Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

  • Thread starter Thread starter Zapiao
  • Data de início Data de início
boas,
o fim de semana promete animação para os mesmos de sempre. No Sábado deverão as células surgem nas serras algarvias e subirem para norte como fizeram no outro dia. Esperam-se aguaceiros fortes e trovoadas no Alentejo, Região de Lisboa, Vale do Centro e Beira Baixa.
No Domingo a instabilidade rumará para Norte e Centro.
A partir daí novamente alguns dia de estabilidade mas que poderá ser de curta duração. Neste momento nada é muito certo. Seja como for o caso mais provável será precipitação convectiva, caso venha a ocorrer.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Bom dia,
Olhando aos modelos eu diria que hoje existem poucas chances de chover, contudo amanhã pela tarde e sobretudo no Sábado podemos vir a ter forte instabilidade com aguaceiros fortes e trovoadas (segundo o Hirlam), aguaceiros normais segundo o ECM ou aguaceiros fracos segundo o GFS. Ou seja situação ainda muito volátil. Domingo um maior consenso com aguaceiros e trovoadas a norte e centro.
Depois disso vários dias sem qualquer instabilidade talvez com alguma chance de cut-off para o final do período (o ECM parece que gosta de modelar essas coisas)
 
Sim, é quase certo.

Na verdade, inicialmente nem se esperava grande coisa hoje ou amanhã, mas pelos vistos já há chances razoáveis hoje no interior Sul, e amanhã boa parte do Sul, e até a zona litoral Centro, incluindo Lisboa poderão ter aguaceiros a partir da tarde.

Hoje:

Mg7c8J1.png


Amanhã:


gBvDQsn.png


Já Sábado, a actividade será bem mais generalizada. Ao longo do fim de semana, existirá a formação de uma linha de instabilidade que irá atravessar o território no sentido Sul - > Norte.

brack1a.gif
 
Última edição:
Boa tarde,

Espero não estar off topic mas deixo a seguinte questão relativa à última run do GFS:
Quando nas saídas dos meteogramas do MeteoPT aparece uma percentagem de nuvens no céu de 0% e precipitação de 0,5 ou 0,7 mm, isso quer dizer exactamente o quê? Na última saída para Sintra, indica isso na manhã do próximo domingo. Chove sem nuvens ou trata-se de nebulosidade baixa que provoque chuva tipo "molha-parvos"?
 
Boa tarde,

Espero não estar off topic mas deixo a seguinte questão relativa à última run do GFS:
Quando nas saídas dos meteogramas do MeteoPT aparece uma percentagem de nuvens no céu de 0% e precipitação de 0,5 ou 0,7 mm, isso quer dizer exactamente o quê? Na última saída para Sintra, indica isso na manhã do próximo domingo. Chove sem nuvens ou trata-se de nebulosidade baixa que provoque chuva tipo "molha-parvos"?

De facto por vezes ocorre aparecer isso nos meteogramas.
Não se trata do tipo de nebulosidade, pois a apresentada nos meteogramas é a total, que já inclui os vários tipos. É mesmo um problema de tratar dados de modelos globais, com resoluções espaciais relativamente pobres, e de para gerar os meteogramas ter de se interpolar os dados, tanto de precipitação, como de nuvens, a partir dos 4 pontos mais próximos. Costuma acontecer mais vezes em zonas montanhosas, onde basta apenas um ponto ter precipitação com pouca nebulosidade e os outros todos estarem a zero, para a interpolação no meio dar algo desse tipo. E também geralmente só acontece quando está modelada precipitação em regime de aguaceiros com relativa pouca percentagem de nuvens, podendo haver pontos com precipitação com pouca percentagem de nuvens, e outros com nuvens e precipitação 0, resultando a interpolação para pontos intermédios em algo assim.
De qualquer forma, mesmo com pouca nebulosidade, nunca deveria dar 0. Para isso acontecer, é porque o próprio GFS modela em alguns locais precipitação praticamente sem nuvens, o que já de si é um pouco estranho, mas certamente advém da forma como são parametrizados os aguaceiros na física dos modelos, já assuntos um pouco mais complexos (para não dizer muito).
:)

Na prática, o que quer dizer?
Depende dos casos, mas eu diria que geralmente quer dizer que nas redondezas do local que estás a ver a previsão haverá alguns aguaceiros bastante dispersos entre muitas abertas. Provavelmente de um lado será esse o cenário, e do outro céu limpo. Típico de zonas montanhosas, ou de contrastes em zonas costeiras quando os aguaceiros estão apenas sobre o mar. A interpretação correcta dependerá de caso para caso na prática, pensando nestas várias possibilidades que referi...

Espero ter ajudado um pouco...
 
Percebo que a previsão de precipitação, p,ex. para este domingo, não seja fácil numa localização geográfica reduzida.
Sem querer chatear muito a tendência é para que chova mesmo nessa manhã ou trata-se apenas de uma pequena possibilidade?
Pergunto isto porque eu e um grupo de pessoas vamos organizar um evento ao ar livre com cerca de 200 pessoas e o ideal mesmo era não chover ;)

P.S- Edit :Não tinha visto a segunda parte da resposta.
 
Boas..

Para amanhã deveremos ter um dia mais activo no Sul, com convecção pontualmente severa.

Analise/Sinóptica

Em altura uma perturbação avança desde o SE de Espanha e varios maximos de vorticidade provenientes de um cavado no Mediterraneo organizam-se numa nova e compacta cut-off a SW de Lisboa durante a tarde e noite para Sabado.

O fluxo em altura roda lentamente desde E para SW e intensifica-se á medida que a perturbação se consolida.

Areas de forçamento dinamico começam a actuar em torno desta cut off, e em resposta aos movimentos verticais as temperaturas da media troposfera começam a descer, com valores de T500 inferiores aos -15ºC a aparecer..

Á superficie, em resposta ao forçamento dinamico, uma difusa area de baixa pressão começa as surgir no Golfo de Cadiz, e o fluxo de ar seco vindo de E/NE começa a virar para S/SE com entrada de ar humido Mediterraneo...na fronteira das duas massas de ar, uma dry line avança gradualmente para norte durante o periodo, e um low/mid level jet instala-se no sector de advecção humida.

A entrada de ar quente/humido e o arrefecimento em altura deverão desestabilizar gradualmente a Atmosfera, com valores de CAPE a subir até 500-1000J/Kg.

Espera-se que com o aumento da instabilidade e o forçamento devido á dry line/dinamica em altura sejam suficientes para gerar varios focos convectivos em especial de tarde, que se manterão activos durante a noite dada a manutenção de condições termodinamicas favoraveis associada ao regime de advecção quente.

As células que surgirem durante a tarde evoluirão num ambiente de shear fraco, mas com a gradual rotação e intensificação do fluxo em altura,perfis de shear rotacionais com até 30-40Kts de 1-8km shear deverão surgir...
Espera-se assim que as células possam adquirir um grau de organização crescente a partir do meio/fim da tarde, com possivel formação de clusters ou mesmo alguns segmentos lineares.
Durante a noite/madrugada as condições melhoram, e os perfis de shear fortemente rotacionais ( SE á sfc e WSW aos 500hpa) deverão privilegiar a genese de supercelulas discretas.

Os riscos mais evidentes associados a esta actividade prendem-se com a ocorrencia de granizo,que poderá ser pontualmente grande, precipitação excessiva e rajadas marginalmente severas associadas a micro/downbursts.
Para já os modelos não mostram convecção com um grau de cobertura que me dê confiança para lançar um nivel laranja, no entanto poderá haver um upgrade caso a situação assim o exija.

azKBs2N.png
 
Boas,
Bem, fiquei surpreendido com as ultimas saidas do ECM, tem carregado na precipitação aqui para a zona, refiro-me a Sábado,situação a acompanhar. :trovao: :rain:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Candy
Boas,
Ouvi uns zunzuns de que se aproximam mais uns dias interessantes.
Ao ver o meteograma para Peniche vejo que os valores CAPE e LI para sábado, às 18h, são
CAPE 1043, LI-5.0
No entanto prevêem pouca, ou nenhuma, precipitação. O que isto quer dizer? Vamos ter animação com trovoada, mas o mais provável é ser trovoada seca? Ou não é nada disto e eu ainda não consegui aprender nada? :(
 
  • Gosto
Reactions: Nuno_1010
O meteograma para um certo ponto do mapa (o facto de o ponto estar nomeado não significa que as características específicas do local estejam integradas no modelo) é apenas uma amostra interpolada de uma área considerável em que os detalhes do relevo, da costa, etc são ignorados (só as coordenadas do centro da área, a altitude média e outros parâmetros médios são tidos em conta). O modelo produz uma previsão de precipitação média para a área não tendo em conta se a precipitação vai ser concentrada em apenas alguns locais ou se vai ser mais ou menos uniformemente distribuída (para o modelo ela é sempre uniformemente distribuída). Então, tomando como exemplo muito simplificado, a situação de em metade da área chover 10mm e na outra metade chover zero, se o modelo tiver previsto 5mm para a área toda terá acertado exactamente na previsão. No caso de aguaceiros ainda mais localizados, podemos ter por exemplo um aguaceiro forte de 10mm numa zona que corresponda apenas a 10% de uma certa área; o modelo distribui esses 10mm pela área e conclui, acertadamente, que a precipitação média para essa área será apenas... 1mm. Portanto, se em Peniche estiverem previstos apenas 1mm, nada impede que se apanhe com o aguaceiro de 10mm em cima (probabilidade 10%) ou que não chova (probabilidade 90%). Assim se percebe o motivo de tantas vezes acharmos que os modelos erraram: é apenas uma questão da resolução com que os modelos trabalham, normalmente quadrados com algumas dezenas de quilómetros de lado, dimensões superiores à maior parte das células que produzem aguaceiros nestas situações.
 
Bom dia,

todo o País em alerta amarelo por aguaceiros e trovoadas:

Previsão para 6ª feira, 26.setembro.2014

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade na região
Centro para o final do dia.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 km/h) nas terras
altas até ao final da manhã.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales e terras baixas.

REGIÃO SUL:
Períodos de céu muito nublado com ocorrência de aguaceiros, sendo
por vezes fortes e acompanhados de trovoada durante a tarde.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante leste.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales e terras baixas.

GRANDE LISBOA:
Céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade a
partir do final da manhã com possibilidade de ocorrência de
aguaceiros.

Vento fraco (inferior a 15 km/h).

GRANDE PORTO:
Céu pouco nublado ou limpo.

Vento fraco (inferior a 15 km/h).

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 21/22ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro,
passando a ondas de sueste.
Temperatura da água do mar: 21ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
PORTO - 15/27ºC
LISBOA - 17/27ºC
FARO - 18/24ºC

METEOROLOGISTAS: Madalena Rodrigues/Bruno Café.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Atualizado a 26 de setembro de 2014 às 0:40 UTC

Cá está o mapa:

7DUHHrG.png


http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

O avisos são só a partir do dia 28/09,para certos distritos é para hoje e amanhã mas quem abre o site pensa que são para hoje que está tudo em aviso amarelo...:huh: Por exemplo, Faro está em alerta amarelo já a partir de hoje, mas o Porto é só a partir de 28/09..

De qualquer modo o IPMA faz bem em antecipar, pode é induzir em erro, a quem não clicar nos distritos..
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Firefigther