

Para a 2a metade do dia de amanhã, a actividade deverá prosseguir, com especial atenção ao interior sul.

Analise/Sinóptica

Durante o dia de amanhã mantem-se um eixo de vorticidade/ar frio em altura que cruza o território aprox. em linha com o Tejo.
Nos niveis médios e baixos, uma frente fria entra pela região N/NE, enquanto que pelo Sul se mantem uma circulação do quadrante S com advecção quente.

Durante as proximas horas e dia de amanhã, a interacção da perturbação em altura com esta complexa advecção diferencial nos niveis baixos deverá resultar na organização de uma area de ciclogenese que já hoje era identificavel nos mesoescalares.

A ciclogenese deverá acentuar a convergencia/advecção quente á superficie, com valores de CAPE impulsionados pelo aquecimento/evapotranspiração diurnos a atingir 500-1500J/Kg..a presença da perturbação em altura deverá em conjunto com a convergencia á sfc, garantir a iniciação convectiva numa escala generalizada ( ECMWF12z/GFS12z).

Um pouco a sul do eixo de vorticidade, o fluxo em altura deverá intensificar-se, com a aproximação do bordo norte do jet subtropical...com fluxo moderado de SW/WSW em altura e a intensificação do fluxo de S á sfc-850hpa ( low level jet) no sector quente da area de ciclogenese deverão gerar perfis de shear rotacional com até 20kts de 1-8km shear.

Assim sendo, a dinamica parece favoravel á evolução/organização das células em sistemas lineares multicelulares com supercelulas embebidas ou discretas a surgirem pontualmente.
Estas células deverão ser capazes de gerar granizo e precipitação excessiva assim como rajadas marginalmente severas...a dinamica não parece favoravel a tornados dada a fraca helicidade nos niveis baixos ( existe shear rotacional mas ofluxo não é muito intenso, pelo que a energia disponivel para a rotação é limitada)...sendo assim qualquer estrutura tornadica que possa surgir dependerá da dinamica interna das células e terá uma probabilidade de ocorrencia muito baixa.

Ainda assim, resolvi colocar um nivel laranja marginal para o interior S, onde a cobertura da actividade parece mais extensa e haverá um overlay algo interessante de CAPE/shear/forçamento.

Sc8sdUG.png
 
A previsão de hoje (para hoje) do Stormy falhou redondamente (no que toca a cores), aqui não se passou nada de nada como indicavam os modelos e a instabilidade esteve quase o dia todo na zona centro e sobretudo na zona da Grande Lisboa e zona do Vale do Tejo. Umas vezes acerta-se e outras erra-se .... faz parte da vida.
Quanto ao dia de amanhã esse sim concordo em absoluto com as previsões ....

Olhando bem mais longe segundo os modelos isto vai-se instalar o anticiclone por estas bandas, que eu só espero que não seja já de acordo com aquilo que os modelos sazonais projectam para este Outono/Inverno ....
Se entenderem que isto é seguimento livre ... mas eu entendo como previsão de modelos ;)
 
Anticiclones mais ou menos extensos, pouco gradiente, noites maiores que os dias... vamos é arrefecer.
Interessante também o aspecto de a corrente polar acelerar de tal forma que mete umas interessantes altas pressões na escandinávia em forma de bloqueio. Iremos vendo a forma que isto vai tomar depois deste episódio de chuvas se resolver a meio da semana.
 
A previsão de hoje (para hoje) do Stormy falhou redondamente (no que toca a cores), aqui não se passou nada de nada como indicavam os modelos e a instabilidade esteve quase o dia todo na zona centro e sobretudo na zona da Grande Lisboa e zona do Vale do Tejo. Umas vezes acerta-se e outras erra-se .... faz parte da vida.
Quanto ao dia de amanhã esse sim concordo em absoluto com as previsões ....

A previsão que coloquei ontem é valida até ás 12h de amanhã, até este momento, a 1a parte da previsão falhou relativamente á região Norte, e falhou bastante já que não se verificaram nenhuns dos fenomenos previstos.
Isto teve que ver com o posicionamneto da cut off, que de acordo com a modelação de ontem,deveria ter descido mais em latitude permitindo que a instabilidade que afectou a Galiza-Asturias chegasse ao N de PT continental..assim o interior norte ficou mesmo no meio da circulação, onde basicamente está tudo em aguas de bacalhau..

Quanto ao centro e sul, verificou-se a previsão denivel amarelo ( varios nicleos intensos afectaram o sul durante a tarde), e o nivel laranja que coloquei a partir das 18h de hoje verificou-se em parte dado que a instabilidade mais intensa até se iniciou umas horas antes, e continua de momento a avançar pelo litoral e partes do Sul, com fenomenos "Por vezes concentrados" aparentes na compacta linha de instabilidade que de momento é visivel nos radares.


Nas proximas horas, até ás 12h de amanhã, é provavel que esta linha de instabilidade afecte todo o sul, como descrito na previsão de ontem, embora com algumas alterações face ao discutido ontem:
-A evolução está a dar-se de maneira menos intensa e mais lenta face ao idealizado ontem.
-A actividade está limitada mais á franja litoral


Agradeço a atenção que prestas ás minha previsões, gosto da apreciação critica, e garanto que todas as minhas previsões são revistas imparcialmente por um membro desta casa de formação em meteorologia, e estamos em conjunto a fazer uma base de dados estatistica com as previsões que lançei desde Março de 2014.
Os resultados serão postos no forum em Março de 2014.
 
Última edição:
Bom dia,

Olhando aos modelos parece que agora poderá vir pelo menos aí uns 10 dias mais ou menos estáveis, apesar do interior e a região centro poder ter alguns aguaceiros e trovoadas. Aqui devo ver nuvens a passarem pela serra, e alguma trovoada de final de tarde, tempo tão caracteristico de setembro !
Outubro poderá entrar seco, mas para o final do período talvez haja mudança de padrão, ou não, logo veremos !
 
  • Gosto
Reactions: CptRena